30 Anos De Titãs

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

30 Anos De Titãs

Por Lucas Troglio | Fonte: Titãs Site Oficial

  | Comentários:

15 de outubro de 1982: o primeiro show oficial dos “Titãs do Iê Iê”. A banda que na época era um noneto, formado por colegas de escola e amigos em comum, dava seu primeiro passo para em seguida marcar a história da música brasileira. Arnaldo Antunes, André Jung, Branco Mello, Ciro Pessoa, Nando Reis, Marcelo Frommer, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto iniciaram no underground paulistano tocando em lugares um tanto quanto exóticos para uma banda de rock. Estilo a parte, hoje os TITÃS desenvolveram com o passar dos anos músicas tão diferenciadas que se tornaram únicos no rock nacional.

Imagem

Logo a banda fez um contrato com a WEA, Ciro Pessoa deixou a banda e de “Titãs do Iê Iê” passou a ser apenas “TITÃS”. O primeiro LP (Titãs-1984) trouxe uma série de músicas que se tornaram hits. Embora neste momento apenas “Sonífera Ilha” tenha feito sucesso, outras como: “Marvin”, “Go Back” e “Querem Meu Sangue” vieram a se tornar populares com o tempo. O disco marca as primeiras aparições da banda na televisão em programas consagrados como Raul Gil e Chacrinha.

Imagem
Em 1985 Charles Gavin substitui André Jung nas baquetas, tendo no currículo bandas como IRA! e RPM. Com produção de LULU SANTOS o segundo LP “Televisão” assim como o primeiro não teve grande sucesso de vendagem. Os Titãs tinham contrato de 3 discos com a WEA, e após dois fracassos comerciais, agora era tudo ou nada. Para aumentar o clima de tensão, Arnaldo Antunes e Tony Bellotto foram presos por porte de heroína. Foi neste clima que a banda decidiu apostar todas as fichas, e com produção de Liminha (ex-baixista dos MUTANTES), criar um dos discos mais importantes do rock no Brasil: o LP “Cabeça Dinossauro” (1986).

O disco mais do que polêmico, logo chegou à marca de 300 mil cópias vendidas, e as rádios não paravam de tocar músicas como “Família”, “Polícia”, “Igreja”, “Homem Primata”, “O Que”, e “Bichos Escrotos”. Nesta última, as rádios pagavam multas por tocarem a música que possui o trecho “...Vão se foder!”, mas os pedidos eram tantos que as rádios preferiam tocar a música. O disco possui tantos hits, que mais parece uma coletânea.

No ano seguinte, outro excelente disco era lançado pela banda: “Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas” (1987). Trouxe faixas como “Lugar Nenhum”, “Comida”, “Diversão” e “Desordem” que se tornaram grandes sucessos. Este é sim onde foi atingido o ápice de toda a criatividade destes grandes músicos. Em 1988 os Titãs tocaram no Festival de Jazz de Montreux. A apresentação na Europa rendeu um disco ao vivo, “Go Back” que se tornou um sucesso estrondoso, faixas como “Go Back” e “Marvin” dominavam as rádios naquele ano.

Em 1989 os Titãs lançaram o que foi chamado de “o disco mais bem produzido da história do Brasil”, Õ Blésq Blom. De fato é muito bem produzido e com composições fantásticas, como “Flores” e a esquizofrênica “O Pulso”. O disco tem como diferencial a inspiração no casal Mauro e Quitéria, que a banda conheceu na Praia da Boa Viagem, inclusive a primeira faixa e a última são cantorias do casal nordestino. E como bônus o videoclipe de “Flores” rendeu um MTV Vídeo Music Awards, quando ainda não existia a filial brasileira.

Imagem
Com tudo até então realizado, a banda lançou um disco que foi duramente criticado, “Tudo Ao Mesmo Tempo Agora” (1991). O disco é mais pesado do que os anteriores e possuí letras um tanto quanto peculiares. Como exemplos podemos citar as músicas “Clitóris”, “Isso Pra Mim É Perfume” e “Saia de Mim”. Arnaldo Antunes decide então deixar a banda, e dedicar-se à sua carreira solo e trabalhos com literatura e artes plásticas. Com a toda a crítica contra eles, os Titãs continuam na briga com um disco mais pesado ainda e mais polêmico. Em 1993 “Titanomaquia” chega às lojas, com músicas que deixam bem claro que a banda não se importava com a crítica. O disco foi produzido por Jack Endino, que também produziu artistas como NIRVANA, BRUCE DICKINSON. Faixas como “Será Que É Isso Que Eu Necessito?, “Nem Sempre Se Pode Ser Deus” e “A Verdadeira Mary Poppins” tornaram-se clássicos da música pesada em nosso país.

Estava na hora de voltar à pegada de Õ Blésq Blom. Em 1995 chega às lojas “Domingo”, disco muito bom, porém as letras mostram o cansaço que as longas turnês vinham causando nos integrantes. Domingo foi um sucesso, e faixas como “Tudo O Que Você Quiser”, “Domingo” e “Eu Não Aguento” foram muito tocadas. Mas isso tudo nem se comparou ao sucesso que estava por vir.

Imagem
A banda que era conhecida pelo exagero sonoro e músicas fortes, lançou em 1997 o “Acústico MTV”, resultado: 1,7 milhões de cópias vendidas. Com participações de MARISA MONTE, JIMMY CLIFF, ARNALDO ANTUNES e RITA LEE, o CD rendeu um disco de diamante para a banda e uma turnê de muito sucesso. Em seguida, outro enorme sucesso. “Titãs Volume Dois” (1998) trouxe releituras de músicas da banda e um cover do clássico “É Preciso Saber Viver” (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos).

Em 1999 os Titãs trazem aquele que julgo como o trabalho mais fraco da banda, um disco de versões. “As Dez Mais” trouxeram sucessos de grandes artitas brasileiros como ULTRAJE A RIGOR, MAMONAS ASSASSINAS, RAUL SEIXAS, TIM MAIA, entre outros. O disco vendeu super bem, o público gostou do que ouviu. Mas ainda acho que esse grupo de músicos é muito bom para fazer covers.

2001 foi um ano triste, o guitarrista Marcelo Frommer morreu atropelado durante a produção do CD “A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana”. O disco além de ser o último com participação de Marcelo, também é o último de NANDO REIS com o grupo, que deixou o grupo para dedicar-se apenas a seu carreiro solo. O disco conta com o gigantesco sucesso “Epitáfio”, “O Mundo É Bão Sebastião”, “A Melhor Banda...” e outras excelentes músicas. “Como Estão Vocês?” lançado em 2003 foi o primeiro trabalho da banda como quinteto. É muito bom, embora haja ressalvas, conta com músicas como “Enquanto Houver Sol”, “Provas De Amor”, “Vou Duvidar”, “Eu Não Sou Um Bom Lugar” entre outras músicas muito interessantes.

Voltando a trabalhar com a MTV, em 2005 os Titãs lançam o disco ao vivo “MTV Ao Vivo”. Contando com músicas de toda a carreira da banda o CD e DVD é um registro muito bom. Em 2008, é realizada uma turnê excepcional, juntamente com OS PARALAMAS DO SUCESSO comemorando 25 anos das bandas. Foi de estrondoso sucesso, rendendo o excelente CD e DVD “Paralamas e Titãs: Juntos e Ao Vivo”. Após seis anos sem produzir nada inédito, o disco “Sacos Plásticos” (2009) é lançado. Contando com músicas muito interessantes como “Deixa Eu Entrar” (em parceria com ANDREAS KISSER), “Amor Por Dinheiro”, “A Estrada” e os sucessos radiofônicos “Porque Eu Sei Que É Amor” e “Antes De Você”. No mesmo ano o baterista Charles Gavin deixa a banda e passa a dedicar-se à sua carreira de apresentador e historiador musical.No Rock In Rio 2011 abriram o festival junto com os PARALAMAS e também fizeram um show com a banda XUTOS & PONTAPÉS de Portugal, hoje lançado em DVD.

Agora em 2012 eles chegam a 30 anos de carreira, foi lançada uma versão de luxo do disco “Cabeça Dinossauro” remasterizado duplo e com uma música inédita, além disso a banda está com duas turnês a pleno vapor. O excelente baterista Mario Fabre assumiu o posto de Charles. A turnê “Futuras Instalações” conta com os maiores sucessos dos trinta anos da banda, e como comemoração estão lotando shows tocando na íntegra o disco “Cabeça Dinossauro”. Planejam também lançar em 2013 mais um disco de inéditas.

Com todos esses anos de sucessos, e provas de que são músicos muito competentes. Os Titãs atravessaram todas as barreiras que o tempo pode trazer a uma banda. Embora existam pessoas que digam que com o tempo perderam criatividade, se venderam as rádios, tenho convicção de que os Titãs são uma das maiores, se não a maior banda do Brasil. Enquanto algumas bandas brasileiras que sucumbiram ao tempo serem lembradas com muitas honras, bandas que continuam na luta como os TITÃS, são crucificadas por se reinventarem musicalmente. Arnaldo saiu da banda mas continua compondo junto dos ex-colegas, Charles continua como parceiro e inclusive tocará na turnê comemorativa e Nando sempre será um titã. Marcelo, é a única verdadeira perda da banda. Mas Titãs sempre serão os TITÃS. Concorde ou não, o sucesso deles sempre será a conclusão.

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Titãs"

Arnaldo Antunes: O tempo tem corrido muito bem a esse sujeito
Titãs: Som Livre lançará novo álbum de inéditas
Titãs: Nando Reis comenta sobre a banda
Titãs: novo álbum da banda deve sair em maio
Titãs: clipe inédito no Rock in Rio acaba de ser lançado
Em 31/12/1984: Charles Gavin entra nos Titãs
Letras Estúpidas 2: o mais tosco e vulgar no Rock nacional
Titãs: banda anuncia lançamento de cerveja artesanal
Titãs: plágio, idéias muito parecidas ou fortíssimas influências?
Sérgio Britto: Blog do Brunocos entrevista o titã
Titãs: banda convidou Andreas Kisser para produzir novo álbum
Nando Reis: Como foi a apresentação no Musique, em Fortaleza
Titãs: voltando às raízes para o próximo álbum?
Viva Arapiraca: Detonautas e Nando Reis no cast do festival
Titãs: como foi a apresentação no Sesc Pompéia de São Paulo

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Lucas Troglio

Estudante de Caxias Do Sul (RS), apaixonado por música desde sempre. Aprecia Blues, Rock Progressivo, Hard Rock, Rock Psicodélico, Punk Rock, Funk (verdadeiro), Jazz e outras fontes de música boa. Incrivelmente eclético, crítico e teimoso, defende a música nacional boa e o rock com qualidade artística.

Mais matérias de Lucas Troglio no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas