WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Grunge: revival da cena vem de Minas Gerais

Por Kely Elali Matos | Fonte: Jornal Tribuna Alpina |

Após mais de vinte anos do estouro do chamado Seattle Sound, com o movimento Grunge (encabeçado por bandas como NIRVANA, PEARL JAM, entre outras), a sonoridade suja e cheia de alma dos anos 90 parece estar inspirando uma nova cena de Rock N’ Roll no Brasil a partir de Minas Gerais.

Dois grupos pelo menos merecem certa atenção: a banda MAD SNEAKS e o artista solo LINCOLN. Ambas vindas do Sul de Minas, de uma cidadezinha pouco conhecida chamada Alpinópolis, com pouco mais de 20000 habitantes e nenhum espaço para o Rock N’ Roll. Talvez o clima caipira opressor tenha ajudado na formação da sonoridade desses grupos, que buscaram inspiração nas clássicas bandas de Seattle para moldarem sua música.

MAD SNEAKS já começa a se destacar na cena, com a premiação do Conexão VIVO Movida que garantiu destaque ao grupo após ganharem como melhor videoclipe com “Rótulo”, com arte do também mineiro Thiago Akira (trabalhos com GRITANDO HC, CATEDRAL, NX ZERO, entre outros) e direção do líder da banda, Agno Santos. A MAD SNEAKS vem aumentando seu público a partir de então, usando principalmente os recursos de divulgação da Internet. O trio liderado por Agno acaba de lançar de forma digital seu primeiro álbum (totalmente autoral e cantado em português) “Incógnita”, lançado de maneira independente.

MAD SNEAKS- “Rótulo”:

Já LINCOLN é o projeto autoral solo de um antigo músico de bandas cover local. Com letras em português e sonoridade sem sutilezas, LINCOLN acaba de lançar um EP com três faixas também disponibilizado de maneira digital e produzido de forma independente. Assim como a MAD SNEAKS, LINCOLN nada contra a corrente do que é viável musicalmente não só no interior (de onde os grupos surgiram), mas no Brasil, onde a música de guitarras ainda não tem o devido espaço e respeito.

LINCOLN- “Escura (lyric video)”:

A semelhança com os grupos Grunge está no visual largado dos músicos e na sonoridade crua buscando expressar muito mais “feeling” do que técnica, sem se limitar a isso. As angústias cantadas em letras que fogem da mesmice do atual Rock em português, aliadas a uma sonoridade suja e direta criam o elo de ligação entre o novo som de Minas Gerais e a última revolução do Rock Mundial. E serve de opção (ou até inspiração) para aqueles jovens que ainda não se conformaram que o Rock N’ Roll no Brasil tem que se adequar a imposições para chegar.

MAD SNEAKS: facebook.com/madsneaks
LINCOLN: facebook.com/lincolnrocks

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre Mad Sneaks
Todas as matérias sobre Lincoln

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Kely Elali Matos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Iron Maiden: o pior momento de Bruce Dickinson no palcoIron Maiden
O pior momento de Bruce Dickinson no palco
Novas caras do metal: 40 bandas que você precisa conhecerNovas caras do metal
40 bandas que você precisa conhecer
Vinícius Neves - O apresentador do Stay Heavy mostra sua coleçãoCollectors Room
Vinícius Neves, do Stay Heavy, mostra a sua coleção