África: conheça os impressionantes headbangers do Botsuana

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

África: conheça os impressionantes headbangers do Botsuana


  | Comentários:

Desde seu surgimento na década de 50, passando pela psicodelia dos anos 60, o hard rock setentista e o heavy metal, predominante à partir de 1980, o rock'n'roll carrega em sua gênese uma noção conflitiva. O embate com a cultura hegemônica, ortodoxa, matenedora do statos quo, que se faz presente no rock pesado, está presente em todo o mundo, inclusive no continente originário da espécie humana, a África. Sim, existem headbangers na África, e não só na Áfria do Sul, ainda que possivelmente você nunca tenha ouvido falar disso.

O amor pelo Heavy Metal está dominando o continente africano.

No país de Botsuana, África Subsaariana (abaixo do deserto de Sahara), o fotógrafo Frank Marshall fez o ensaio fotográfico "Renegades", apresentando ao mundo os headbangers locais, que se denoninam "Batsuana". As fotos de Marshall estão expostas na galeria Rooke, em Johanesburgo, na África do Sul. Você pode conferir algumas no site da BBC Brasil:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/02/13022...

"Eles se reúnem em grupos e fazem uma entrada bem barulhenta (nos pouco frequentes shows)", afirma Marshall à BBC. "Muitos são servidores públicos, soldados, carcereiros e um era curador de museu. Alguns trabalham em escritórios ou por conta própria", revela o fotógrafo sobre a inserção social dos headbangers africanos. De forma única, as fotos de "Renegades" mostram indivíduos rebeldes que questionam estereótipos que envolvem etnia, identidade cultural e ideologia; destruindo idéias pré-concebidas e "lugares comuns" usualmente associados aos países da África subsaariana.

Headbanger "Batsuana" retratado em "Renegades" de Frank Marshall.

Frank Marshall não informa se todos do grupo moram em Gaborone, capital da Botsuana (que se tornou independente da Inglaterra em 1966), ou se Morgue Boss, Maximum, Dead Demon Rider e os demais (pseudôminos dos bangers que parecem saídos da capa do disco ¨Ace of Spades¨ do MOTÖRHEAD), são de outras cidades. Também não foi apresentado dado se os headbangers são um grupo menor entre os roqueiros da nação, ou ainda se esses se relacionam com a cena underground de outros países africanos. Não obstante essa omição no projeto fotográfico, sabemos que onde houver acesso à cultura e à informação, o rock pesado estará junto; pois aqueles que amam e vivem o Heavy Metal são todos headbangers, independente de cor de pele, etnia ou local de nascimento. Fazemos votos que os países africanos possam se desenvolver economicamente, para haja maior circulação de bandas, discos e instrumentos musicais voltados ao metal pela região, disseminando ainda mais a cultura do Heavy Metal.

Mulheres também fazem parte do grupo

Willba Dissidente agradece a querida amiga Ana Paula Frare, sem a qual esta matéria não aconteceria.

Mais imagens foram disponibilizadas nos sites do fotógrafo Frank Marshall:

http://www.ironwarlock.com/vor_info.html
http://www.facebook.com/events/218097841563337/

Sites relacionados (em inglês / português):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Botswana
http://www.sanfrancisco.travel/events/?zventId=229384304...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas