WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Past Lives - Black Sabbath

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
É difícil ouvir esse cd e não sentir o cheiro de um bom caça níqueis. Aproveitando que o Sabbath está de molho (se é permanente só o tempo dirá), e que seus integrantes (principalmente OZZY) se dedicam a projetos solo, a gravadora Sanctuary lança um cd duplo contendo gravações feitas entre 1970 e 1972, em sua maioria, a fase de ouro do Sabbath, com Ozzy, Iommi, Butler, Ward, em forma, detonando vários clássicos. Seria apenas uma forma de juntar mais uns cobres? Ou uma boa inciativa de lançar gravações antigas de uma banda fundamental para o heavy metal?

Ouvindo o primeiro cd, a impressão de caça níqueis se reforça, pois o mesmo não passa do cd “Live at Last” (lançado no Brasil pela Abril Music a preço camarada) remasterizado. Porém.... que cd. As versões são matadoras e o Sabbath mostra porque com Ozzy os shows eram sempre bombásticos. Clássicos como “Tomorrow’s Dream”, “Children of the Grave”, “Snowblind”, “War Pigs” e a mais matadora versão de “Paranoid” já lançada ao vivo pelo quarteto fazem o “Reunion” ficar no chinelo, além das surpreendentes “Cornucopia” e “Wicked World”. É um grande cd, sem dúvida, mas fica aquela dúvida: porque não procurar outro show?

Já o segundo cd traz gravações feitas “durante os anos 70” (como reza o encarte), mais precisamente de 1970 a 1972. O grande problema é que a diferença entre as qualidades da gravação de cada música, por serem de shows diferentes, ficou muito evidente. Algumas estão com produção razoável, enquanto que outras ficaram bem aquém do que se espera de um lançamento oficial do Black Sabbath, mas de qualquer maneira é revigorante ouvir “Black Sabbath”, “NIB”, “Symptom of the Universe”, “Iron Man” e as mágicas “Behind the Wall of Sleep” e “Fairies Wear Boots” executadas pelo quarteto em plena forma. Até os erros de Ozzy eram mais legais, assim como sua voz mais afinada. A guitarra de Iommi era perfeita e a cozinha de Geezer e Bill Ward massacrante.

O grande problema deste cd, que possui um encarte altamente informativo e cheio de fotos interessantíssimas é que se você possuir o cd “Live at Last” e algum pirata do Sabbath anos 70 pode esbarrar com quase 50% do material aqui apresentado. Mas que ficou tudo muito bem feito não há como negar.

A conclusão: sim... é um caça níqueis.... vai vender bem... afinal é o Sabbath dando show numa época aonde os caras detonavam mais do que podiam (Ozzy até hoje sofre com isso)... mas esse caça níqueis vale umas apostas... pode comprar sem medo.

Lançado nos Eua / Europa pela Sanctuary/Divine Records.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Black Sabbath

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Como é ser filha do baixista do Iron MaidenLauren Harris
Como é ser filha do baixista do Iron Maiden
David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleãoDavid Bowie
Conheça 60 fatos da vida do cantor, ator e artista britânico
Thrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileiraThrash Metal
Dez novas promessas, incluindo uma brasileira