O Fear Factory sempre foi considerada uma banda de Heavy Metal alternativo e modernoso, cheio de influências hardcore e industrial, com uma música tão consistente que elevou-os a serem referência em seu estilo, conseguindo colocar alguns grandes álbuns no mercado. Mas o tempo foi passando e a banda caindo na mesmice, passando por um período difícil e de composições fracas, culminando na saída do talentoso guitarrista Dino Cazares em 2002.
O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

“Archetype” está longe do industrial de outrora, pois são poucos os efeitos em sua música. O peso e precisão do baixo e bateria é de arrepiar, tendo um Christian muito à vontade em sua nova função na guitarra, com uma sede de mostrar seus excelentes riffs ganchudos que nem se sente a falta do extinto Dino. Tudo está soando tão esmagador e moderno que não há como deixar de ficar impressionado.
As faixas possuem ótimos refrãos e a já característica variação vocal continua somando pontos na música do Fear Factory, tudo flui chamando sempre a atenção do ouvinte de maneira bastante inteligente, dando grande variedade no peso absurdo deste disco. E essa variedade também é conseguida com alguns efeitos ou teclados que ajudam a dar uma redução na violência do som de “Archetype”.
Não há como comparar esta obra-prima com os trabalhos anteriores; é óbvio que muitos elementos que fizeram o Fear Factory conquistarem seu lugar no mundo da música extrema estão presentes, mas tudo ainda mais maduro e de uma agressão renovada, estando mais focado no Heavy Metal e marcando uma nova e ótima fase. Totalmente recomendável, só faltando sair em versão nacional.
FEAR FACTORY – Archetype
(2004 - Roadrunner Records – importado)
01. Slave Labor
02. Cyberwaste
03. Act Of God
04. Drones
05. Archetype
06. Corporate Cloning
07. Bite The Hand That Bleeds
08. Undercurrent
09. Default Judgement
10. Bonescraper
11. Human Shields
12. Ascension
13. School
Homepage - www.fearfactory.com
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Fear Factory
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".
Mais informações sobre Ben Ami Scopinho
Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.