Ideologia Rock: Nirvana e o disco da minha vida

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Ideologia Rock: Nirvana e o disco da minha vida

Postado por David Oaski | Fonte: Ideologia Rock

  | Comentários:

Eu devia ter uns 14 anos e desde sempre o rock era o ritmo com o qual eu mais me sintonizava sabe? Aquela vibração que você simplesmente sente, não achando palavras pra explicar, então mais ou menos por aí.

Porém um garoto de 14 anos não tem personalidade formada, ainda está identificando seus gostos, conhecendo diversas coisas novas e muitas vezes sendo influenciado pelo meio em que vive e pessoas que o cercam.

Nessa época eu estava numas de achar que rock era coisa de velho, que ninguém da minha idade ouvia e que eu não ia comer ninguém ouvindo aquela barulheira. Pois é, eu tentei me enganar.

Eu já tinha tido algumas fitas K-7 (sim, tenho 25 anos e ainda peguei o final dessa fase) de bandas como Raimundos e Charlie Brown Jr. e tinha um CD pirata do Acústico Mtv, do Capital Inicial, que ouvi até furar, porém ainda ouvia alguns pagodes mela cueca e outras porcarias que tocavam na rádio.

Tudo mudou quando comprei o CD com uma capa estranha, só o formato do rosto de um cara cantando ao microfone e o nome abaixo: Nirvana Unplugged 2. Eu já havia ouvido falar do Nirvana, óbvio, é um nome que está embutido no imaginário pop de qualquer um que não tenha passado os últimos 20 anos em Júpiter, mas não conhecia o som de Kurt Cobain e sua trupe.

Até então eu tinha um preconceito com bandas que cantavam em inglês, pois como iria curtir um som, cujo não sei o que o cantor está dizendo. Ledo engando. O Nirvana me faria mudar totalmente minhas perspectivas, ouvindo aquele CD diariamente durante muito tempo.

As músicas traziam urgência, rebeldia e revolta que me bateu de um jeito único, que fez com que eu me identificasse e pensasse: “Esse cara me entende” e na música dele talvez eu pudesse me encontrar.

O disco é um lançamento pirata, sendo que mesmo hoje em dia é difícil achar informações dele no Google, até porque o disco não tem nada de unplugged, pois trata-se de uma coletânea, abrindo com “Come As You Are”, seguindo com “Smells Like Teen Spirit”, “Lithium” e por aí vai. Não é difícil entender tamanho encanto, certo?

Esse é o disco da minha vida, que mudou os rumos do meu gosto musical e quem sabe da minha vida como um todo, já que dizem que são as pequenas escolhas que determinam nossos caminhos. Então só tenho a agradecer ao Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl pelo bem que me fizeram.

E você, qual disco mais marcou sua vida?

David Oaski

Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com.br/2013/06/o-disco-da-minh...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Nirvana"

Nirvana: trailer de novo filme que cogita assassinato de Kurt
Kurt Cobain: novas fotos da morte geraram processo contra polícia
Amálgama: banda sorteia CDs do Nirvana
Detonautas: veja versão de "Rape Me" do Nirvana
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Nirvana: Polícia de Seattle libera novas fotos do corpo de Cobain
Nirvana: divulgadas mais seis fotos da cena da morte de Cobain
Nirvana: Kurt vai ganhar história em quadrinhos sobre sua vida
Nirvana: divulgadas novas fotos da cena da morte de Kurt Cobain
Detonautas: banda regrava "Rape Me" do Nirvana
Cobain, Lennon e Elvis: para cervejaria todos eles estão vivos
Bem vivos: Elvis, Cobain, Lennon e outros em comercial de cerveja
Nirvana: USA Today faz reportagem sobre cena da morte de Cobain
Kurt Cobain: novo livro, "A Construção de um Mito"
Kurt Cobain: tão bonito quanto uma pedra na cara de um guarda

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre David Oaski

David Oaski é editor do blog Ideologia Rock, colunista do site Stereo Pop Club e colabora frequentemente com os sites Galeria Musical e Whiplash, além de já ter escrito para outras plataformas online. Amante de música (principalmente rock) independente de rótulos, escreve por hobby e para exercitar o senso crítico.

Mais matérias de David Oaski no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas