The Doors: os primeiros passos do grupo americano

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

The Doors: os primeiros passos do grupo americano

Por Osvaldo Ettiene | Fonte: My Space da banda, Wikipedia

  | Comentários:

No final de 1965, os membros do grupo THE DOORS bateram a porta de praticamente todas as grandes gravadoras americanas, em busca de alguma que aceitasse produzir um disco com suas músicas. A coisa não estava indo tão bem quanto Jim Morrison, Ray Manzarek e John Densmore imaginavam. Para começar: o guitarrista da banda, Rick Manzarek (irmão do tecladista Ray), decidiu abandonar o grupo. Essa brecha abriu espaço para a entrada na banda de um músico incrivelmente talentoso e inspirado: Robby Krieger. Jim e John fizeram um teste com o candidato e Morrison logo se impressionou com o som que Robby produziu em sua Gibson, usando um slide guitar: “Pronto, ele tem que fazer parte do grupo”, decretou.

Agora, com os quatro membros em sintonia e realmente focados em se tornar uma das maiores bandas do mundo, os DOORS retomaram as tentativas de achar uma gravadora. Para ter sucesso, a banda gravou uma demo simples, incluindo músicas como “Hello, I Love You”, “Moonlight Drive” e “My Eyes Have Seen You”. A demo foi rejeitada na Capitol e na Dunhill Records, tendo sido finalmente ouvida por mais de 10 segundos na Columbia. Um caçador de talentos, Billy James, gostou do som e ofereceu a banda um contrato simples. Já era algo.

Os primeiros shows foram no London Fog; uma espelunca que mal cabia os integrantes do grupo no palco. Para tocar lá eles precisavam ser aprovados em uma audição, então em uma noite Jim Morrison teve a ideia de chamar todos os amigos da banda para o local. Eles queriam impressionar o dono, mas sobretudo o alvo daquele plano era que o som da aglomeração atravessasse as paredes e chegasse até o “Whisky a Go Go”, principal bar da época e que ficava a poucos metros do London Fog. Depois de algumas horas o bar, normalmente vazio, estava lotado de clientes bebendo cerveja e consumindo. Jesse James, o dono, ficou em estado de êxtase e no final daquela noite os DOORS estavam contratados.

Os Doors se apresentando no London Fog

Mas a animação durou pouco. Logo depois a banda sofreu um baque ao ter o seu contrato com a Columbia rescindido. Enquanto isso no London Fog, passados poucos meses da empolgação inicial, as coisas iam de mal a pior com a falta de público. Então Jim Morrison usou suas armas e fisgou Ronnie Harran, uma garota que agenciava bandas para tocar no Whisky a Go Go. A agente ofereceu aos DOORS uma vaga como banda da casa, para abrir shows dos grandes grupos. Foi um importante passo para que eles ganhassem visibilidade. O som dos californianos logo mexeu com os ouvidos de quem frequentava o Whisky, e eles impressionaram Jac Holzman, fundador e cabeça da Elektra Records. Holzman ofereceu aos DOORS um contrato com a Elektra, se comprometendo a gravar três discos com o grupo. Os DOORS comemoram o primeiro grande contrato com uma gravadora que parecia disposta a realmente investir em seu som. Entre outras coisas, Holzman prometeu aos DOORS um anúncio em outdoor, todo iluminado, na Sunset Strip, rua onde ficava o Whisky a Go Go.

Simplesmente nomeado de “The Doors, O álbum de estreia do grupo tinha sucessos como “Break on Through”, “The End e “Alabama Song”. As críticas foram, em geral, positivas. Publicações como Crawdaddy!, Hullabaloo e Rolling Stones elogiaram a performance da banda: “O impacto do álbum de estreia do THE DOORS é enorme. Os DOORS moldaram o rock numa música que vislumbra um panorama de violência e hedonismo, de revolta e caos, e a banda acolhe essa perspectiva de braços abertos”, dizia a Rolling Stone.

Em 22 de julho de 1967, um fato entrou para a história da banda: “Light My Fire” alcançou o primeiro lugar na lista da revista Billboard, ficando por lá durante três semanas. Os DOORS estavam finalmente no topo. Mas faltava algo; eles precisavam ser vistos, não apenas ouvidos. Então em 17 de setembro, a banda se apresentou no “Ed Sullivan Show”, famoso programa exibido aos domingos, e assistido em massa pelas famílias americanas. Entre outros artistas, foi lá que Elvis Presley chamou a atenção dos EUA. A apresentação da banda tocando “Light My Fire” é mundialmente conhecida, e reconhecida como o fato que impulsionou de vez a carreira dos DOORS.

Publicação da Billboard, com Light My Fire no topo

Apresentação no Ed Sullivan Show

Depois disso, os DOORS eram finalmente uma banda famosa. O próximo passo era a gravação de mais um álbum, que consolidaria o sucesso do grupo. Mas essa história fica para depois.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Doors"

Separados no nascimento: Jim Morrison e Benji
Ultimate Classic Rock: Os 10 melhores singles de estreia
The Doors: livro que pertenceu a Jim é avaliado em 10 mil dólares
Doors: Krieger gostaria que The End fosse tocada em seu funeral
The Doors: "People are Strange" na voz de John Connor?
Rock Stars: como se pareceriam alguns se não tivessem morrido
The Doors: coletânea especial será lançada na Black Friday
The Doors: há exatos 40 anos, banda fechava as portas
The Doors: membros remanescentes planejam tributo a Manzarek
Rock e cinema: veja grandes astros e seus intérpretes no cinema
The Doors: tributo a Ray Manzarek com ex-integrantes
Doors: Densmore e Krieger planejam show em homenagem a Manzarek
Na cadeia: astros do rock que foram enjaulados
The Doors: When the keyboard's over Turn out the lights!
The Doors: as dez melhores músicas com Manzarek, segundo a UCR

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Osvaldo Ettiene

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas