WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

ComPactO - Patrulha do Espaço

Por Marcos A. M. Cruz | Em 21/04/03
Enviar por emailEnviar correção

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
É constrangedor saber que uma banda do nível do PATRULHA DO ESPAÇO tenha de lançar seus discos de forma independente, ao passo que as majors só se preocupam em nos empurrar porcarias goelas abaixo.

Seja como for, após um hiato de quase três anos (seu último trabalho inédito foi o "Chronophagia", de 2000), finalmente temos em mãos o novo álbum, 14º da carreira do grupo, e que na realidade se trata de um mini-disco, ou melhor dizendo, o equivalente a um "compacto duplo" em formato digital, o que de certa forma corrobora tanto o título quando a arte gráfica, que reproduz o formato e o tamanho de um antigo compacto de vinil, além de fazer alusão a uma série de interpretações variadas (Com Pacto, .com, Compact, etc).

Embora este seja de certa forma uma espécie de continuação do trabalho anterior, talvez devido à curtíssima duração ele tenha perdido um pouco daquele caráter "viajante", dando lugar a composições mais pesadas, tal como "São Paulo City", que abre o CD com um riff que poderia muito bem estar em algum disco do MOUNTAIN; em seguida, "Louco Um Pouco Zen", um rockão "arrasa-quarteirão", precedendo "Sendas Astrais", que juntamente com "Terra de Minerais" são as que mais se aproximam da mescla "Hard Rock" + "Prog setentista", uma das características marcantes do citado "Chronophagia".

Temos ainda "Homem Carbono" e "Nem Tudo É Razão", duas faixas pontuadas por um piano com uma levada bem rock'n'roll, a segunda quase uma balada, por sinal a única do CD cuja letra fala (de forma velada) sobre uma paixão (parece que o Rodrigo estava bastante inspirado quando a compôs...). Por fim, um pequeno instrumental, "Tooginger", onde Júnior presta homenagem ao baterista Ginger Baker (CREAM).

A qualidade de gravação está excelente, embora em alguns momentos se faça oportuno um pequeno ajuste no equalizador para compensar um certo excesso de volume da bateria, mas nada que atrapalhe drasticamente o prazer proporcionado pela audição de mais um CD do PATRULHA DO ESPAÇO, com certeza um dos decanos do Rock'N'Roll brazuca!

Faixas:
São Paulo City
Louco um pouco Zen
Sendas astrais
Homem carbono
Nem tudo é razão
Terra de minerais
Tooginger
total time: 27:41

Formação:
Rolando Castello Júnior (bateria)
Luiz Domingues (baixo)
Rodrigo Hid (guitarras, teclados e vocal)
Marcello Schevano (guitarras, teclados, flauta e vocal)

Site oficial:
www.patrulharock.kit.net

Contatos através do e-mail patrulharock@abarata.com.br ou do telefone (11) 6941-1458 c/Luiz.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Patrulha Do Espaco

Resenhas de CDs e DVDs - Dormindo em Cama de Pregos - Patrulha do Espaço
Patrulha do Espaço: banda inaugura novo site [12/04/12]
Project Dragons: cover da Patrulha do Espaço e El Riff [02/11/11]
Patrulha do Espaço: homenagem aos 34 anos de estrada [21/10/11]
Patrulha do Espaço: inaugurado novo site da banda [24/08/11]
Patrulha do Espaço: comemorando 34 anos de estrada [06/07/11]
Centro Cultural SP: Sintonia do Rock completa 20 anos [30/06/11]
Patrulha do Espaço: comentando participação no Roça'n'Roll [05/06/11]
Patrulha do Espaço: lenda do Rock Nacional no Roça ‘n' Roll [01/05/11]
Patrulha do Espaço: Making of da pré produção de novo disco [24/03/11]
Mais matérias sobre Patrulha Do Espaco

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Marcos A. M. Cruz

Nascido no milênio passado. Empresário falido, atualmente sobrevivendo de "bicos" diversos (dentre eles, professor de contabilidade - tenho cara?). Fanático por hard-rock e congêneres das décadas de 60/70, Hendrixmaníaco de carteirinha. Acha que apenas três coisas valem a pena na vida: Mulheres (mas dão um trabalho!), Rock'n'roll em geral e Motocicletas. Quando morrer, conforme combinado com o saudoso Heavyman (RIP), vai ser enterrado com um CD do Black Sabbath (ele levou um do Jimi Hendrix para a eternidade...)

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.