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Resenha - New York Dolls - New York Dolls

Por Márcio Ribeiro
Postado em 11 de abril de 2000

Disco marco de uma era que só chegaria três anos depois, a estréia dos New York Dolls é punk antes que o estilo tivesse um rótulo. Na época, eles eram apenas esquisitos e aviadados. Vestidos de mulher com barba mal feita e um ar extremamente agressivo, esses quatro rapazes, Johnny Thunders na guitarra e voz, Sylvian Sylvian, guitarra, piano e vocais, David Jo Hansen, vocais e gaita, Arthur Harold Kane no baixo e Jerry Nolan na bateria, são os precursores do movimento punk. Apenas Ramones teria equivalência em importância para a ignição deste movimento que tomaria Londres e o mundo a partir de 1976.

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O álbum abre com Personality Crises, um rock visceral. Thunders e Hansen não cantam apenas; eles se esgoelam com todo o ar dos pulmões! Isso é música para ser ouvido no volume onze de preferência com raiva de alguém. O mesmo pode ser dito para Frankenstein, outro tema deliciosamente neurótico. É fácil perceber de onde gente como Johnny Rotten tira sua perfomance. Está tudo aqui neste disco, nesta banda. Looking For A Kiss lembra um cruzamento entre David Bowie fase Alladin Sane com Marc Bolan fase Electric Warrior. Nada específico, portanto não há plágios, apenas a sugestão, a influência. Outra influência óbvia por todo o disco é Rolling Stones, mas de novo nada específico, apenas sugestivo. Pills, outro "rocker" de respeito com uma historinha engraçada sobre a estadia em um hospital com uma enfermeira injetando rock'n'roll que ia direto "pras cabeças."

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Todd Rundgren oferece uma produção boa que organiza sonoramente essa banda extremamente zoneira. Ele também contribui com pianos adicionais e moog. Outro músico incluído é Buddy Bowser, que contribui em Lonely Planet Boy com seu saxofone. O disco foi respeitosamente dedicado a Billy Murcer, falecido baterista da banda, antecessor de Nolan.

Embora nenhum dos dois discos da banda tenha vendido xongas na época do lançamento, e por isso mesmo as gravadoras desistiram deles, a qualidade de seu legado e sua importância pode ser constatada pelo fato de que até hoje nenhum dos álbuns saíram de catálogo. Pelo contrário, apareceram com os anos diversos piratas, alguns 'oficiais', para somar a seu catálogo.

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NEW YORK DOLLS
1. Personality Crises
2. Looking For A Kiss
3. Vietnamese Baby
4. Lonely Planet Boy
5. Frankenstein
6. Trash
7. Bad Girl
8. Subway Train
9. Pills
10. Private World
11. Jet Boy


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Sobre Márcio Ribeiro

Nascido no ano do rato. Era o inicio dos anos sessenta e quem tirou jovens como ele do eixo samba e bossa nova foi Roberto Carlos. O nosso Elvis levou o rock nacional à televisão abrindo as portas para um estilo musical estrangeiro em um país ufanista, prepotente e que acabaria tomado por um golpe militar. Com oito anos, já era maluco por Monkees, Beatles, Archies e temas de desenhos animados em geral. Hoje evita açúcar no seu rock embora clássicos sempre sejam clássicos.
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