Matérias Mais Lidas


Resenha - Icon - Paradise Lost

Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de dezembro de 2004

Os ingleses do Paradise Lost, como tantas outras bandas do underground mundial, começaram sua carreira tocando um típico death metal. Mesmo com a boa repercussão de seus álbuns, e devido à necessidade de tranformação que alguns artistas apresentam, seus próximos trabalhos nunca se pareceriam entre si, sempre acrescentando algo inusitado (na época) ao seu death metal, sejam coros femininos ou instrumentos que não faziam parte do gênero até então famoso pela extrema agressão sonora.

Paradise Lost - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Em 1993, Paradise Lost lança seu quarto disco, "Icon", dando um adeus definitivo ao death metal. Na época de seu lançamento, os músicos da banda comentavam que a idéia deste disco era a de que, no momento de sua audição, se tivessem a impressão de estar numa catedral. E conseguiram plenamente este objetivo. A sensação de opressão aliada à beleza das composições deste disco é evidente (com certeza, no caso das catedrais católicas, era isso que a Igreja queria passar aos seus fiéis – beleza divina e algum temor necessário, mostrando o quanto o homem é pequenino perante Deus, o que ajudaria na "orientação" de seus seguidores).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O talento de Gregor Mackintosh e Nick Holmes, que são os gênios atrás das letras introspectivas e dos arranjos musicais, nos apresentam alta qualidade nas composições que passam por todas as faixas. A constante de "Icon" são os riffs de heavy metal recheados de passagens doom e góticas e climas orquestrados, e, ao invés dos tradicionais urros de outrora, Nick Holmes realmente canta neste álbum, mesmo de maneira um tanto áspera.

A faixa de abertura, "Embers Fire" já é um clássico, com uma melodia de guitarra muito forte, gerando uma atmosfera obscura e triste. "Remembrance " e "Colossal Rains", com seus pesos e irresistíveis guitarras-solo, nos prendem a atenção desde o começo pela atmosfera intensa e densa, como somente muito, muito poucas canções deste estilo conseguem nos transmitir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

E as canções fluem, todas tendo seu momento, seja nas mais rápidas como "Dying Freedom" e "Widow", seja na arrastada "Joys Of The Emptiness", ou na bonita "Christendom", que se completa com vozes femininas. E para finalizar tanta melancolia, "Deus Misereatur", instrumental tal como as melodias que se terminam um filme.

Mesmo com um trabalho deste nível, o Paradise Lost se supera com seu sucessor, o ainda mais gótico "Draconian Times", atingindo popularidade imensa por todo o planeta, até que resolvem, em seus próximos discos, pender para o lado mais pop da música, usando efeitos eletrônicos em detrimento do peso, e como consequência, caindo em desgraça com os apreciadores de sua arte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Paradise Lost – Icon
Music For Nations – 1993

Embers Fire
Remembrance
Forging Sympathy
Joys Of The Emptiness
Dying Freedom
Widow
Colossal Rains
Weeping Words
Poison
True Belief
Shallow Seasons
Christendom
Deus Misereatur

Formação:
Nick Holmes - Vocais
Gregory Mackintosh - Guitarra
Aaron Aedy - Guitarra
Stephen Edmondson - Baixo
Matt Archer – Bateria

Discografia:
Lost Paradise - 1990
Gothic - 1991
Shades Of God - 1992
Icon - 1993
Draconian Times - 1995
One Second - 1997
Reflections - 1998
Host - 1999
Believe In Nothing - 2001
Symbol Of Life - 2002

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Outras resenhas de Icon - Paradise Lost

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".
Mais matérias de Ben Ami Scopinho.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS