O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Tempos atrás, foi divulgado que o álbum Back in Black, do AC/DC, é um dos mais bem-sucedidos da história comercialmente. A bolacha de capa preta só perdeu para o "mega-popstar-papa-criancinhas" Michael Jackson, que se manteve invencível na primeira colocação com seu clássico Thriller.
Mesmo assim, é surpreendente que uma banda de rock'n'roll "não pop" tenha atingido tal marca. Ao colocar o disco para rolar, podemos perceber que ele é merecedor desse recorde. Mas, ao mesmo tempo, fica difícil compreender como um álbum tão sujo, ardido e chapante possa ter caído no gosto popular - sim, pois para vender 42 milhões de cópias é preciso atingir a massa.
Desde a sombria "Hells Bells" até a celebração pró-guitarras de "Rock'n'roll ain't noise pollution", o disco é um convite para pular sem parar e imitar Angus Young em seus delírios de palco. Mesmo agora, 24 anos após seu lançamento, Back in Black é uma autêntica porrada sonora: a boa produção de John Mutt Lange permite que o disco soe pesado até hoje - aliás, muito mais pesado que diversas bandinhas pseudoroqueiras que inundam o atual cenário.
O fato mais curioso é que o álbum marca a estréia do "pato esganiçado" Brian Johnson na banda, sendo o primeiro registro de estúdio lançado após a morte do vocalista Bon Scott. Aí paira a dúvida cruel: se fosse lançado com o cantor original, Back in Black atingiria esse patamar de popularidade? Ou seria apenas mais um ótimo disco na carreira de uma ótima banda de rock, mas sem chamar tanta atenção da mídia?
O fato é que nunca iremos saber o que aconteceria. Infelizmente, Bon faleceu. Para nossa sorte, os irmãos Young foram muito felizes na escolha de seu substituto, que manteve a energia e a atitude da banda de forma incrível.
Também é preciso destacar que as composições de Back in Black são verdadeiras obras-primas. A faixa-título, com seu inesquecível riff e a seca batida de Phil Rudd, tornou-se um clássico, assim como a muito tocada em pistas de dança "You shook me all night long". Isso para não falar nas outras oito canções, todas compostas em um momento único da banda, que podemos chamar de auge.
Resta-nos sonhar que o AC/DC volte a compor discos como esse e torcer para que seu legado inspire as novas bandas. E pedir encarecidamente a quem não possui o disco ou - que heresia! - não o conhece: vá imediatamente a uma loja de CDs! Além de adquirir um clássico de uma das mais excitantes bandas da história do rock'n'roll, você estará colaborando para que estes australianos/escoceses ultrapassem o "homem das dez mil plásticas" na lista dos mais vendidos.
Esta é uma matéria antiga do site Whiplash.Net. Quer saber por que destacamos matérias antigas?
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre AC/DC
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)
Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.
Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.
Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.
Link que não funciona para email (ignore)
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.