Matérias Mais Lidas


Bruce Dickinson
Jethro Tull

Guitarpedia: 10 dicas que irão salvar seus solos de guitarra

Por Adrian Dragassakis
Fonte: Blog Guitarpedia
Postado em 29 de junho de 2016

Cerca de setenta por cento do tempo de um guitarrista é gasto criando solos ou pequenos licks. Alguns, são pequenos trechos fáceis de memorizar que são encaixados nas músicas, ou alguma parte em destaque da música que vem após o segundo verso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Agora, como criar algo bom, do nada? Às vezes, é muito fácil e soa naturalmente. Outras, piores que arrancar um dente. Não é mágica, nem nada parecido. E sim, algo chamado: experiência. Vamos lembrar de uma coisa: quando um músico é contratado para tocar, é porque (geralmente) a pessoa que o contratou, já o ouviu tocando. É um senso de confiança. E a experiência vem junto.

Aqui vão algumas dicas e métodos que poderão te ajudar a salvar os seus solos e sua vida como guitarrista:

1 – Cantar o solo primeiro

Nós guitarristas, usamos as mãos e caímos em padrões e formatos. Isso é bom, mas se quiser realmente ser original, cante-o. Isso o faz fugir dos padrões e te força a criar algo que vem diretamente da sua cabeça em um novo território para criar novos licks.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

2 – Escolha um padrão de ritmo

Comece com algo lento e pense em todas as notas, então, toque-as uma oitava acima. Mude o clima e use tríades, acelere, crie uma tensão. Ou apenas foque em um padrão e se mantenha nele.

3 – Use limitações

Decida usar apenas uma corda para o solo inteiro. Isso fará com que você pense diferente ao tocar.

4 – Use acordes

Quem disse que solos precisam ser feitos com notas? Toque um solo usando um padrão de acordes tocando ritmicamente ou até mesmo insanamente e mande ver! Se for uma música lenta, aproveite a beleza de cada bloco de acordes, ou use-os como arpeggios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

5 – Imagine a melodia em outro instrumento

Como esse solo soaria em um saxofone? Ou um violino, piano, bateria…ou até mesmo uma voz humana?

Acesse:
http://www.guitarpedia.com.br

6 – Use o silêncio

Talvez você nem deva tocar um solo. Ou talvez, ser tão mínimo que você mal poderia chamar de solo. Mas se for o que a canção pede, deixe seu ego de lado e deixe soar.

7 – De volta às suas raízes

Escolha um guitar hero. Alguém que você queria "ser" quando começou a tocar guitarra. Nunca falha! (Ao menos que você esteja tocando Rockabilly e sua influência for o Yngwie Malmsteen).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

8 – Use o bom humor

Por que não tentar algo que você nunca fez antes? Faça o solo mais ridículo que puder. Toque mais rápido e desajeitado possível. Faça uma reflexão. Isso pode funcionar na situação certa. Ou toque algo como fosse uma baleia. Ou troque as cordas agudas pelas graves. Use sua criatividade.

9 – Use dissonância

Tente tocar algo dissonante, ao oposto de um solo melódico. Use o maior número de notas fora da escala possível. Existe uma feiura na beleza nesse tipo de solo. Para fazer soar confortável, você pode mudar para o melodicismo e fazer as notas cantarem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

10 – Faça um filme

Imagine que você esteja fazendo um filme, ao invés de um solo. Comece com uma tomada aberta, talvez com notas longas e lentas. Então, adicione um tema como um personagem. Adicione também mais detalhes sobre a história, desenvolvendo a linha com mais ritmos e notas. Ainda é um solo, mas pense como estivesse fazendo uma peça cinematográfica.

Para mais artigos como esse, acesse:
http://www.guitarpedia.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Summer Breeze 2024


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Adrian Dragassakis

Nascido em 91, paulista, estudante de Jornalismo e músico nas horas vagas. Conheceu o Rock e o Metal com 11 anos de idade e até hoje carrega no sangue e nas veias bandas como Iron Maiden, Savatage, Dream Theater, Megadeth, entre outras...
Mais matérias de Adrian Dragassakis.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS