WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Stabbing The Drama - Soilwork

Por Ben Ami Scopinho | Em 31/07/05
Enviar por emailEnviar correção

É realmente impressionante como o sueco Soilwork vem trabalhando e modificando as estruturas de suas músicas desde seus primeiros registros, que nada mais eram do que um death/thrash cheio de melodias. “Stabbing The Drama” é seu sexto disco e vem com uma sonoridade moderníssima e intrincada, mas nunca abrindo mão da preciosa distorção tão característica do Heavy Metal.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
A formação é praticamente a mesma do disco anterior, trazendo Speed (voz), Peter Wichers (guitarra), Ola Frenning (guitarra), Ola Flink (baixo), Sven Karlsson (teclados) e o convidado francês Dirk Verbeuren (Scarve) na bateria. A atuação de todos os músicos continua estupenda, a versatilidade vocal de Speed é de cair o queixo, mas uma habilidade que chama muito a atenção é a do baterista Dirk, com viradas espetaculares e de uma criatividade ímpar. Espero que seja efetivado de vez no Soilwork!

“Stabbing The Drama”, apesar de ser bem direto, traz canções variadas entre si e com uma presença de teclados bem reduzida, tornando as músicas imediatamente mais pesadas e ásperas se comparadas com seu antecessor, “Figure Number Five”. Os riffs e os solos, ora simples, ora muito bem elaborados, são perfeitamente equilibrados e harmoniosos, de grande impacto e se sobressaindo pela forma como interagem com as freqüentes quebras de ritmo das canções.

O complicado é destacar alguma faixa. Todos os refrãos estão excelentes, e são os melhores que a banda já fez até hoje. A faixa-título mostra como está intrincada a música do Soilwork, apesar de seu refrão ser o mais simples de todo o disco. “One With The Flies” chama a atenção pelas caprichadas mudanças de andamento e um solo arrasador. Talvez o melhor desempenho de Speed seja na faixa “Weapon Of Vanity”, onde ele canta de várias formas, seja de maneira melodiosa, agressiva, limpa e por aí vai. E, para lembrar de suas raízes, “Blind Eye Halo” remete o ouvinte aos tempos do álbum “The Chainheart Machine”.

Não citar que “Stabbing The Drama” continua revelando influências do nu metal norte americano seria uma falha, porém está longe de parecer um destes Korn da vida... Soilwork está em constante mutação, assimilando vários elementos da música pesada de maneira bastante positiva em suas canções. Até agora, soa completamente metálico e domina como poucos sua arte, graças à competência técnica de seus músicos.

SOILWORK – Stabbing The Drama
(2005 – Nuclear Blast / Rock Brigade Records)

01. Stabbing The Drama
02. One With The Flies
03. Weapon Of Vanity
04. The Crestfallen
05. Nerve
06. Stalemate
07. Distance
08. Observation Slave
09. Fate In Motion
10. Blind Eye Halo
11. If Possible

Homepage: www.soilwork.org

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Soilwork

Night Flight Orchestra: membros do Soilwork e Arch Enemy [16/05/12]
Resenhas de CDs e DVDs - Panic Broadcast - Soilwork
Soilwork: filmagem de turnê de workshops de Dirk Verbeuren [10/04/12]
Soilwork: revelado título de novo álbum da banda [19/12/11]
Soilwork: frontman fará parte do projeto Star Monarchy [15/10/11]
Soilwork: baterista tocando em novo solo de Jeff Loomis [29/08/11]
Soilwork: guitarrista está fora dos festivais de verão [17/06/11]
Soilwork: assista ao novo videoclipe da banda [25/02/11]
Shadowside: com Soilwork, Dark Tranquillity e Dream Evil [18/02/11]
Resenhas de CDs e DVDs - Panic Broadcast - Soilwork
Mais matérias sobre Soilwork

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.