Black Metal: cinco bandas contraindicadas para quem é "true"

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Black Metal: cinco bandas contraindicadas para quem é "true"


  | Comentários:

Ao mesmo tempo em que agrega alguns dos fãs mais radicais (infantis?), o black metal, ironicamente, é um dos subgêneros mais permissivos no que diz respeito ao flerte com outros estilos musicais, gerando híbridos às vezes bastante improváveis.

Ainda que hoje variações como symphonic, viking e avant-garde, além de fusões com outras vertentes do próprio metal, sejam minimamente toleradas por uma pequena parcela desse público mais intransigente, certos experimentalismos são considerados heréticos até mesmo por quem é “mente aberta”, e fatalmente se tornam alvo da execração dos adoradores do “puro e verdadeiro” (seja lá o que isso quer dizer) metal negro. A seguir, conheça alguns exemplos.

Imagem

Mors Tua – Essencialmente black metal – ainda que adicione generosas doses de thrash ao seu som – o Mors Tua se faz único graças a um inusitado recurso: o trompete, instrumento que tem papel de destaque na sonoridade do grupo italiano. Mesmo que alguns o classifiquem como avant-garde, nem de longe o trio se assemelha a outras formações assim rotuladas, como A Forest Of Stars e Diablo Swing Orchestra; outros brincam dizendo que o estilo do Mors Tua é “ska black metal”, e ouvindo temas como a sintomática “Black Metal Is Dead!” é impossível não fazer a associação com o ritmo jamaicano.

Mors Tua – Black Metal Is Dead!

Imagem

Alcest – Se na segunda metade dos anos 90 Cradle Of Filth e Dimmu Borgir ditavam os rumos do black metal com seu estilo sinfônico/gótico, na década seguinte caberia a um único sujeito, o francês Stéphane Paut, apontar a principal tendência deste início de século. Mais conhecido como Neige, o músico é o cérebro e a alma do Alcest, banda que em seus primórdios apostava num estilo mais ríspido, mas que surpreendeu a todos com seu primeiro full-length, “Souvenirs D'un Autre Monde”, de 2007, que mergulhava nas influências shoegaze e post-rock (que já eram exploradas no trabalho anterior, o ep “Le Secret”), e trazia apenas vagas referências ao passado, sendo o pontapé inicial do que seria conhecido como post-black metal – e como toda novidade que dá certo, a fórmula foi usurpada e, desde então, vem produzindo inúmeros genéricos.

Alcest – Percées de Lumière

Imagem

Crooked Necks – Ainda que alguns façam comparações com o Alcest, o Crooked Necks (que originalmente se chamava Frail) trata-se basicamente de uma formação pós-punk com influências de shoegaze. O que a torna diferenciada entre seus pares são os vocais esganiçados de Andy Krupinski, fazendo com que o duo estadunidense (a outra metade é o faz-tudo Shane Church) receba também a “tag” black metal. Inclusive, o Crooked Necks já gravou um split com outro nome singular do metal negro, o Circle Of Ouroborus.

Crooked Necks - Nothing Was Ever There

Imagem

Celestiial – Conforme reza a cartilha “true”, Tanner R. Anderson (vocal, harpa e guitarrra), Jason William Walton (baixo) e Timothy Glenn (percussão) adoram se embrenhar na floresta. Porém, o trio de Minnesota, Estados Unidos, adentra as matas apenas para captar os sons produzidos pela natureza, que são a principal matéria-prima da música do Celestiial. Dentro da proposta da banda, que também contempla o funeral doom, as guitarras dissonantes e os vocais ásperos atuam como efeitos complementares ao barulho de água corrente, o uivo de um coiote ou o prenúncio de uma tempestade. Juntos, esses elementos compõem uma atmosfera contemplativa e até mesmo relaxante.

Celestiial – Offering In Cedar Smoke

Imagem

Menace Ruine – Essa dupla de Quebec, Canadá, bebe mais ou menos das mesmas fontes inspiradoras do Celestiial, porém a música do Menace Ruine é mais eclética, pois adiciona à base black metal elementos de drone, martial folk, industrial e “world music”, tudo isso envolto numa roupagem “pagã”. Destaque para os vocais, que alternam entre os tradicionais berros e passagens limpas que remetem a Brian Molko (Placebo).

Menace Ruine – Call To Blood


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Mors Tua"
Todas as matérias sobre "Alcest"
Todas as matérias sobre "Crooked Necks"
Todas as matérias sobre "Celestiial"
Todas as matérias sobre "Menace Ruine"

Alcest: os franceses renovam seu estilo
Janeiro: conheça 10 bons discos já lançados em 2014
Alcest: confira a faixa "Délivrance"
Alcest: vídeo e detalhes sobre o novo disco
Black Metal: cinco bandas contraindicadas para quem é "true"
Alcest: Um Post Metal bem relaxante e experimental.
Alcest: debuta o video de "Les Voyages De L'âme"
Alcest: Solitário projeto do músico francês Niege
Alcest: confira entrevista com o vocalista Neige
Alcest: "Les Voyages De L'Âme" na integra online
Alcest: making of "Autre Temps" e preview do novo disco
Alcest: publicado vídeo para "Autre Temps"
Alcest: capa do novo disco está disponível
Alcest: Música do fundo da alma de quem compôs
Alcest: split com Les Discrets sairá no fim de novembro

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Genilson Alves

Genilson Alves é jornalista e autor do blog Radio Sehnsucht.

Mais matérias de Genilson Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas