Cogumelo Discos: a usina do metal brasileiro

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Cogumelo Discos: a usina do metal brasileiro


  | Comentários:

Objeto de culto entre os fãs de metal ao redor do globo, as gravadoras Megaforce e Metal Blade foram as responsáveis pela semeadura do metal extremo em meados dos anos 80. Se hoje são aclamadas e reconhecidas pelo lançamento de bandas como METALLICA, ANTHRAX, EXCITER, SLAYER entre inúmeras outras, seu início foi árido, sem perspectivas claras e se impuseram graças ao pioneirismo- e até certo ponto, da falta de juízo- de seus fundadores JON e MARSHA ZAZULA e BRIAN SLAGEL.

OVERDOSE: "Bozó, Cláudio David, André Márcio, Fernando Pazzini, Sérgio Cichovicz
Agora, se na “terra das oportunidades” a coisa toda já era difícil e quase artesanal, o que dizer de uma iniciativa nos mesmos moldes, praticamente na mesma época, em um tempo em que infra estrutura, equipamentos, técnicos de som competentes e outros elementos indispensáveis à produção e realização de shows eram algo quase utópico por aqui- pior, tudo isso somado à distância do eixo Rio-São Paulo? Se hoje a internet nos proporciona saber as últimas novidades do metal iraniano, que tal uma ilha com acesso restrito à discos estrangeiros, informações de fanzines feitos a mão no fundo de casa e a total falta de tradição do rock n´roll brasileiro no cenário mundial?

Assim como seus inconsequentes pares americanos, a COGUMELO DISCOS nasceu em 1980, como uma loja em Belo Horizonte e, ao contrário do que se possa pensar, não trabalhava de olho no mercado do metal- mesmo porque isso praticamente não existia na época. Na falta de um catalisador como a Galeria do Rock em São Paulo, fãs de metal começaram a se reunir na loja que, gradativamente passou a absorver a estética dos frequentadores; daí para a gravação e lançamento de discos bastou aval do então balconista VLADMIR KORG (CHAKAL) para a proprietária PATTI para que fosse dado o start na produção maciça, cujo chute inicial foi nada menos que o “Split” OVERDOSE\\ SEPULTURA o cult ”Bestial Devastation/Século XX“, hoje item de colecionador. Depois disso vieram SARCÓFAGO, SEXTRASH, THE MIST, VULCANO e mais um sem número de bandas vitais para a cena brasileira.

O SEPULTURA da pré história, com MAX, WAGNER e IGOR (da esquerda para direita)
Em entrevista ao portal Uai, em 2012, após trinta e dois anos de existência , o atual proprietário JOÃO EDUARDO FARIA, sintetizou a dinâmica dos negócios: “Quando a gente produz um disco, já sabe que vai trocá-lo por outros com gravadoras de outros estados e países. Esse material é vendido aqui também. Existe um esquema de intercâmbio e parceria muito forte no mundo do heavy metal que não sei se existe em outros segmentos. Essa rede ajuda a vender produtos e mantém a cena forte. Além disso, o heavy metal, como estilo, nunca passou”. Alguém tem dúvida?

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas