Em 09/02/2013 | NWOBHM: New Wave Of Brazilian Heavy Metal

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

NWOBHM: New Wave Of Brazilian Heavy Metal

Por Diogo Miranda de Azevedo

  | Comentários:

A NOVA GERAÇÃO DO METAL BRASILEIRO!

O ano de 2013 chega prometendo uma verdadeira renovação para a cara do metal brasileiro. O país que é referência na arte de lançar bandas de metal pesado entra neste novo ano apresentando um verdadeiro arsenal de bandas que provavelmente seriam o que chamamos de uma possível “New Wave of Brazilian Heavy Metal” (nova onda do heavy metal brasileiro), título que inclusive uma das bandas destacadas nesta matéria, a JACKDEVIL, já usa para intitular essa nova geração de bandas que surgem com muita garra e força de vontade para mostrar que o metal brasuca de grandes bandas como o Sepultura, Dorsal Atlântica, Víper, Taurus, Stress, Korzus dentre outros titãs do que fizeram a história do heavy metal no Brasil se mantêm evidentemente vivo.

Com a mesma abreviação da cena da velha escola britânica de heavy metal (NWOBHM), na qual participava o Iron Maiden, Angel Witch, Saxon, Diamond Head, Tank, Venom entre outras, a versão brasileira revela bandas de várias vertentes do metal pesado variando do hard n’ heavy até o Thrash/Death Metal e ao que tudo indica parece estar pronta para alavancar, pois a todo o momento surgem mais bandas promissoras por toda parte do país e se essa mania continuar nós teremos uma nova febre de Heavy Metal no Brasil como há muito tempo não víamos.

Preparamos uma lista com um breve histórico de 6 bandas desta nova onda do metal nacional para você que quer conhecer e se aprofundar no assunto. Confira:

JACKDEVIL

Imagem

Com certeza se você combinasse o Slayer do “Show no Mercy” com o“Killers” do Iron Maiden, o resultado final seria o surgimento da banda maranhense JACKDEVIL, a banda transita entre o Thrash Metal e o NWOBHM, numa integração entre os estilos que tem chamado bastante atenção dos fãs e da mídia especializada, colecionando destaques e prêmios em sites nacionais e gringos. Um desses destaques foi o 1º lugar na votação de Revelação Nacional dos Melhores do Ano de 2012 pelo Whiplash.net. Sem dúvida, JACKDEVIL é uma das mais promissoras e pioneiras desta nova geração do Metal Brasuca.

Os “thrash demons”, assim chamados pelos fãs da banda, surgiram em 2011 e lançaram seu primeiro material oficial em 2012 (Under The Satan Command), e já está divulgando seu novo material que foi lançado no começo deste ano de 2013 (Faster Than Evil), e o melhor, eles disponibilizam sempre seus trabalhos de graça para download, abaixo vai o link e guardem este nome:

http://www.mediafire.com/?azrfjaknejui6ws

NERVOSA

Imagem

A Nervosa se trata de um Power Trio feminino de Thrash Metal, e que ganha notoriedade pelo trabalho que se espalha a cada dia mais rendendo admiração de muita gente, justamente por ser um diferencial em relação ao que se surge hoje. Com riffs fortes e um som marcado pela velocidade e peso; as garotas chamam atenção e arrastam bastante elogio da mídia especializada.

A banda tem uma demo, lançada até o momento (Nervosa – 2012) com três faixas que mostram muito bem a cara da banda, com influências de bandas como o Destruction e Kreator e com certeza é uma das maiores promessas do metal brasileiro.

Elas também disponibilizam para audição seu primeiro trabalho pelo próprio site da banda e você pode conferir aqui:

http://www.nervosa.com.br/p/musicas.html

VOODOOPRIEST

Imagem

O VOODOOPRIEST é a nova banda do ex-vocalista do Torture Squad, Vitor Rodrigues, e desde o começo se torna uma grande promessa para este novo ano e já tem um single lançado e site oficial disponível. O som deles se baseiam em um Thrash/Death Metal muito bem produzido. A banda mescla diversas influências que vão do próprio Thrash/Death até o Metal Tradicional.

