Resenha - Vanishing Lessons - Tourniquet

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Vanishing Lessons - Tourniquet


  | Comentários:

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Confesso que não se deixar afugentar pela horrível capa do álbum é difícil, mas não cometa essa injustiça; você tem muito mais a ganhar se passar por cima da embalagem e ir direto ao que realmente importa, o conteúdo. Apesar de feia, o conceito da capa é interessante. É um pôster da área pública de Vaudeville, de 1915, promovendo o maior mágico de todos os tempos - Harry Houdini. O pôster ilustra o que pode acontecer se nós permitirmos que o mundo nos controle - como um navio sem leme. O monstro é a maldade e o pecado que facilmente nos confundem - fornecendo um desenho-exemplo e uma boa razão para nós mantermos os olhos no Senhor. "Deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia" (Hebreus 12:1).

Uma das bandas mais controversas(e bem sucedidas) da história do white metal, o Tourniquet, tradicionalmente e historicamente, não faz uma música de fácil assimilação e apreciação instantânea. É preciso digerir aos poucos o que o grupo tem a nos oferecer. Só que depois que digerirmos e nos acostumamos com o som, o que vemos é uma banda extremamente criativa, que navega com segurança pelos caminhos do thrash metal, dona de instrumentistas muito competentes e técnicos, que não se contentam com a mesmice. Esta é a razão de toda a criatividade que vemos aqui, e o melhor é que podemos destacar todos os integrantes. Cada um ocupa papéis muito importantes e fundamentais dentro do som criado, um não existe sem o outro, tendo seu destaque no momento certo e de modo contributivo.

Ted Kirkpatrick, um dos maiores letristas da história do white metal, não é bom apenas com a mente. Suas mãos constituem um dos melhores bateristas que o mesmo white metal já viu, bateria sempre bem trabalhada.

Luke Easter é um vocalista diferenciado dentro do metal mundial, conseguindo ir do mais melódico e calmo para a pura raiva e ferocidade com bastante competência dentro de poucos segundos, sempre acompanhando a base harmônica criada pela banda.

Baixo e Guitarra travam um duelo de peso, criatividade e harmonia durante o cd, um thrash metal reinventado e evoluído, inserido dentro de composições fortes, quebradas, melódicas, de refrões fáceis e impactantes, solos ácidos e puros, com baixo muito presente e pesado, tudo costurado com maestria, resultando em músicas muito prazerosas de se ouvir.

Vanishing Lessons é um dos álbuns de mais fácil apreciação já criado pelo Tourniquet, mesmo assim não deixa de ser completo em sua estrutura sonora.

Todas as faixas tem particularidades que as tornam especiais, uma qualidade constante e latente. Se destacar músicas é preciso, fico com Bearing Gruesome Cargo, Drowning Machine, a maravilhosa faixa título (onde serão muitas as vezes que você vai se pegar cantando o refrão), a balada heavy My Promise, e a clássica Acid Head (com destaque para o vocal “gritado” e técnico de Luke).

Como curiosidade, preste atenção na “folclórica” Twilight, com um “groove” bem diferente do resto álbum, grunge, circense e alternativa. Parece ruim mas não é, nada de anormal em termos de Tourniquet.

Uma coisa que foi muito acertada neste álbum são os refrões, que sempre convencem, empolgam e se mostram positivos, e outra coisa é a redução dos experimentalismos, bem menos presentes que em álbuns como o Microscopic View of Telescopic Realm, de dificílima deglutição.

Se você quer começar a curtir Tourniquet, Vanishing Lessons é uma ótima opção para tal. Depois você pode partir para os pedregosos Stop The Bleeding e Psycho Surgery por exemplo. Vá fundo, meu amigo, originalidade, inteligência e boa música é o que não falta.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Tourniquet"

Tourniquet: banda fará turnê pelo Brasil em 2014?
Tourniquet: assista vídeos de uma apresentação brutal
Tourniquet: video de "To Hell With the Devil" com Tim Gaines
Tourniquet: "esperamos voltar ao Brasil"
Tourniquet: versão instrumental de Antiseptic Bloodbath
Tourniquet: divulgada a polêmica capa do novo álbum
Tourniquet: de uma só vez, três boas noticias para os fãs
Tourniquet: banda precisa de ajuda financeira para gravar
Tourniquet: "Crawl to China" é relançado com extras
Tourniquet: Luke Easter concede entrevista na Holanda
Ted Kirkpatrick, do Tourniquet, assina com Vic Firth
Tourniquet com Tim Gaines para festival na Holanda
Aaron Guerra não está fora do Tourniquet
Tourniquet: Aaron Guerra está fora da banda
Ex-Tourniquet deixa o Cristianismo e lança livro

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Maurício Gomes Angelo

Jornalista. Escreve sobre cultura pop (e não pop), política, economia, literatura e artigos em várias áreas desde 2003. Fundador da Revista Movin' Up (www.revistamovinup.com) e da revrbr (www.revrbr.com), agência de comunicação digital. Começou a escrever para o Whiplash! em 2004 e passou também pela revista Roadie Crew.

Mais matérias de Maurício Gomes Angelo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas