Metal Medieval: confira 10 bandas de temáticas medievais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Gleison Junior
Enviar correções  |  Comentários  | 

O mais interessante no metal é as possibilidades que a música proporciona aos fãs, abordar temas de diversas atmosferas, culturas, história, inspirações é algo fascinante, isso sem mencionar quando o tema a ser apresentado, além de abordar nas letras a temática que a banda quer se expressar, levar consigo nas harmonias as tendências e instrumentos atípicos do assunto abordado.

Rhapsody of Fire: capa e tracklist do álbum de regravaçõesSimplicidade é para os falsos: o nome de banda mais complicado do mundo

Imagem

Um dos temas mais abordados dentro do Metal é sem sombra de dúvidas o estilo e histórias épicas da era medieval impressiona a capacidade das bandas se reinventarem com toda a modernidade atual e ainda sim soar como uma banda antiga, trazendo a nostalgia para ouvinte, mesmo esse nunca tendo vivido uma época tão antiga.

Nesse artigo iremos apresentar 10 musicas que possuem todos os elementos da era medieval, sem se restringir a apenas um instrumento, vamos abordar a essência, temática, composição lírica e vestimentas. Abaixo nossas indicações para você se preparar para o combate, afie sua espada, confira seu escudo, vista sua malha de aço e entre agora em ação.

Jethro Tull (Inglaterra)

Considerado por muitos uns dos principais pilares do que chamamos de música medieval, a banda Jethro Tull, criou um estilo único e que influenciou várias bandas no decorrer dos anos, através de seu vocalista e multi-instrumentista, Ian Anderson, criaram letras com temas medievais, celtas, vikings e utilizando instrumentos típicos do passado, sem contar as evocações a deuses antigos, cultos pagãos que os mesmos faziam em suas músicas.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Rhapsody of Fire (Itália)

Uma das principais bandas a executar temas épicos, logo com seu primeiro álbum, Legendary Tales, apresentou ao mundo suas composições cheias de música clássica, barroca, narrações líricas e letras sobre batalhas, guerreiros, donzelas e conquistas. A maior parte das músicas apresenta a constante luta entre o bem e o mal.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Blind Guardian (Alemanha)

Inspirado nas obras de J.R.R. Tolkien, a banda Blind Guardian possui inúmeros trabalhos com temática medieval, mas um se destaca por toda sua essência, “Nightfall In Middle Earth”, foi todo concebido conceitualmente sobre o livro “O Silmarillion”, vide a abertura que narra a conversa entre “Sauron” e seu mestre “Morgoth” para fugirem dos triunfantes “Valar” na guerra da ira.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Tuatha de Danann (Brasil)

Com sua temática influenciada pela sonoridade “Folk Metal”, a banda Thuatha de Danann, é considerada uma das principais a executar a mística medieval em suas linhas harmônicas e líricas, além de instrumentos da época, os músicos utilizam de vestimentas celtas em suas apresentações, fazendo com que soe ainda mais original e verdadeira o show do conjunto. O significado do nome da banda diz muito sobre sua proposta, “O Povo da Deusa Danu”.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Wisdom (Hungria)

Formada em 2001, Wisdom, é conhecido por sua prática de basear as músicas em uma citação bem conhecida pelos historiadores, muitas letras e todas as capas dos álbuns se referem à história de um velho homem, uma figura de culto tradicional e regional chamado “Wiseman”.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Heidevolk (Guéldria)

A banda apresenta uma proposta Folk/Viking, suas letras se baseiam em contos antigos de seu país e cidade natal, além de paganismo e a mitologia germânica.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Turisas (Finlândia)

O nome do grupo é oriundo de uma história mitológica sobre um monstro marinho finlandês, que por muitos anos foi considerado um Deus da guerra, as letras do grupo falam sobre batalhas, deuses, vikings e cavaleiros.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Lothlöryen (Brasil)

Apesar de possuir uma diversidade muito interessante em suas letras, a banda já escreveu sobre a loucura e sua relação com a geniosidade e a insanidade, os “bardos” brasileiros, como são conhecidos, já escreveram sobre os livros e a mitologia criada por J.R.R. Tolkien, incluindo o próprio nome da banda que foi retirado de uma floresta em Arda, mundo fictício no livro “O Senhor dos Aneis”.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Galloglass (Alemanha)

Apesar de ter encerrado suas atividades a banda alemã foi importante para seu país quando o estilo Power Metal Melódico se tornava cada vez mais forte e intenso, com suas letras sobre glorias e morte nas batalhas, a banda teve seu sucesso no início dos anos 2000 por toda a Europa.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Fairyland (França)

Cheio de elementos clássicos, a banda Fairyland, possui uma capacidade impressionante de cativar os ouvidos com seus coros, orquestração e letras bem elaboradas, temas de batalhas são pertinentes em suas histórias, para um bom ouvinte a trama criada pela banda cativa e envolve com magia e sedução.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Sabemos que muitas bandas ficaram de fora dessa lista, mas em breve voltaremos com uma segunda parte para você leitor.

Comente: Qual banda deve entrar numa continuação desta matéria?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Rhapsody of Fire: capa e tracklist do álbum de regravaçõesTodas as matérias e notícias sobre "Rhapsody"

Rhapsody
Não somos uma banda de Heavy Metal, diz Luca Turilli

Rhapsody
O Angra reabriu as portas do metal, diz Luca Turilli

Rhapsody Of Fire
Por onde anda o baterista original?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 25 de fevereiro de 2017

Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Jethro Tull"Todas as matérias sobre "Rhapsody"

Simplicidade é para os falsos
O nome de banda mais complicado do mundo

Lemmy Kilmister
"Coleciono apenas material nazista, não as ideias"

Janick Gers
Descartável ou essencial ao Iron Maiden?

False Metal: Tem muita gente que diz que é fã do Pantera...Gene Simmons: sexo com vocalista do Linkin Park na cadeia?AC/DC - Perguntas e RespostasFotos de infância: Iggy PopGuns N' Roses: Em vídeo de 1993, Axl Rose detona o MetallicaIron Maiden: Lady Gaga acordou às 5 da manhã para comprar TBOS

Sobre Gleison Junior

Casado, Pai do Gustavo e do Bernardo - Amante do bom e velho Rock and Roll - Apresentador do programa Roadie metal, A Voz do Rock e idealizador das coletâneas Roadie Metal, além de criar e administrar o site Roadie Metal!

Mais matérias de Gleison Junior no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online