Lançaram recentemente seu single chamado “Reborn” que impressiona pela qualidade sonora da gravação e dizem que é apenas uma prévia, pois este o ano virão muito mais novidades, ou seja, aqui está mais uma grande novidade do metal brasileiro que surge em 2013.

Para conferir o trabalho do VOODOOPRIEST, entre no site e ouça a banda:

http://voodoopriest.com.br/ptbr/

PANNDORA

Imagem

Essas garotas estão na ativa desde 2000, sua primeira DEMO foi lançada em 2003 e somente agora vem ganhando espaço na cena nacional (ainda bem, pois esta banda merece destaque). É muito fácil notar influências da escola britânica de Heavy Metal dos anos 80, com influencias de Running Wild, Wasp, Manowar... A Panndora vem em um grande embalo e recentemente lançou um clipe oficial (Cold Eyes) que vem dando o que falar. Em 2011 o Panndora lançou o álbum “Heretic’s Box” e tem turnê prometida para o nordeste do Brasil.

O Panndora conquista cada dia mais fãs e inclusive fora do país, pois já foram citadas em blogs e sites internacionais e quem quiser descobrir um pouco do Heavy Metal das meninas paranaenses é só clicar no link abaixo e ouvir:

http://www.myspace.com/panndoraband

FÚRIA LOUCA

Imagem

Outra banda maranhense que ultimamente conseguiu se destacar foi a Fúria Louca. Da mesma terra da JACKDEVIL, os caras fazem um trabalho mais diferente das bandas citadas aqui, pois misturam o hard rock de bandas como Def Leppard, Twited Sister e vai até o Heavy Metal produzido pelo Ozzy e Saxon nos anos 80, ou seja, é o que chamaríamos de Hard N’ Heavy. O que mais chama atenção nesta banda é a diversidade sonora e a maneira moderna que soam, mas sem perder o feeling oitentista herdado pelo Heavy Metal.

A Fúria Louca também disponibilizou seu primeiro trabalho lançado no ano passado intitulado com o mesmo nome da banda para download grátis na internet e se quiser conhecer clique abaixo:

http://furialouca.com.br/download/

SHADOWSIDE

Imagem

A Shadowside existe já faz bastante tempo, mas somente em 2005 eles começaram a ganhar o espaço merecido, pois a Shadowside é uma das bandas mais promissoras que o Brasil possui hoje.

Liderados por Dani Nolden, a banda já possui três CDs na discografia e arrecada a cada dia mais admiradores.

A banda se prepara agora para fazer shows ao lado do Gamma Ray e Helloween, e com certeza, nos representará com excelência, mostrando o poder do Metal Brasuca. Atualmente está trabalhando na divulgação do seu novo trabalho intitulado de Inner Monster Out e já é chamada por alguns de “Brazilian Metal Hurricane”.

Para conhecer mais sobre esta magnifica banda, clique no site abaixo, que separamos para você descobrir um pouco mais do heavy metal tradicional e muito bem executado:

http://www.shadowside.ws/index.html

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Jack Devil"
Todas as matérias sobre "Nervosa"
Todas as matérias sobre "Voodoo Priest"
Todas as matérias sobre "Panndora"
Todas as matérias sobre "Fúria Louca"
Todas as matérias sobre "Shadowside"

Shadowside: Dani Nolden envia mensagem aos fãs de BH
Blog Sutil Como Uma Granada: Musas do rock/metal nacional
Shadowside e Angra: show em BH oficialmente confirmado
Shadowside: criatividade que gera crescimento!
Shadowside: vocalista agradece por ter ganho eleição
Heavy Metal: Warner exibe documentário sobre a cena no Brasil
Shadowside: "Este é o melhor momento da nossa carreira"
Shadowside: "temos que parar com essa rivalidade sem sentido"
Shadowside: existem bandas ruins no Metal e coisas boas fora dele
Shadowside: entrevista ao vivo neste domingo à Rádio Corsário
Shadowside: data de lançamento de novo videoclipe
Shadowside: Dani Nolden convoca fãs para festival no RJ
Shadowside: "Ninguém escutava Dio porque ele era bonito"
Sphaera Rock Orchestra: Dani Nolden é a vocalista do grupo
Shadowside: no lineupo do Sphaera Rock Orchestra

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Diogo Miranda de Azevedo

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas