Matérias Mais Lidas


Stamp
Summer Breeze 2024

Resenha - Sleepy Buildings - Gathering

Por Sílvio Costa
Postado em 12 de março de 2004

Não é possível medir a beleza. O Gathering prova isto no seu segundo álbum ao vivo, que traz canções de todos os seus seis discos de estúdio anteriores (de ...Always, de 1992 até If_Then_Else, de 2000)em arranjos semi-acústicos. É uma experiência única, onde o instrumental parece ter sido elaborado de modo a valorizar ainda mais a belíssima voz de Anneke van Giersbergen, numa autêntica viagem através de vocalizações angelicais e músicas que dispensam qualquer comentário adicional.

Gathering - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A escolha do repertório não poderia ser mais adequada. Concentrando-se em músicas mais atmosféricas, de modo que se adequassem mais facilmente à proposta semi-acústica, a banda distribui com generosidade temas belíssimos como "Saturnine", "Shrink" (que quase não sofreu mudanças, já que a versão original é, basicamente, um dueto de voz e piano), dentre outras. Incrível mesmo é o fato de as músicas mais antigas (como "Like Fountains, do álbum Almost a Dance, de 1993) terem ficado tão boas quanto as composições mais recentes, já com Anneke nos vocais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Locked Away" ficou muito parecida com a original - presente no genial "How to Measure a Planet?" - aqui, entretanto, há apenas um violão (tocado pela própria Anneke) e o piano de Frank Boeijen e alguns efeitos. Não seria preciso mais para fazer uma grande abertura. Na seqüência, uma das mais belas canções da banda - "Saturnine" - também com poucas mudanças em relação à versão original.

Os pontos negativos ficam por conta da ausência de mais músicas do "Nighttime Birds" (1995), além da presença de duas faixas que, à primeira vista, não ficaram tão boas em suas versões semi-acústicas. "Eleanor" - um dos maiores clássicos da banda até hoje - ficou irreconhecível, além de ter perdido alguns de seus elementos essenciais (também ninguém ia querer pedal duplo em um disco com esta proposta) e "In Motion part II" também perdeu a pegada, ficando muito cheia de efeitos de teclado, com pouco espaço para o feeling presente na versão original.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A única faixa inédita - que dá nome ao álbum - é uma belíssima interpretação de Anneke. Trata-se de uma canção simples, mas bem construída e muito bela. Chega a lembrar, vagamente, alguma coisa de MPB (!), especialmente no arranjo, mas com aquela linha melódica que só o Gathering consegue ter.

Tracklist:
01. Locked Away
02. Saturnine
03. Amity
04. The Mirror Waters
05. Red is a Slow Colour
06. Sleepy Buildings
07. Travel
08. Shrink
09. In Motion Part II
10. Stonegarden
11. My Electricity
12. Eléanor
13. Marooned
14. Like Fountains

Line-up:
Anneke van Giersbergen - Vocals, acoustic guitars
René Rutten - Acoustic and Electric Guitars
Hans Rutten - Drums and Percussion
Frank Boeijen - Keyboards and Synthesizers
Hugo P. Geerligs - Bass

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outras resenhas de Sleepy Buildings - Gathering

Resenha - Sleepy Buildings - Gathering

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bruce Dickinson
Jethro Tull

Grave Digger: Ceifando a vida dos incrédulos da Terra Santa

Resenha - Aurora do Triunfo Herétiko - Sevo

Resenha - Black Bible - Judas Iscariotes

Resenha - Master Executor - Warfield

Resenha - Ocean - Holdark

Resenha - SupremeInstinctNumb - Malice Garden

Varathron: A hegemonia do caos

Resenha do álbum "Eu Sou a Derrota", da banda Sangue de Bode

Resenha - Gates Of Metal Fried Chicken Of Death - Massacration

Guns N' Roses: Resenha de "Chinese Democracy" na Rolling Stone

Dream Theater: Falling Into Infinity é um álbum injustiçado?

Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Sílvio Costa

Formado em Direito e tentando novos caminhos agora no curso de História, Sílvio Costa é fanzineiro desde 1994. Começou a colaborar com o Whiplash postando reviews como usuário, mas com o tempo foi tomando gosto por escrever e espera um dia aprender como se faz isso. Já colaborou com algumas revistas e sites especializados em rock e heavy metal, mas tem o Whiplash no coração (sem demagogia, mas quem sabe assim o JPA me manda mais promos...). Amante de heavy metal há 15 anos, gosta de ser qualificado como eclético, mesmo que isto signifique ter que ouvir um pouco de Poison para diminuir o zumbido no ouvido depois de altas doses de metal extremo.
Mais matérias de Sílvio Costa.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS