Resenha - Survivor - Survivor

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Survivor - Survivor

Por Ricardo

  | Comentários:

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Eis uma banda que realmente representa o verdadeiro som dos anos 80, sabe aquele que envolve sintentizadores, ótimos riffs de guitarras, vocais limpos porém potentes, e muito mais? Pois é, essa é uma das muitas bandas oitentistas injustiçadas, por não ter o devido reconhecimento, pois eu, como um fã inveterado dessa banda e do som dos 80 resolvi resgatar essa pérola da minha grande coleção de vinis (tudo bem, já virou CD) e falar um pouco dessa que acho uma das maiores bandas oitentistas que houveram, e talvez ainda voltem pra nos brindar com outro ótimo disco, quem sabe?

Bom, quem não se lembra do famosíssimo hit que foi tema de Rocky III, "Eye Of The Tiger"? Lembrou? Ótimo, então estamos prontos pra embarcar nessa viagem de volta a 1979, quando Dave Bickler, Frankie Sullivan, Jim Peterik, Dennis Keith Johnson e Gary Smith estavam lançando seu debut, simplesmente intitulado "Survivor".

E que disco! Realmente, marca o início de uma nova era para o rock, misturando energia, carisma e um pouco do som pop que estava resplandecendo na época, temos aqui um verdadeiro tesouro arqueológico desse excelente grupo, a começar pela boa e patriótica (por motivos óbvios) Somewhere In America. O mais legal dessa banda é que letras de músicas como essa podem ou não ser encaradas como patrióticas, pois os caras não dizem na cara que America refere-se a Ianques, na letra dessa ou de qualquer outra música do tipo, como American Heartbeat, por exemplo, podendo assim, ser subentendida como o continente. Simplesmente é uma história inocente com a palavra America inserida no contexto. Podemos perceber isso pela letra: "Somewhere in America, somewhere cross the sea, somewhere in Ame-ri-ca, she waits for me!" Ótima saída, sem patriotismos exagerados! Ótima faixa de abertura com uma pegada bem contagiante. "A seguir vem Can't Getcha Offa My Mind", outra faixa contagiante, seguindo o barco com a ótima "Let It Be Now". O ritmo é mantido com "As Soon As Love Finds Me" e a ótima "Youngblood", seguida pela arrastada "Love Has Got Me", com um refrão que gruda na cabeça.

O ritmo desacelera um pouco com "Whole Town's Talkin', porém uma ótima música, com uma excelente pegada. "20/20" mantém o padrão do disco, mas não desaponta. Porém, logo temos um blues-rock muito legal, "Freelance", lembrando um pouco a pegada dos anos 70. A seguir temos uma balada, "Nothing Can Shake Me (From Your Love)", e pra fechar, a boa "Whatever It Takes".

Um excelente começo pra uma banda que mais tarde viria a fazer maravilhas e melhorar cada vez mais seu som. Ainda nesse primeiro trabalho vemos ainda poucas passagens de sintentizadores e piano, mas logo isso viria a mudar.

FRANKIE SULLIVAN(G, Vo)
JIM PETERIK(G, Vo)
DAVE BICKLER(Lead Vo, Key)
DENNIS KEITH JOHNSON(B, Moog Pedals)
GARY SMITH(Dr, Percussion)

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Survivor"

Survivor: membros da banda estão processando a Sony
Survivor: vocalista de 'Eye Of The Tiger' volta, mas Jamison fica
Survivor: reunião dos dois vocalistas no palco
Survivor: confirmada participação no Sweden Rock Festival 2013
Survivor: gravando novamente com Jimi Jamison
Survivor: processando presidenciável por "Eye of the Tiger"
Deep Purple: vocal do Survivor quase entrou na banda
Survivor: Jimi Jamison está de volta ao grupo
Survivor: banda está novamente sem vocalista
Mundo Aor: dicas de álbuns do gênero para se ouvir
Mat Sinner: baixista produzirá álbum de Kimball/Jamison
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Survivor: coral de crianças canta "Eye of The Tiger"
Survivor: entrevista com Jimi Jamison no Hard Blast
Inri Cristo: uma versão mística para "Eye Of The Tiger"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ricardo

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas