Bumerangue: Labyrinth e Vision Divine, membros que vão e voltam

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Bumerangue: Labyrinth e Vision Divine, membros que vão e voltam


  | Comentários:

Inicialmente, a intenção desta matéria pode ter os mesmos conceitos do "Bola de neve do metal", mas com um pouquinho de diferença. No caso das duas bandas que citaremos aqui, não é bem uma bola de neve, mas sim uma espécie de "bumerangue".

Então, batizando este post de "Bumerangue Italiano", poderemos ver que realmente houve um vai e vem nestas duas bandas que iremos analizar. As bandas italianas LABYRINTH e o VISION DIVINE.

Mais uma vez, quero deixar claro que a intenção destas postagens são apenas por curiosidade, pois alguns fãs sempre tiveram ou tem a vontade de saber de curiosidades sobre os músicos que passaram, saíram e voltaram para suas bandas preferidas.

Vamos lá, começando pelo Labyrinth:

O Labyrinth surgiu em 1991 contando com os seguintes membros em sua formação: Franco Rubulotta na bateria, Luca Contini no teclado, Andrea Bartoletti no baixo, Andrea Cantarelli na guitarra, Olaf Thorsen na guitarra e Fabio Lione nos vocais.

Abaixo podemos ver uma imagem da formação clássica do Labyrinth:

Imagem

Já que se trata de um "bumerangue", logo aqui podemos ver que tivemos dois nomes em comum, Fabio Lione e Olaf Thorsen, que mais tarde tocariam juntos no Vision Divine. Uma coincidência... o primeiro nome segerido por Olaf para o Labyrinth era "Vision", e o guitarrista também planejava um álbum solo que se chamaria "Divine". Juntando as peças, temos Vision Divine.

O Labyrinth já teve um desfalque logo no começo, quando o baixista Andrea Bartoletti deixou o grupo para a entrada de Cristiano Bertocchi que mais tarde passou pelo Vision Divine, como veremos mais a frente.

Também no mesmo ano, surgia uma outra banda que vale muito a pena ser citada aqui e que poderia até ajudar a criar uma "bola de neve". Estamos falando do ATHENA. Esta banda teve dois membros em comum com o Labyrinth e o Vision Divine. Primeiramente Fabio Lione mais uma vez, e o baterista que também tocou no Vision Divine, Matteo Amoroso.

Formação clássica do Athena

Voltando ao Labyrinth, Fabio Lione já havia deixado o grupo para se juntar ao RHAPSODY. Além dele, o baterista Franco Rubulotta e o tecladista Luca Contini também deixam o grupo. Em seus respectivos lugares, entram o então atual vocalista do Labyrinth, Rob Tyrant, seguido pelo tecladista Andrea De Paoli e o baterista Mattia Stancioiu, ambos que mais tarde integrariam o Vision Divine, juntamente com Olaf Thorsen e Fabio Lione.

Então com isso, o Labyrinth passou a contar com a seguinte formação: Rob Tyrant nos vocais, Mattia Stancioiu na bateria, Andrea De Paoli no teclado, Olaf Thorsen na guitarra, Cristiano Bertocchi no baixo e com Andrea Cantarelli ainda como guitarrista do grupo, como podemos ver na imagem abaixo:

Imagem

Depois de tudo isso, como foi dito no começo, Olaf pretendia formar outra banda a partir do Labyrinth, então surgiu o Vision Divine.

Formação clássica do Vision Divine

A formação inicial contava com Fabio Lione nos vocais, Olaf Thorsen na guitarra, Mattia Stancioiu na bateria, Andrea De Paoli nos teclados e Andréa "Tower" Toriccini no baixo. Mais tarde, eles tiveram a inclusão do guitarrista Federico Puleri, em 2001.

Mas ainda em 2000, houve um fato curioso ocorrido aqui no Brasil. Na turnê que o Vision Divine fez em divulgação de seu primeiro álbum "Vision Divine", a banda decidiu trazer também o Labyrinth, já que as duas bandas tinham praticamente os mesmos músicos.

Esta formação do Vision Divine durou pouco, só com os álbuns "Vision Divine" de 1999 e "Send Me An Angel" de 2002. As coisas estavam acontecendo ao mesmo tempo com as duas bandas. Já que eram quase a mesma.

Enquanto isso no Labyrinth, Olaf abandonava o seu posto para se dedicar exclusivamente ao Vision Divine. Com o Vision Divine foi a mesma coisa, o teclasita e o baterista, Andrea De Paoli e Mattia Stancioiu, respectivamente, abandonam o grupo para se dedicarem ao Labyrinth.

Com tudo isso acontecendo, Fabio Lione já não era mais vocalista do Vision Divine, passando então a se dedicar somente a sua principal banda, o Rhapsody. Com o Labyrinth se reformulando e se estabelecendo, no Vision Divine também não foi diferente. Depois deste período, as duas bandas se concretizaram com as formações a seguir:

2º formação clássica do Labyrinth: Andrea Cantarelli (guitarra), Rob Tyrant (vocal), Andrea De Paoli (teclado), Cristiano Bertocchi (baixo), e Mattia Stancioiu (bateria)

No Vision Divine, a banda seguiu com a seguinte formação:

Michele Luppi no vocal, Oleg Smirnoff no teclado, Matteo Amoroso na bateria, Andrea "Tower" Torricini no baixo, Federico Pulerik na guitarra e Olaf Thorsen na guitarra

Imagem

Agora contando os anos de 2005 à 2007, tanto o Labyrinth quanto o Vision Divine, sofrem baixas em suas formações. Houve trocas e saídas, Andrea "Tower" Torricini decide deixar o Vision Divine, e nisso houve uma troca entre as duas bandas. O baixista Cristiano Bertocchi sái do Labyrinth e se junta ao Vision Divine.

Oleg Smirnoff também deixou o Vision Divine juntamente com o baterista Matteo Amoroso, sendo Alessio "Tom" Lucatti e Alessandro Bissa seus substitutos, respectivamente. No Laybrinth, Rob Tyrant assume o baixo, a essa altura, o guitarrista Pier Gonella já estava no grupo.

Sendo assim, a formação de cada grupo ficou da seguinte forma:

Labyrinth:

Imagem

Vision Divine:

Imagem

O tempo foi passando e o bumerangue indo e voltando. O Labyrinth conseguiu se manter com esta formação, mas Rob Tyrant sentiu a necessidade de contratar um baixista. Então o vocalista contou com seu companheiro de VANEXA, o baixista Sergio Pagnacco.

Imagem

As duas banda não estavam tão na ativa quanto antigamente, mas alguns fatos aconteceram e ajudaram a dar um up em ambas. Primeiramente com o Vision Divine, devido a saída do vocalista Michele Luppi, que resolveu se dedicar a sua outra banda, o MR. PIG, todos achavam que seria difícil o grupo arrumar um substituto à altura. Mas quando ninguém mais tinha esperanças, eis que surge (retona) Fabio Lione, para assumir os vocais novamente.

Então a formação ficou a seguinte: Fabio Lione no vocal, Olaf Thorsen na guitarra, Cristiano Bertocchi no baixo, Federico Puleri na guitarra, Alessio Lucatti no teclado e Alessandro Bissa na bateria.

Imagem

Mas um outro fato aconteceu no Vision Divine, que fez com que quase a formação da banda estivesse presente, o retorno do baixista Andrea "Tower" Torricini. Então a formação que vemos hoje no Vision Divine ficou sendo a seguinte:

Imagem

Agora no lado do Labyrinth, houve duas baixas na formação. O guitarrista Pier Gonella ficou até 2009 deixando o grupo logo depois, o baterista Mattia Stancioiu também resolveu abandonar a banda para se envolver com projetos de estúdio. Mas para dar uma forcinha ao grupo, com a mesma surpresa que Fabio Lione foi para o Vision Divine, assim aconteceu com Olaf Throsen voltando para o Labyrinth. Enfim, podemos ver na foto abaixo a formação recente do Labyrinth.

Rob Tyrant no vocal, Olaf Thorsen na guitarra, Andrea Cantarelli na guitarra, Sergio Pagnacco no baixo (não está na foto), Andrea De Paoli no teclado e Alessando Bissa na bateria

Os álbuns mais recentes das duas bandas são, "Destination Set To Nowhere" (2012) - Vision Divine e "Return to Heaven Denied Pt. II: 'A Midnight Autumn's Dream'" (2010) - Labyrinth.

Dois fatos curiosos para encerrar.

1. De todos estes músicos que já passaram pelas duas bandas, o único membro que permanece até hoje em sua banda de origem, é o guitarrista Andrea Cantarelli, do Labyrinth.

2. E o outro fato é que o baterista Alessando Bissa toca nas duas bandas hoje em dia.

Realmente, nessas bandas italianas, o bumerangue vai e volta... o tempo todo.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Labyrinth"
Todas as matérias sobre "Vision Divine"

Thiago Bianchi e Russel Allen: Galeria de imagens do Workshow
Angra: vídeo da primeira sessão de fotos com Fabio Lione
Angra: Fabio Lione responde perguntas dos fãs em vídeo
Fabio Lione: sim, ele é um membro de verdade do Angra
Angra: novo DVD com Fabio Lione disponível em todo Brasil
Angra: novo show em SP celebra 20 anos de "Angels Cry"
Angra: conheça a capa oficial do DVD comemorativo
Angra: vídeo-resenha do show de 20 anos no Caravela Virtual
Angra: confira vídeos da apresentação em Recife
Angra: All That Metal faz resenha do show em Porto Alegre
Angra: como foi a apresentação com Fabio Lione em Porto Alegre
Angra: expectativa pelo retorno ao Circo Voador
Vision Divine: banda divulga música demo em sua página
Vision Divine: apresentação única no Brasil neste domingo
Vision Divine: vocalista do Seventh Seal fala sobre show em SP

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas