Motherjane: A beleza do Heavy Metal Indiano

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Motherjane: A beleza do Heavy Metal Indiano


  | Comentários:

No mundo globalizado vivenciamos experiências diferentes e curiosas quando em contato com estrangeiros, e nestas experiências sempre descobrimos coisas legais.

Trabalhei um tempo com help desk e conhecia pessoas de várias partes do mundo. Dentre eles um amigo da Índia, Umesh, curtia Heavy Metal como eu na época, e passávamos um tempo falando sobre nossas preferências em comum. Indiquei a ele algumas bandas daqui do Brasil, dentre as clássicas, ANGRA e SEPULTURA, e ele me indicou a que se tornou uma das minhas bandas favoritas: MOTHERJANE.

Motherjane é uma banda de Dubai, e foi formada no final de 1996 pelo baterista John Thomas e o baixista Clyde Rozario.

A banda lançou o seu primeiro álbum em 2002/2003 sob o nome de "Insane Biography". As músicas quase automaticamente te permitem identificar algumas influências dos caras: riffs que lembram Iron Maiden e Metallica, convenções e passagens que lembram Rush, até linhas vocais que lembram Marillion, na era Fish.

O segundo álbum viria só em 2008, sob o título de Maktub, e percebe-se uma diferença enorme no avanço da produção de um disco e outro.

Os temas das letras trazem muito da cultura local indiana, ou da espiritualidade , ou relatam os gravíssimos problemas sociais que o povo indiano enfrenta.

Segundo as revistas locais, Motherjane é uma das bandas mais populares da Índia, e figura entre aqueles grupos que a gente toma conhecimento e se pergunta porque diabos não merecem um destaque maior do que tem atualmente, embora a banda esteja entre uma das mais influentes do país de origem.

Quando me pergunto do porquê essa banda nunca ter chegado ao nosso conhecimento como apreciadores do bom rock n' roll só me vem uma resposta: uma barreira geopolítica pelos excessos da cultura ocidental. Já vimos isso antes com X-Japan (Japão) ou Avial (também da Índia).

O atual line-up da banda consiste em:

John Thomas – Bateria
Clyde Rozario – Baixo
Deepu Sasidharan – Guitarra base
Santosh Chandran - Guitarra solo
Vivek Thomas – Vocais

E a formação que aparece nos vídeos é a seguinte:

Suraj Mani- Letrista e vocalista
Baiju Dharmajan- Guitarra Solo
John Thomas –Founder of Motherjane- Bateria
Clyde Rozario – Baixo
Deepu Sasidharan – Guitarra base.

Seguem algumas músicas da banda:

Mindstreet - do Album Insane Biography

Shh... Listen - do Album Insane Biography

Karmic Steps - do Album Maktub

Chasing the Sun - do Album Maktub


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Motherjane"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Matheus Bassnium

Matheus Vieira, 27 anos, aprecia o rock n´ roll desde os 13 anos de idade, e sua grande paixão no gênero é o rock experimental. Suas bandas favoritas do rock n' roll são DREAM THEATER, YES, RUSH, BLACK SABBATH, PAIN OF SALVATION, STONE TEMPLE PILOTS e PORCUPINE TREE. Músico autodidata, estuda e toca vários estilos musicais diferentes para adaptar aos seus conhecimentos de Contrabaixo, Violão e Piano. Baixista das bandas Animadness e STP BRASIL (STONE TEMPLE PILOTS Cover). É formado em Letras (Licenciatura Plena em Inglês e Português), professor particular de inglês, pesquisador cultural, poeta anônimo e escritor por hobby.

Mais matérias de Matheus Bassnium no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas