México: amado pelo Rock/Metal; do Pop ao Death!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Willba Dissidente, Fonte: Rock Dissidente
Enviar correções  |  Comentários  | 

"México absurdo, o mágico México", país da "desordem latino-americana", como definiu o escritor Érico Veríssimo, a "antítese do estadunidenses". O México é um dos países que mais grupos de Rock'n'Roll - em todas suas vertentes, do Pop ao Death - fizeram músicas sobre. O blog Rock Dissidente fez um apanhado dessas homenagens, que começam com grupos estadunidenses - talvez pelo Velho-Oeste, a proximidade física - e se alastram por todo mundo; pois quem não iria admirar o país de tantas grupos étnicos, dos mariachis, muralistas, comidas apimentadas e bebidas fortes - além de muitas outras referências culturais e geográficas?

Soundcheck: Bandas que mandam bem até na passagem de somVirada Cultural 2015: O Metal entrou em peso na programação

Pedra do Sol, ou calendário Asteca, que de tão importante é considerada a segunda bandeira do México. Foto: Reprodução

A lista é cronológica por lançamento de disco e alfabética em caso de empate.

01 . STEVE MILLER BAND (1970) "Going to México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Quinto disco do grupo de São Francisco, e fase de transição entre o psicodélico e o pop, a banda do guitarrista Steve Miller é a primeira homenagem conhecida do Rock'n'Roll ao país do Alamo. A letra, como muito veremos a seguir, fala daquela viagem longe das preocupações do dia-a-dia.

02 . ZZ TOP (1971) "Goin' Down to México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Vindos do Texas, estado que fazia parte do território mexicano, o ZZ TOP talvez seja a grupo estadunidense que mais cantou o México. No que pese a proximidade física, o power trio já declarou sua admiração pela país das quesadillas e tortillas em músicas como "Mexican Blackbird"(carro), "Mezcaleros"(mezcal é uma bebida típica) , "Heard on the X" (as rádios de fronteira no México começam com X no nome) etc, além de seu segundo registro citar o Rio Grande (que separa México e USA). A primazia em homenagear o México fez do ZZ TOP a segunda banda cronológica em nossa lista, mas a primeira estourada em número de citações.

03 . BLUE ÖYSTER CULT (1972) "Then Came the Last Days of May"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A violência e os fora-da-lei apareceram pela primeira vez no primeiro disco do quinteto nova iorquino. A canção fala de assassinato no deserto num contra-assalto quando os marginais fugiam com o dinheiro para o México. "Os últimos dias de maio" são uma metáfora para a morte. Na contra-capa do disco "Cultossauros Erectus", de 1980, o grupo - de brincadeira - inseriu um estranho fóssil de dinossauro que teria sido encontrado perto de Oaxaca (centro-sul) do México.

04 . THE BABYS (1978) "Run To México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Banda que teve nas sua formação John Waite do BAD ENGLISH e Jonathan Cain do JOURNEY e BAD ENGLISH antes da fama. A canção fala de um lugar onde a namorada poderia ser feliz e soltar seu cabelo. Não falamos de Chicago, querida, mas para isso é só fugir com o compinche para o México.

05 . SMOKIE (1978) "Mexican Girl"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Um amor correspondido que nunca aconteceria na Inglaterra, onde os rapazes do Rock / Pop viviam. É hora de sair da casa de seus pais e viver essa paixão no México.

06 . FANDANGO (1979) "México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Antes da fama com o RAINBOW e o DEEP PURPLE, Joe Lynn Turner já cantava A.O.R. no grupo FANDANGO e compôs essa balada para disco Last Kiss de 1978. A canção, que começa aos 05:30 conta de um amor vivido no México.

07 . RIOT (1981) "Outlaw"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O Heavy Metal começava a surgir e ganhar espaço na América em princípios da década de 1980. Um grupo que tinha muitos membros de origem hispânica, e já estava ativo desde o fim dos anos 1970, resolveu deixar sua homenagem falando de um assaltante de bancos mexicano agindo nos EUA e voltando ao seu país de origem.

08 . THIN LIZZY (1981) "Mexican Blood"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Em um disco que fez muito sucesso no Brasil, mas acabou não estando entre os favoritos da banda irlandesa, o poeta Phil Lynott escreveu esse belo conto de um casal de jovens mexicanos que acabam assassinados perto de El Paso, no Texas.

09. BAD COMPANY (1982) "Old México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Distante do sucesso de seus primeiros discos, ou do FREE, e numa fase de queda de popularidade até serem aclamados novamente com a balada "If You Need Somebody", o quarteto inglês compôs esse Southren Rock no disco "Rough Diamonds". A música fala de rockers buscando diversão e prostitutas nem velho país que conhecemos muito bem.

10 . NAZARETH (1982) "México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Transformado em um sexteto e flertando com o A.O.R. pela segunda vez na carreira, o grupo mais bem sucedido da Escócia, e uma das maiores bandas de Rock'n'Roll do mundo, compôs esse tema falando de um tipo de profissional de carreira violenta que iria fugir para o México para escapar das autoridades estadunidenses.

11 . STAMPEDE (1983) "México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

N.W.O.B.H.M. com teclados do disco "Hurricane Town", o STAMPEDE é uma banda associada ao UFO, pela similaridade da voz de seu vocalista e por outros dois membros que viriam a fazer parte da instituição do Hard Rock inglês. Caso raro em nossa lista, o STAMPEDE escreveu sua canção contando sobre a Revolução Mexicana de início do século XX. A música conta dos mortes e dos tiros de canhão pela perspectiva dos camponeses. E só uma outra banda mexicana faria algo parecido, como veremos a seguir.

12. LUZBEL (1985) "La Gran Ciudad"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Primeiros mexicanos a fazerem referência a seu país, o LUZBEL encerra o EP "Metal Caído Del Cielo" (segundo registro gravado do grupo, mas o primeiro lançado) fazendo referência à Cidade do México; capital da nação e também do estado de México. Angustia, medo, solidão e outros sentimentos de desolação e desorientação que o indivíduo sofre ao viver numa megalópole. No caso da canção, a maior cidade do mundo. O clima sombrio, pesado e triste da música é facilmente associado à atomização do indívudo na mega-cidade, dando importância sociológica a esse clássico do LUZBEL.

13 . BÖHSE ONKELZ (1986) "México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A banda de Heavy Metal cantado em alemão, já acusada de nacionalista, fez essa canção falando de como o povo germânico chegaria na Copa do Mundo de 1986 e beberia tequila até ter diarreia (!!), abraçaria as señoritas e ainda ganhariam o torneio de futebol. No concerne ao Futebol, a troféu copa de 86 passou longe dos germânicos, porém no que tange à música, canção ficou como uma das preferidas da banda.

14. BACKSTREET GIRLS (1988) "Mexican Town"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Banda de Sleaze Glam norueguesa, pioneira e uma das poucas nórdicas a atacar esse filão, fez essa homenagem ao México, onde as cidades tem mais diversão.

15. CINDERELLA (1988) "Gypsy Road"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Ainda que não fala abertamente do México, o clipe gravado no estado de Yucatan, onde predomina a etnia Maia, foi um enorme sucesso na carreira do grupo estadunidense. Ainda que comumente tido como simplesmente uma banda de Hair Metal, o CINDERELLA prezava pela inclusão de slides-guitar e influências rockers da década de 50, além do blues do Sul dos EUA; região circunvizinha do México.

16. JIMMY BARNES (1988) "Going to México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Vindo da Australia, o cantor da banda COLD CHISEL foi também super bem sucedido em carreira solo. Um dos maiores êxitos, saiu como lado B do compacto "I'm still on your side", depois disponibilizado em cds ao vivo e em coletâneas, demonstrando que o México como fuga da realidade encanta até no novíssimo mundo.

17. SAXON (1988) "Ride like the Wind"

Talvez tenham sido os filmes de faroeste, mas no inconsciente estadunidense, existe a ideia que os criminosos daquele país podem fugir para o México e assim ficarem livres. A música falando de um homem condenado à forca por múltiplos assassinatos, composta originalmente pelo canto pop CHRISTOPHER CROSS em 1980 (sob influência de ácido numa bela tarde em Houston, Texas) não nos deixa mentir. Como nosso blog é mais voltado ao Rock Pesado, escolhemos utilizar a versão do seminal e pioneiro grupo heavy bretão, sucesso do disco "Destiny".

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Os estadunidenses do POWERTRIP PIGS e o noroeguês JORN utilizaram o arranjo do SAXON ao coverizar "Ride Like The Wind".

18. SITTIN' PRETTY (1988) "Take me Down to México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Banda do falecido vocalista Tommy Lee, não confundir com o homônimo baterista do MÖTLEY CRÜE. O grupo desapareceu após soltar um disco independente em 1988, cujas 04 bônus do relançamento em CD de 2014 incluem essa versão demo.

19. BROKEN GLASS (1990) "México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Banda estadunidense de um único disco, "A Fast Mean Game", cantando de um México mitológico, onde os problemas somem. Não confundir com o grupo homônimo inglês, de Stan Webb do CHIKEN SHACK, nem grupo italiano de Thrash BROKEN GLAZZ.

20. MCQUEEN (1991) "Going Back to México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Vindos do Alabama e tendo lançado só um disco naquela pegada típica de início dos anos 1990, ainda que produzido por Tom Werman, a banda estadunidense conta de um moço cansado de brigar com o vizinhos e a esposa que precisa buscar refúgio onde já bebeu muito e foi feliz... no México! Um tanto quanto imaturo, vocês não acham?

21. RED HEAT (1993) "México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Banda alemã de A.O.R. que só durou o disco, ironicamente chamado de "1st", que fez essa bela canção sobre um homem que precisa ir ao México para reencontrar o amor de sua vida numa praia mexicana, onde sempre faz calor.

22. BRUJERIA (1995) "La Migra (Cruza la Frontera II)"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Ao contrário do que dita o senso-comum, o BRUJERIA não é uma banda mexicana. O grupo angelino de Death Metal / Grindcore, na verdade não chega próximo de ser conhecido / admirado no México, como, por exemplo, o SEPULTURA é no Brasil. De fato, a postura dos membros se portarem como traficantes de drogas oriundos de Tihuana não é muito bem aceita pelos mexicanos, assim como o tema da canção "La Migra" por confirmar inúmeros esteriótipos que os mexicanos querem extinguir.

23. SCORPIONS (1995) "Ave Maria no Morro"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Em seu terceiro disco ao vivo, "Live Bites", o quinteto teutônico registrou 08 dos quinze temas na capital mexicana. O restante do repertório é composto por duas canções de estúdio e as demais músicas foram gravadas em São Francisco, Munique, Berlin e Leninegrado. Ainda que mais da metade do repertório tenha sido gravado no México, o vocalista Klaus Meine ainda cantou em espanhol uma versão para a música "Ave Maria No Morro", que saiu em todo o mundo; menos nos EUA.

24. TRANSMETAL (1996) "México Bárbaro"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Do Speed / Thrash Metal do final dos anos oitenta para o Death / Thrash que seguiu desde a década seguinte, o TRANSMETAL é seguramente o grupo de Metal extremo mais bem sucedido no México. Sua homenagem à pátria mãe, segue a mesma linha da feita pelo STAMPEDE, que conta da Revolução do século XX pela ótica que muitas vidas foram perdidas para se libertar da opressão e formar um país.

25. PAUL GILBERT (1999) "Down To México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Você sente falta de se encontrar? A situação está fora de controle? Cansou do frio congelante? Segundo a canção do ex guitarrista do MR. BIG e do RACER X para resolver tudo isso basta fugir para o México.

26. SAMMY HAGAR (1999) "Mas Tequila"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Fã de bebidas fortes, o Red Rocker, ex-MONTROSE e ex-VAN HALEN, possui em Cabo San Lucas, um restaurante e casa de shows chamado Cabo Wabo desde meados dos anos oitenta. ALICE COOPER, e o próprio SAMMY HAGAR já gravaram discos ao vivo no lugar. Antes da chegada do músico, a cidade já era famosa por sua própria tequila, que foi homenageada nessa faixa que fala de um final de semana no estado de Baja Califórnia; que faz fronteira com a Califórnia estadunidense (que era território mexicano).

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Ainda não sentindo que homenageou suficiente o país que tão bem o recebeu, SAMMY HAGAR, com a banda THE WABOS, que o acompanha, fez outra homenagem em 2006.

27. HELLOWEEN (2001) "The Mexican"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Num disco só de versões, a quarta banda alemã em nossa lista conta uma estória de faroeste. A música original de BABE RUTH, posteriormente coverizada por JELLY BEAN em 1984, contando a estória da personagem Chico Fernadez, é a versão com vocal da trilha sonora do filme "Por uns dólares a mais", de Sergio Leone. Lançado originalmente em 1965, a melodia é de ENNIO MORRICONE.

28. TROPA DE SHOCK (2001) "The Glory of The Sun"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Único representante brasileiro na lista, a banda TROPA DE SHOCK conta a mito do deus Nanahuatzin, a divindade que representa o Deus Sol para os astecas. Dentro da mitologia dos povos originários da região centro-sul do México, o mundo que vivemos é o quinto Sol, precedido por outros quatro sóis. Uma das funções do humanos é o recorrente sacrifício a esse Deus em ordem para o mundo não ser destruído. Em nossa listagem, é também a única citação à riquíssima mitologia mexicana.

29. INNUENDO (2002) "Raining in México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Com nome inspirado no QUEEN, a banda estadunidense resolveu sem seu quarto disco fazer uma uma balada sobre um homem que viajou ao México e se apaixonou por nunca ter visto algo tão lindo na vida.

30. GILLMAN (2003) "Guaicapuro Cauhtémoc"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Cauhtémoc era sobrinho do imperado Montezuma e foi o último governante do Tenochtitlan antes que Hernan Cortes o fizesse território espanhol. Famoso por sua resistência e por nem sob tortura revelou o tesouro asteca aos assassinos ibéricos, Cauhtémoc é até hoje um nome comum para pessoas, prédios oficiais e logradouros. A história desse guerreiro foi contada por PAUL GILLMAN em sua carreira solo, muito após o ARKANGEL, o venezuelano que tem foto abraçado com Hugo Chávez fez, como é seu costume, uma letra de fortíssima crítica social e pedindo reparação histórica pelos males causados pelos europeus à América Latina. Além disso, em seus concertos, o cantor, que também é radialista e ator, também vestia uma máscara, ao exaltar seu sangue indígena, e pedia para receber o espírito do de Guaicapuro Cauhtémoc.

31. WINGER (2006) "Short Flight to México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Outrora banda de sucesso do ex-baixista do ALICE COOPER com o ex-guitarrista do LION (e futuramente no WHITESNAKE), aqui temos uma faixa de pouca inspiração em seu não aclamado disco de retorno. A música, totalmente descaracterizada do som clássico do grupo, fala de um casal que se assassinou.

32. MOTÖRHEAD (2013) "Going to México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

No penúltimo disco da banda de sua banda, o saudoso Lemmy (ex- HAWKWIND) compôs esse tema, falando de alguém que foge para o México para assim escapar da violência nos EUA, onde as ganguês o matariam.

33. SLEAZY ROXX (2014) "Long Way To México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Grupo recente de Sleaze Glam da República Tcheca. Falando de violência, e fugas mirabolantes da polícia, essa homenagem ao país de Emiliano Zapata saiu no CD "Dangerous Obssession", terceiro full length do conjunto.

34. THE DEAD DAISIES (2015) "México"

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Outra banda australiana que resolveu celebrar a terra de José Vasconcelos; dessa vez, a trupe atual do baixista Marco Mendonza, do THIN LIZZY e WHITESNAKE. O vídeo é quase a transposição das letras da canção, novamente retratando o México como um lugar de farra, prostitutas e onde você acabar vendo os sinos das igrejas ou o sol nascer quadrado.


Ao final de nossa viagem por quase cinquenta anos de Rock pesado feito sobre o México percebemos a inexistência de música feita por mulheres, ainda que as mulheres apareçam sempre na forma de uma mexicana idealizada. Tal clichê, senso-comum, reproduz aquele velho esteriótipo que o México (país latino de periferia do capitalismo), é uma república de drogas, criminalidade, prostituição e festas regadas à tequila. Notável então se faz que os grupos que mais romperam com essa imagem careta, salvo raras e honrosas exceções foram as bandas latinas. Essas, assim como o STAMPEDE, o ZZ TOP e outras, talvez por sentir na pele o peso nocivo dos estigmas, compuseram música falando da História, da mitologia e dos problemas atuais do México.

Imagem

Esperamos então que este artigo os tenha contribuido para se perceber que o México, talvez o país com mais homenagens registradas no Rock'n'Roll, não é formado 100% por drogados, traficantes e imigrantes ou marginais - como querem nos fazer crer a mídia estadunidense - assim como o Brasil não é 100% sertanejo, bunda, roubo, jeitinho e cocaína.Assim como a diversidade das manifestações culturais e naturais do México é imensa, nos seria impossível conhecer todas às citações feitas ao país da padroeira Nossa Senhora de Guadalupe. Aproveite o espaço de comentários abaixo para nos contar o que esquecemos e o que você achou da nossa matéria.


Willba Dissidente dedica esse texto a todas suas amigas e amigos mexicanos, com menção especial a HG Wells Galvez por lembrar do GILLMAN e também do LUZBEL.

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Soundcheck
Bandas que mandam bem até na passagem de som

Saxon: Novo álbum em 2018 e homenagem a LemmyBlend Guitar: em vídeo, as dez maiores bandas de Heavy MetalTodas as matérias e notícias sobre "Motorhead"

Metallica
Lemmy, um dos principais motivos desta banda existir

Sepultura
Jean Dolabella recebeu convite para tocar no Motörhead

Inspiração
Bandas que adotaram títulos de músicas como nome

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 10 de abril de 2016

Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Blue Oyster Cult"Todas as matérias sobre "Motorhead"Todas as matérias sobre "Thin Lizzy"Todas as matérias sobre "ZZ Top"Todas as matérias sobre "Nazareth"Todas as matérias sobre "Tropa De Shock"Todas as matérias sobre "Cinderella"Todas as matérias sobre "Riot"

Virada Cultural
O Metal entrou em peso na programação

Red Hot Chili Peppers
As melhores músicas segundo o Loudwire

Gibson
Os 10 riffs mais incríveis dos anos 80

Em 25/09/1980: John Bonham, do Led Zeppelin, morre após intoxicaçãoFotos de Infância: Ronnie James DioGutural e psicologia: dicas de canto de Angela GossowHirax: por que temos poucos afro-americanos no Metal?Iron Maiden: a origem da introdução da música The PrisonerMetallica: "One" fez a ponte entre o Venom e eles

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online