Guns N' Roses: o primeiro passo na conquista do mundo

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Guns N' Roses: o primeiro passo na conquista do mundo

Postado por Nacho Belgrande | Fonte: Playa Del Nacho

  | Comentários:

Em 1987, com três shows na lendária – e agora defunta – casa de shows londrina THE MARQUEE CLUB, o GUNS N’ ROSES dava o primeiro passo para sua conquista do mundo.

Imagem

À época ninguém sabia ainda, mas o que aquelas três apresentações nas noites dos dias 19, 22 e 28 de junho numa casa com capacidade máxima de 700 pessoas representaria seria o contrafluxo do maremoto de bandas britânicas que haviam se sedimentado firmemente na cultura dos EUA desde os Beatles na TV estadunidense em 1964. Com nomes do peso e significância dos ROLLING STONES, LED ZEPPELIN, DEEP PURPLE, AC/DC [escoceses], THE CLASH, SEX PISTOLS e THE POLICE brotando como cogumelos no Império Britânico, bandas do outro lado do Atlântico Norte como RAMONES, THE DOORS, AEROSMITH e NEW YORK DOLLS faziam-se pronunciadas, mas tinham ressonância bem limitada na cultura inglesa – e em comparação a ela também.

Isso mudou a partir da conturbada [desculpe a redundância] turnê da formação clássica do Guns N’ Roses pela terra da Rainha, onde a gravadora Geffen pretendia que o grupo gravasse seu primeiro LP [ideia arquivada logo após essa viagem, quando o staff do selo começou a temer que alguém fosse encarcerado ou morresse de overdose em território estrangeiro entremeio ao processo]. Foi nessa sequência de três shows que o Guns N’ Roses deixou de ser ‘apenas outra banda de Los Angeles’, uma atração local, e tornou-se um competidor de nível mundial, trazendo seu nome – e toda a cena de Sunset Strip – para cartazes e luminosos do centro cultural do mundo, London Town.

Os EUA e a Inglaterra vivem uma interessante simbiose desde que o rock foi criado nos anos 50, e travam uma relação de desdém e admiração pela produção fonográfica um do outro desde então. Para as bandas a Oeste de Nova Iorque, o reconhecimento do público e da crítica inglesa as torna dignas e respeitáveis; para os músicos da ilha, o sucesso na antiga colônia os reestabelece como metrópole. Essa relação é tão latente que chega a ser tangível na mídia especializada e nos bastidores das gravadoras.

O furdúncio causado por W. AXL ROSE e seus asseclas – dentre eles o britânico SLASH – repercutiu muito na intensa e esnobe imprensa musical do Reino Unido, e graças à espontaneidade sincericida e, justiça seja feita, competência da Geffen, fez com que a maré voltasse do Oeste e desembocasse do Tâmisa, marcando o início de uma cadeia de eventos que faria do GN’R a maior banda dos últimos vinte anos daquele século.

Imagem
Ainda que o frescor e o clima de perigo eminente daqueles shows tenham sido perdidos totalmente nos dois anos seguintes, dando lugar a um ambiente corporativo e semi-pasteurizado, restaram a lembrança e a repercussão do que outrora foi ‘a maior banda de garagem do mundo’.

O arquivo abaixo é um registro da performance do dia 28 de Junho, cujo set list você aprecia abaixo [faixas, um, quatro e cinco seriam depois incluídas no EP “Live From The Jungle”, lançado somente no Japão]:

Welcome to the Jungle
Out Ta Get Me
Rocket Queen
Nightrain
My Michelle
It’s So Easy
Mr. Brownstone
Don’t Cry
You’re Crazy
Paradise City
Whole Lotta Rosie
Knockin’ on Heaven’s Door
Move to the City
Mama Kin


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Guns N' Roses"

Guns N' Roses: Em Porto Alegre, um dos melhores shows da turnê
Guns N' Roses: veja alguns vídeos do show em Poa
Guns N' Roses: veja Duff mandando "Attitude" e "Raw Power"
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do primeiro show com Duff
Guns N' Roses: Axl recria momento memorável de 1992
Slash: A lição aprendida após espalhar que Paul Stanley era gay
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do show em Porto Alegre
Guns N' Roses: vídeos do primeiro show com Duff McKagan
Axl Rose & Duff McKagan: 20 anos depois, ainda há o que estrear
Guns N' Roses: proibições curiosas para o show na Bolívia
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do show em Florianópolis
Guns N' Roses: pedido de casamento no show da banda em Floripa
Izzy Stradlin: homenagem de fãs para o guitarrista
Humor: O teste de David Lee Roth para entrar na banda de Slash
Slash: gravações do novo álbum já foram completadas

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas