Resenha - Timeless Departure - Skyfire

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Timeless Departure - Skyfire


  | Comentários:

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Veja o que um pouco de sorte não pode causar. Amigos desde o primário, Andreas Edlund (guitarra, teclados), Jonas Sjögren (baixo) e Tobias Björk (bateria) recrutaram o vizinho deste último, Martin Hanner (guitarra, teclados) e assim, ano de 1995, se formava o Skyfire. Após registrarem uma demo em dezembro de 1997 com o auxílio à distância de um vocalista convidado, o direcionamento oscilante se estabilizou como mais pesado, energético e acabaram por encontrar o ocupante definitivo deste posto numa sala de bate-papo muito popular entre os headbangers suecos. Assim, Henrik Wenngren, que já participava de uma horda black metal, se interessou pelo som ali proposto e com um novo material em mãos, conseguiram uma mãozinha de Thomas Väänänen (da também conterrânea Thyrfing), que pedira uma cópia desta amostra, quando o conheceram naquele mesmo ‘chat’. Em posse dela, e depois de tê-la apreciado, entregou-a aos cuidados da gravadora holandesa Hammerheart com quem felizmente o Skyfire veio a assinar um contrato. Fala aí: por isso somos tão viciados em Internet....

“...o álbum de estréia..., seguindo o padrão ‘crossover’ entre Black e Power Metal, no melhor estilo... Children of Bodom.” Estes são os excertos mais relevantes quanto à apresentação que a Somber Music fez ao lançá-lo no mercado brasileiro em meados de junho de 2001. Como o recebemos para resenha mui recentemente, ela vem em boa hora, pois já foi anunciado dia 07 de abril como sendo a previsão para o sucessor deste, intitulado Mind Revolution, estar nas lojas do velho mundo.

Enquanto isso não ocorre, vale indicar tal ‘debut’ a todos os que se identificam com uma sonoridade melódica aliada a vocais caóticos, elemento do qual se extrai a primeira das definições arroladas acima, em seu estado sinfônico. Assim como a influência também supracitada, eles abusam de uma veia clássica, regada de medievalismo, herança da aprendizagem de Andreas, Martin e Jonas, qualidade esta, elevada pelo fato de que o Skyfire é “...formado por músicos extremamente técnicos...”. E isso é justamente o que mais impressiona: gravado em agosto de 2000, os jovens integrantes tinham a média de 21 anos, significando que eles ainda irão progredir muito e dar vida a trabalhos tão bons quanto este.

O baixista Jonas Sjögren afirmou que podemos esperar nessa segunda empreitada uma maior diversidade, um disco mais bem estruturado e com uma sonoridade ainda melhor. Tomara que isto também se aplique às linhas vocais, pois para quem aprecia o modo Alexi ‘Wildchild’ Laiho de cantar, não terá problemas quanto a escutar o CD de ponta a ponta, sem se cansar. Este seria o único empecilho identificável no contexto geral, ainda que os teclados, executados pelos dois guitarristas, pudessem ter menos cara de instrumento eletrônico e sim, soassem como uma orquestra, algo que eu não posso exigir logo numa primeira ocasião, dados ao orçamento e tempo escasso que alguém recém-contratado dispõe.

Destaques? Difícil dizer. Logo na intro demonstram um bom gosto tremendo e assim se mantém durante os quarenta minutos seguintes, uma regularidade dominante, seja em “Fragments of Time” música de abertura com bases assaz chamativas e diferentes das restantes (um belo trabalho nas seis cordas), na música-epiteto (uma espécie de Falconer podrão), na faixa-título, a mais longa de todas, que em seus quase sete minutos alterna momentos semi-cadenciados com outros de grande velocidade, fórmula repetida na melodiosa “Breed Through Me, Bleed for Me” e assim por diante.

Sem mais delongas, quando chegares na loja e veres a encantadora capa que este traz, uma das mais belas da história do rock (e feita por um guitarrista de Power Metal), terás um bom pressentimento a respeito de seu conteúdo (não assustadoramente variável, mas indiscutivelmente bom). E que venha o próximo...

Unofficial website: http://skyfire.terranbot.com/

Material cedido por:
Somber Music Distribution - www.metalprovider.com/sombermusic
Caixa Postal 2089 - Osasco/SP
06114-990 - Brasil
Tel: (11) 9708-9530 Tel/Fax: (11) 3682-4162
E-mail: [email protected]

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Timeless Departure - Skyfire

Skyfire: todo o peso do power death sueco


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Skyfire"

Skyfire: todo o peso do power death sueco
Skyfire: capa, tracklist e música de novo álbum
SkyFire: Épico e atmosférico, quase chegando ao sinfônico
SkyFire concluindo seu novo álbum de estúdio
Axenstar está com guitarrista do Skyfire
Skyfire está trabalhando em novo CD
Skyfire ganha site oficial brasileiro
Grupo sueco Skyfire planeja terceiro álbum para maio
Skyfire começa a gravar novo álbum neste mês
Skyfire finaliza debute
Resenha - Mind Revolution - Skyfire
Resenha - Mind Revolution - Skyfire
Resenha - Timeless Departure - Skyfire

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Leandro Testa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Leandro Testa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas