Brian Jones: as gaitas de Pan no festival de Joujouka

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Brian Jones: as gaitas de Pan no festival de Joujouka

Postado por Aline Luz | Fonte: Joujouka.org

  | Comentários:

Misticismo, experiencias e descobertas de um europeu famoso na África.

Em 1968, BRIAN JONES viajou ao Marrocos para assistir ao JouJouka Festival, que acontece na vila de JouJouka em Ksar-el-Keber.

Introduzido na vila por Mohamed Hamri, um artista marroquino que começou a promover o festival entre os poetas da Beat Generation, BRIAN JONES acabou gravando um disco: "The Pipes Of Pan At JouJouka" (As gaitas de Pan em JouJouka), que foi lançado em 1971, dois anos após sua morte.

Imagem
O festival de Joujouka é um evento tradicional e religioso, que acontece todos os anos e celebra os ritos Sufis (o Sufismo é um ramo místico do Islamismo).

Em 1968 houve uma celebração dedicada à figura de Boujeloud, um mito sufi, que foi identificado por William S. Burroughs e Brion Gysin como uma versão de Pan, deus grego da música.

William S. Burroughs e Brion Gysin (o primeiro foi um famoso escritor norte-americano e ícone Beatnik, o segundo um pintor inglês surrealista e criador da escultura cinética "Dream Machines"), estão entre as primeiras celebridades a conheceram o festival de JouJouka. Eles foram até lá também por intermédio do pintor marroquino (e nativo da vila) Mohamed Hamri.

Brion Gysin conheceu Mohamed Hamri durante a época em que viveu em Tangêr, uma cidade paradisíaca na costa norte do Marrocos. Gysin era um artista interessado em culturas não-européias, religiões antigas, religiões orientais e misticismo. Depois de conhecer a vila de Joujouka, resolve abrir um restaurante em Tânger, chamado "1001 Nights", em parceria com Mohamed Hamri. Por lá comparecem William S. Burroughs e, mais tarde, Brian Jones, que estava de passagem com os ROLLING STONES em Tânger, no ano de 1967. Brian Jones acabou retornando no ano seguinte.

A música tocada no festival da vila de Joujouka inclui tambores, gaitas e vozes ritmadas, numa pulsação que dura horas e que leva ao transe. Os músicos que a executam são conhecidos como Masters Musicians of JouJouka (mestres músicos de JouJouka). São todos Sufis e a banda é uma tradição herdada de pai para filho.

Imagem

Após a ida de BRIAN JONES ao festival, este passou a ser frequentado por muitas celebridades, e continua até hoje. Visitar a vila hoje em dia é possível, porém muito mais difícil: é preciso uma autorização e são permitidas poucas pessoas por vez, para que assim o festival possa continuar sendo experimentado com naturalidade e seriedade.

O registro sonoro obtido por BRIAN JONES contém apenas uma amostra muito pequena do que é o festival ao vivo. O disco dura cerca de 30 minutos, mas cada faixa durou na verdade entre 3 e 4 horas. Segundo fontes, o plano inicial de Brian era utilizar as gravações como possíveis samplers para músicas dos ROLLING STONES.

Blog oficial do Joujouka Festival:
http://brianjonesjoujoukafestival.blogspot.com.br/

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Rolling Stones"

Mick Jagger: Luciana Gimenez diz que ele a usou para ficar famoso
Astros do Rock: como seriam suas versões tatuadas
Mick Jagger: L'Wrenn Scott deixou US$ 9 milhões para ele
Rock in Rio: Fim do mistério, The Rolling Stones em Lisboa
Rolling Stones: banda publica mensagens de apoio a Mick Jagger
Rolling Stones: Público assiste banda que tem medo de arriscar
Mick Jagger: tabloide conta como ele soube da morte da namorada
Rolling Stones: Jagger se manifesta sobre suicídio da namorada
Rolling Stones: show cancelado após morte da namorada de Jagger
Mick Jagger: Namorada do músico é encontrada morta
Rock In Rio: Stones no Brasil em 2015 pode ser a surpresa?
Rolling Stones: censura ataca banda na China
Rolling Stones: fazendo lenda na China
Bon Jovi: no topo dos que mais faturaram com o rock em 2013
Rolling Stones: estreando música de 40 anos no Japão

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Aline Luz

Formada em Artes Visuais e fã dos Rolling Stones desde criança. Ama o rock psicodélico em todas as suas variantes, a contracultura e quase tudo o que se refira aos anos 60, além do rock como um todo.

Mais matérias de Aline Luz no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas