Em 16/03/2013 | Coverdale/Page: disco completa 20 anos; o que deu errado?

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Coverdale/Page: disco completa 20 anos; o que deu errado?

Postado por Nacho Belgrande | Fonte: Playa Del Nacho

  | Comentários:

Imagem

JIMMY PAGE e DAVID COVERDALE, dois veteranos ávidos para se estabelecerem fora de suas respectivas bandas de sucesso, juntaram suas forças no álbum ‘Coverdale/Page’, que foi lançado no dia 15 de Março de 1993.

Page havia passado a maior parte da década anterior procurando por seu lar pós-Led Zeppelin, e só conseguindo lançar três álbuns: dois pela banda de PAUL RODGERS, THE FIRM, e um por seu projeto solo, ‘Outrider’, em 1988. Ele também compôs a trilha sonora para o segundo episódio da série cinematográfica ‘Desejo De Matar’, em 1982.

Coverdale, enquanto isso, tinha desmontado o WHITESNAKE perto do auge do sucesso da banda no fim dos anos 80, cansado de tentar se encaixar numa indústria onde ‘os aspectos periféricos de ser um músico – os vídeos,a imprensa, a maquilagem – estavam de repente tornando-se mais importantes do que compor e cantar’,como o ex-vocalista do DEEP PURPLE lembra em ‘Light & Shade: Conversations With Jimmy Page’.

Com ambos os artistas contratados pela Geffen Records, não demorou muito para que o executivo John Kalodner sugerisse que a dupla trabalhasse junta. Ignorando as alfinetadas de seu ex-colega de banda Robert Plant – que apelidara o novo assecla de Page de ‘David Coverversion’, Page concordou em um encontro para ver como eles sedariam socialmente. Tal como ele contou a Brad Tolinski em ‘Light & Shade’, ‘Eu achei que se não pudéssemos conduzir uma conversa, não haveria como compormos juntos. Acabou que nos demos fabulosamente bem. ’

Imagem

Aparentemente, essa química se estendeu ao processo de composição também, com Coverdale dizendo à revista JAM que a dupla acabou com entre 59 e 60 canções ao todo, incluindo uma [‘Shake My Tree’] baseada em um riff de guitarra que Page tinha tentado convencer seus colegas do Zeppelin a desenvolverem para o último álbum deles, ‘In Through The Out Door’, de 1979. ‘Ninguém, exceto por Bonzo [o baterista John Bonham] parecia entender de fato o que fazer com ele, então eu arquivei. Eu decidi retomá-lo, e David sacou tudo de prima.’

Imagem

‘Coverdale/Page’ foi um sucesso platinado, e o primeiro single, ‘Pride And Joy’ foi um forte sucesso na rádio e na MTV, mas a dupla sofreu sim uma quantidade significante de críticas denotativas ao ‘clone do Zeppelin’. Com certeza há alguns riffs de blues bem genéricos e esquecíveis no disco, mas também há avanços plenamente respeitáveis no gênero, como a orquestração de guitarras em ‘Over Now’, o riff frenético de ‘Absolution Blues’ e em particular, a levada hipnótica e arrebatadora de ‘Easy Does It’.

No geral, a maior falta do álbum é que,ao contrário dos discos solo de Plant, Page ficou preso demais ao território cavado pela sua antiga banda, propiciando inevitáveis comparações com alguns dos maiores feitos da história do rock.

Qualquer chance maior de eles se estabelecerem como uma entidade totalmente distinta afundou quando uma turnê mundial planejada fora reduzida a apenas um punhado de shows no Japão, com Coverdale dizendo a Jam, “Todo o esquema para o projeto Coverdale/Page era ir direto para os teatros, pro palco, e nada, nem um sussurro, veio do empresário de Jimmy quando o álbum foi lançado. Foi um dos períodos mais destacadamente frustrantes de minha carreira profissional.”.

Imagem

No ano seguinte, Page reuniu-se com Plant para a altamente bem-sucedida empreitada de turnê e álbum ‘No Quarter’, mas tanto ele como Coverdale tem boas memórias de seu tempo juntos. ‘Se eu recebesse uma ligação dele, perguntando se eu trabalharia com ele em um disco solo ou qualquer coisa, eu estaria lá num piscar de olhos. Eu pago pau pro cara e desejo a ele tudo de bom em sua vida’, explica Coverdale.

‘Não houve nenhuma palhaçada sob aspecto algum em como nós conduzimos aquilo’, resume Page. ‘Eu queria mostrar ao mundo que ainda estava vivo, e nesse sentido, foi um total sucesso.’

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "David Coverdale"
Todas as matérias sobre "Jimmy Page"
Todas as matérias sobre "Led Zeppelin"
Todas as matérias sobre "Whitesnake"

Discos: Capas vistas no Google Street View
Led Zeppelin: teaser do relançamento do primeiro álbum
Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Led Zeppelin: Veja teaser/trailer do box de luxo do 1º remaster
Mais capas de álbuns: a história do rock no Google Street View
Led Zeppelin: Organizador do Glastonbury prevê reunião da banda
Astros do Rock: como seriam suas versões tatuadas
Led Zeppelin: trilha para comercial de perfume da Dior
Doro Pesch: ouça versão de clássico do Led Zeppelin
Ultimate Classic Rock: Os 10 melhores singles de estreia
Led Zeppelin: como Jimmy Page passou a usar a guitarra gêmea
Whole Lotta Dough: os preços dos remasters japoneses do Led
Led Zeppelin: revelado o insano conteúdo dos boxes de alto luxo
Led Zeppelin: data, formatos e track list dos remasters de luxo
Lindo demais: as capas dos primeiros remasters do Led Zeppelin

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas