Em 02/05/2013 | Slayer: cronologia de Hanneman, da picada da aranha até a morte

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Slayer: cronologia de Hanneman, da picada da aranha até a morte


  | Comentários:

O guitarrista do SLAYER Jeff Hanneman faleceu por volta das 11 a.m. (horário local da Costa Oeste americana, por volta das 16 p.m. no horário de Brasília) hoje, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2013, perto de sua casa no sul da Califórnia. Ele tinha 49 anos. Hanneman estava em um hospital da região quando sofreu insuficiência hepática. Ele deixa a esposa Kathy, sua irmã Kathy e seus irmãos Michael e Larry, e sua perda será profundamente sentida.

Hanneman — que em janeiro de 2011 contraiu Fasciite Necrosante, provavelmente em decorrência de uma mordida de uma aranha, passou por inúmeras cirurgias, enxertos de pele, e reabilitação intensa desde então. Em dezembro de 2011, Hanneman conversou com a revista Classic Rock, do Reino Unido sobre sua reabilitação, que o deixou dois anos sem poder excursionar com a banda.

Segundo Hanneman, ele estava relaxando num tipo de banheira de hidromassagem com algumas cervejas, quando percebeu que uma aranha tinha mordido seu braço. "Eu nem senti" ele disse. "Mas uma hora depois, eu sabia que eu estava doente." Durante o caminho para o hospital, em suas palavras "Eu podia ver a carne apodrecendo", ele recorda. "Meu braço estava muito quente. Quando cheguei na emergência, agradeci a Deus que a enfermeira reconheceu de imediato o que era que estava acontecendo. Por coincidência, apesar de ser uma doença muito rara, ela tinha visto um caso pouco antes. Naquele momento, eu estava a uma hora da morte".

Apesar da mordida da aranha não ter sido muito séria, ela causou uma infecção bacteriana nas camadas mais profundas da pele e dos tecidos do braço. "Inacreditavelmente, o doutor era um fã do SLAYER," disse Hanneman, "Primeira coisa que ele me disse foi: 'Primeiro vou salvar sua vida. Depois vou salvar seu braço. Então vou salvar sua carreira.'"

Imagem

Hanneman passou então por cirurgias emergenciais para remover os tecidos necrosados e em necrose. O doutor conseguiu salvar os músculos e os tendões, mas o guitarrista ficou com uma ferida enorme aberta em seu braço. Ele passou os próximos dois meses no hospital, passando por mais enxertos de pele e tomando doses pesadas de antibióticos para conter a infecção.

"Tive de reaprender a andar" disse Hanneman. "Eu não ficava em pé há um mês, de qualquer forma. Os enxertos de pele foram muito dolorosos e todo os músculos e tendões no braço estavam muito fracos. Estava tudo ok no entanto. Me considero sortudo que a enfermeira e o doutor sabiam logo de cara o que tinha acontecido comigo, senão as coisas poderiam ter ido muito piores."

No show do Big Four em Abril de 2011 em Indio, na Califórnia, Hanneman tocou com o SLAYER num bis de duas músicas, mas ainda não se encontrava em condições de excursionar novamente.

Em uma entrevista em 1º de Março de 2013 com Nick Tevelis do site MetalObsession.net, o outro guitarrista do SLAYER, Kerry King, falou sobre o estado de saúde de Jeff Hanneman: "Eu não tenho novidade. Não vejo ele há muito tempo. Ele sempre foi recluso e agora se tornou ainda mais uma vez que não está a excursionar conosco. Mas nosso empresário fala com ele de vez em quando, e o encontra em L.A., assim, aleatoriamente. Mas eu estou longe de Los Angeles, então não estou nessa onda. Mas acho que ele está melhorando. É uma dessas coisas que ele pode fazer o que quiser da vida dele agora. Ele poderia estar aqui com a gente curtindo. Ele pode provavelmente tocar 'South Of Heaven', mas ele não pode mais tocar 'Jihad', você sabe o que eu quero dizer? Então é uma questão de memória muscular, imagino, neste ponto."

Quando perguntado se o Jeff estava envolvido com o processo de composição do novo álbum do SLAYER, Kerry disse: "São somente as minhas coisas por enquanto. Mas fiz isso só por precaução, pois não sei quais são as intenções do Jeff. Então queria que o SLAYER estivesse assegurado no caso dele não retornar para a festa. Mas se ele vier, então temos uma porrada de músicas."

Quando perguntado sobre que providências foram tomadas no caso de Jeff não poder retornar ao SLAYER num futuro próximo, Kerry disse: "Acho que o Gary [Holt, guitarrista do EXODUS que vêm tocando no lugar do Jeff Hanneman nos últimos 2 anos] está aqui pro longo prazo. Não discuti isso com ele. Mas ele mantém sua agenda livre quando sabe que vamos entrar em turnê. E tenho certeza de que se o Jeff de repente voltasse em Junho, nós provavelmente pagaríamos o Gary por manter seu tempo livre. Não quero tratar ninguém que nos salvou por dois anos difíceis. Mas e se o Gary tocar conosco para sempre? Por mim tudo bem. Mas e o Jeff melhorar e disser 'Ei, cara, estou pronto pra tocar' e ele viesse para o ensaio e nos mostrasse que está bom o suficiente, então o show é dele."

Numa conversa com o site AndrewHaug.com durante o festival Soundwave deste ano na Austrália, o baixista e vocalista do SLAYER Tom Araya disse o seguinte sobre Hanneman: "Mesmo ele estando fora, ele ainda é parte da coisa, isto têm levado muito mais tempo [para se recuperar] do que ele mesmo imaginou. Ele consegue tocar e ele consegue trabalhar com o material, mas... É como qualquer outra coisa, dependendo de como você está em termos de saúde como uma pessoa, isso afeta como você se cura. Mesmo que você não o tenha visto ao vivo, ele ainda é parte da banda."

(Coincidentemente, há exatamente um ano atrás o SLAYER postou uma carta aberta aos fãs da banda, onde de certa forma, na minha opinião, se dizia que o Jeff Hanneman não estava ainda de volta à banda por motivos pessoais. Vejam o trecho retirado do site oficial - http://www.slayer.net/us/news/open-letter-slayer-fans-around-world)

O que provavelmente vocês não sabem é que uns dois dias depois de ter sido levado para a emergência, as coisas foram muito drásticas. Haviam rumores de que ele teria de ter seu braço amputado, e não sabíamos se ele iria sobreviver. Ele esteve em um coma induzido por alguns dias. Já faz um ano que ele saiu do hospital, ele já reaprendeu a andar, vêm fazendo exercícios de reabilitação para fortalecer o braço... Mas o melhor de tudo é que ele está tocando guitarra. Ficamos todos muito felizes quando ele se juntou conosco para tocar no bis na Califórnia. Desde então temos dado a ele todo o tempo e o apoio que ele precisa para continuar a sua reabilitação, voltar para a banda completamente recuperado e poder oferecer o tipo de shows que todos esperamos dele. Apesar do Jeff estar escrevendo algumas coisas e de estar vindo a alguns ensaios, ao longo das últimas semanas, ele decidiu que precisa de mais tempo para continuar sua reabilitação. Enquanto desejamos que ele retorne aos palcos conosco, todos respeitamos sua decisão. Então estamos muito agradecidos que o Gary Holt continuará a tocar conosco no lugar do Jeff e continuará com as turnês até que o Jeff complete sua reabilitação e esteja pronto para retornar. O quanto tempo isso levará? A melhor e mais honesta resposta que podemos lhes dar é, 'o tempo que for necessário'.

Por último adiciono um link do que podem ser as duas últimas fotos de Jeff Hanneman e a fonte desta informação. No final de fevereiro de 2103, em Lexington, Kentucky, um fã do SLAYER chamado Noel, esteve no show da banda THE KENTUCKY BRIDGEBURNERS, um projeto paralelo do THE NASHVILLE PUSSY onde toca Ruyter Suys, amiga de longa data de Jeff. Segundo os relatos de Noel, pelo visto Jeff estava numa boa, curtindo o show e adicionou que JEff esteve acompanhando a banda durante vários shows durante os ultimos 2 anos. Minha opinião pessoal é de que talvez Jeff não estivesse bom o suficiente para uma vida em turnê pesada como a do Slayer, mas tranquilo para curtir e viver uma vida mais normal, com algumas viagens sem muito esforço e podendo ter acesso rápido a um hospital caso precisasse, pois obviamente ainda não estava 100% curado, como o que houve hoje provou. E claro, como quase morreu, e inclusive esteve em coma, essas experiências mudam a nossa maneira de ver a vida e encarar as coisas, e ele talvez até pudesse saber que não tinha muito tempo.

Imagem

As duas últimas músicas tocadas por Jeff Hanneman no SLAYER foram South Of Heaven e Angel of Death, em 23 de Abril de 2011 e provavelmente, tendo em vista tudo isso, deveriam ser as favoritas dele.

Obrigado por tudo Jeff, e descanse em paz. SLAAAYYEEEEEERRR!!!!!

Abaixo uma foto de Jeff Hanneman em 23 de Abril, 2011 em Indio, Califórnia, em sua última apresentação com o SLAYER. (crédito da foto: Andrew Stuart)

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Matérias relacionadas à matéria acima

Slayer: Hanneman sofre cirurgia, banda recruta guitarrista
Slayer: Lombardo diz que Jeff Hanneman se recupera bem
Jeff Hanneman: "Sou o homem mais feliz do mundo"
Slayer: Araya fala sobre estado de saúde de Jeff Hanneman
Slayer: "Fiquei a uma hora de morrer", diz guitarrista
Slayer: veja como ficou o braço de Jeff Hanneman
Slayer: Araya comenta problema no braço de Jeff Hanneman
Slayer: Jeff Hanneman ainda não tem data pra voltar
Slayer: Jeff não tem prazo pra voltar, diz Dave Lombardo
Slayer: Kerry King duvida que tenha sido uma aranha
Jeff Hanneman: o Slayer está dizendo toda a verdade sobre ele?
Slayer: Jeff Hanneman ainda está no Slayer, diz Tom Araya
Slayer: comunicado oficial sobre saída de Jeff Hanneman
Slayer: morre o guitarrista Jeff Hanneman
Slash: guitarrista se pronuncia sobre a morte de Jeff Hanneman
Jeff Hanneman: pronunciamentos sobre a morte do guitarrista
Jeff Hanneman: segundo The Gauntlet alcoolismo foi causa da morte
Jeff Hanneman: veja extensão do problema no braço do guitarrista
Slayer: Andreas Kisser fala sobre Jeff Hanneman
Dave Mustaine: "O palco acaba de ficar um pouco mais escuro"
Stratovarius: "uma das grandes vozes originais da música"
Machine Head: Robb Flynn relembra Jeff Hanneman em blog
Golden Gods: Anthrax, Anselmo e Rex em homenagem a Hanneman
Jeff Hanneman: mais homenagens de famosos ao guitarrista
Slayer: homenagem a Jeff Hanneman no site oficial
Slayer: segundo fundamentalistas Deus matou Jeff Hanneman
The Gauntlet: Jeff Hanneman esperava um transplante de fígado?
Slayer: Gary Holt se pronuncia sobre a morte de Jeff Hanneman
Slayer: Regis Tadeu em bonito texto sobre Hanneman
Kerry King: um minuto de barulho em homenagem a Jeff Hanneman
Dave Lombardo: "profundamente triste, chocado e sem palavras"
Venom: homenagem a Jeff Hanneman em site oficial
Jeff Hanneman: picada de aranha não teria sido causa da morte
Arch Enemy: Jeff Hanneman nunca será esquecido, diz Gossow
Testament: Alex Skolnick presta homenagem a Jeff Hanneman
Slayer: emocionado, Lombardo agradece a Jeff
Slayer: fazendo barulho por Jeff na turnê europeia
Megadeth: David Ellefson presta homenagem a Jeff Hanneman
Slayer: revelada a causa oficial da morte de Jeff Hanneman
Slayer: Slash lembra mais uma vez de Jeff Hanneman
Slayer: memorial de Jeff Hanneman será realizado em Los Angeles
Slayer: igreja confirma protesto em memorial de Hanneman
Metallica: Hetfield comenta Hanneman na Decibel Magazine
Slayer: banda sugere como fãs devem enfrentar fundamentalistas
Volbeat: prestando tributo a Hannemann em show nos EUA
Slayer: vídeos do memorial de Jeff Hanneman
Testament: guitarrista escreve sobre Jeff Hanneman em blog
Jeff Hanneman: tributo no Youtube com 7 minutos de riffs
Slayer: fotos e vídeo do memorial público de Hanneman
Andreas: "sem o Slayer, o Sepultura não teria sido possível"
Slayer: esposa de Jeff Hanneman fala sobre problema no braço
Slayer: "não podemos jogar a toalha só porque Jeff não está aqui"
Jeff Hanneman: Metal Hammer homenageia com belo pôster
Slayer: Araya, King e os eventos que levaram à morte de Jeff
Phil Anselmo: Jeff Hanneman vai fazer muita, muita falta


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Slayer"

Parcerias Brilhantes: duplas que marcaram história
Dave Lombardo: o Philm tem uma expressão musical diferenciada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Gary Holt: resistência matadora por tocar em duas bandas
E Se...: Sua banda favorita mudasse de gênero musical?
Slayer e Exodus: Gary Holt fala como é tocar em duas bandas
Dave Lombardo: Jeff não gostaria de ver o Slayer dessa forma
Lombardo: ele acha que nunca mais tocará novamente com o Slayer
Guitar World: 10 Álbuns clássicos essenciais do Metal
Slayer: a trágica e não revelada história do fim de Jeff Hanneman
Pylon: recrutando Tim Gaines, do Stryper, para cover do Slayer
Slayer: Lombardo mente quanto a seu salário, afirma biógrafo
Dave Lombardo: menos de mil dólares por show com o Slayer
Dave Lombardo: eles não eram amigos, apenas parceiros de negócios
Slayer: as fotos mais legais do Instagram da mulher de Kerry King

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Gabriel Teykal

Atualmente pesquisador científico nas áreas dos impactos sociais de novas tecnologias, Gabriel Teykal vive na Alemanha. Baterista, nasceu juntamente com o Thrash Metal em 1981 e já lançou discos na Europa e no Brasil dentro do Thrash e do Death Metal. Além de compor e escrever, também é produtor e realizou a co-produção de seu trabalho lançado na Inglaterra, com a banda Annihilation. Além do Annihilation, Gabriel também tocou em bandas como Abhorrent, Flashover e Omfalos. Escuta Metal desde 1991 e cria Metal desde 1996.

Mais matérias de Gabriel Teykal no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas