Roger Waters: o Rock, a Sociedade e a Causa Palestina

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Roger Waters: o Rock, a Sociedade e a Causa Palestina


  | Comentários:

Ouvindo Pink Floyd eu não tive somente música para agradar aos ouvidos. Cada álbum que lançava, trouxe envolvido em peculiar engenharia musical, o retrato do período em que fora concebido, compondo um mosaico de existencialismo, crítica social e grito de manifesto. Tal estrutura, em grande parte, se deu pela atormentada e genial alma de Roger Waters, ex-líder, baixista e compositor da banda.

Imagem

Afastado dos demais membros do grupo, partiu para a produção de discos solo, com as mesmas angústias que permeavam o mundo, desde o final dos anos 60 ao começo dos anos 80. Em 21 de julho de 1990, fez um monumental show em Berlin, na comemoração da queda do muro que dividiu como uma lâmina, o bom senso e a condição humana. Numa fusão de teatro, coral, orquestra e banda militar, somando a presença de diversos músicos de sucesso, realizou uma versão ao vivo do álbum The Wall (1979 - que ganhara incrível estética no cinema com o genial filme hononimo de Alan Parker, em 1982 - com roteiro do próprio Waters), considerado até hoje um dos marcos da história do rock e um dos maiores shows de todos os tempos.

3 de abril de 2012, estádio do Morumbi, São Paulo. Roger Waters já havia se apresentado dois dias antes, causando grande impressão para os fãs. No público, como é habitual, as gerações se alternavam nos espaços com sua ansiedade pulsante. Um grande aparato tecnológico, reproduz imagens antigas e contemporâneas, intercaladas com psicodelia, palavras de ordem, cenas do filme e em um muro que aos poucos vai sendo construído para, na apoteose do espetáculo, vir abaixo! Um porco inflável voador, um avião descontrolado que cai no palco e explosões pirotécnicas adornam as canções e completam o grande delírio coletivo. As execuções de "Mother", "Googbye Blue Sky", "Young Lust", e "Bring the boys back home" beiraram o inacreditável!

Imagem
O mundo ainda tem muros insanos, como o que divide os povos de Israel e Palestina. Waters adotou a militância da causa dos palestinos (subjugados violentamente em suas terras) declarando a criação de um Fórum Social Mundial Palestina Livre, que ocorrerá no Brasil com sua presença (texto que está na íntegra no link http://www.icarabe.org/noticias/roger-waters-anuncia-forum-social-palestina-livre). O rock, acusado de envelhecimento, pode ser considerado na verdade, um "velho" maduro e sábio. Melhor do que ninguém, soube e sabe olhar para a sociedade, dar-lhe a mão ou as costas, cantar para ela e gritar em sua direção. Em sua obra, Roger Waters fez com que eu entendesse que posso ser mais do que um tijolo no muro.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Roger Waters"
Todas as matérias sobre "Pink Floyd"

Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Pink Floyd: Rolling Stone lança edição especial sobre a banda
Pink Floyd: entenda o "estilo Gilmour" de tocar guitarra
Mustaine: uma nota de Gilmour vale mais que muitos solos
Pink Floyd: banda ganhará exposição multi-sensorial
Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock
Pink Floyd: DSOTM - o que escutar antes do fim do mundo?
Alan Parsons Project: Um álbum de audição agradabilíssima
Hunger: uma versão bem mais pesada de "Another Brick In The Wall"
Pink Floyd: um inusitado tributo a Syd Barrett
Pink Floyd: Shine On... a atmosfera Syd Barrett
Pink Floyd: E do caos nasceu "The Wall" - Primeira Parte
Em 05/01/1974: Pink Floyd tenta fazer um álbum sem instrumentos
Pink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns
Pink Floyd: em edição especial da Rolling Stone britânica

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Adriano Carlos Tardoque

Adriano C. Tardoque, 38 anos, Historiador, Pesquisador e Técnico em Museus. Estudou a História Social do Rock, com predileção pela contracultura e sua reverberação. Blog pessoal: www.sonoropanegirico.blogspot.com.

Mais matérias de Adriano Carlos Tardoque no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas