Em 24/12/1975: Led Zeppelin lançava o clássico Physical Graffiti

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Luiz Pimentel, Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Enviar correções  |  Comentários  | 

"Physical Graffiti", o disco duplo com a clássica capa que me fez pagar o mico da foto.

Rock e Metal: Doze ótimos álbuns para iniciantesAngela Gossow: "os direitos humanos caminham com o ateísmo"

Imagem

É o sexto disco da banda. Eles vinham numa sequência de três discos batizados com numerais, "I", "II" e "III", de um quarto que foi logicamente apelidado "IV", dono de clássicos como "Rock´n´Roll", "Black Dog" e "Stairway to Heaven", e de "Houses of Holy", que era mais experimental.

Esse quinto pesou a mão em influências ainda maiores de música negra, como funk, reggae, muito blues, claro, e até uso de sintetizadores.

Se a carreira deles terminasse ali, teriam feito um belo trabalho já e um discão com verdadeiros hinos.

Mas aí veio essa obra-prima, que me fez gostar até de músicas bem longas (coisa que não aturo muito), como "In My Time of Dying", de 11 minutos. Fora que tem outras como "Trample Under Foot" e "Kashmir", que mostra o absurdo do peso da mão do baterista John Bonhan.

É definitivamente o auge do Led Zeppelin, pois depois veio "Presence" e "In Through the Out Door", que são bons mas não se comparam, e o fraco "Coda", já depois da morte do baterista.

O prédio da capa fica em Nova York, na St. Marks Place.

Pra marcar de vez o local, abriram uma casa de chás embaixo chamada Physical Graffitea (sacou?). O curioso é que as latas de lixo em frente devem ser as mesmas.

Mais curioso ainda é você perceber que o prédio tem cinco andares e na capa do disco só tem quatro. Diz a lenda que no quarto andar morava o fornecedor de substâncias ilícitas favorito do guitarrista Jimmy Page, e que por conta disso, o andar foi suprimido da versão final da capa.

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Rock e Metal
Doze ótimos álbuns para iniciantes

Led Zeppelin: Robert Plant interpreta "Kashmir" sem Jimmy PageRobert Plant: vídeo de "Whole Lotta Love" em programa de TVLoudwire: 10 bandas que lançaram dois grandes álbuns no mesmo anoTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Gigwise
Site elege os 69 melhores vocalistas da história

Steve Vai
Há um artista cujas canções fazem ele chorar

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 24 de fevereiro de 2016
Post de 24 de fevereiro de 2017

Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"

Angela Gossow
"Os direitos humanos caminham com o ateísmo"

Foo Fighters
Pelo Twitter, banda responde ao vídeo viral

Humor
Oito razões pra dormir com um baterista

Metallica: Rock In Rio explica pane que ocorreu durante o showLemmy: "quando surge uma tentação, eu cedo imediatamente"Guns N' Roses: em vídeo, o momento em que Steven Adler tem que sair do palcoJimi Hendrix: em texto emocionante, músico revela a sua missão neste planetaIron Maiden: o que os grandes músicos acham da banda?Megadeth: "Symphony Of Destruction" em versão Reggae

Sobre Luiz Pimentel

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online