Slash: a guitarra que gentilmente chora

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Slash: a guitarra que gentilmente chora


  | Comentários:

Confesso uma coisa: estou ficando velho e cada dia mais chato. Sabe aquele tipo “não vi e não gostei”: pouco interessado em saber qual o último lançamento de uma banda inglesa de “indie qualquer coisa” ou o ultimo trabalho de uma das “atrações” do último Rock In Rio. Meus assuntos começam em bandas que tenham no mínimo vinte anos e no meu perfil está escrito que eu não dou a mínima para as críticas – ou seja- sou um chato.

Felizmente, muitos de meus ídolos- os sobreviventes, digamos assim- também ficaram velhos e, felizmente, tão relevantes quanto antes. É bom escutar um disco novo do DEEP PURPLE é perceber que a terceira idade tem mais lenha para queimar do que noventa por cento dos “rockers” de hoje em dia- em sua maioria lamentáveis tentativas de dar ao rock n´roll algum caráter de novidade ou inteligência.

Imagem
Bom, nessa nostalgia toda, ganhei de presente “Apocalyptic Love”, o último lançamento de SLASH. Depois de ouvir, pensei em escrever uma resenha sobre o disco e desisti. SLASH não precisa de mais resenhas – nem minha e nem de ninguém – não precisa mais lançar discos, não precisa provar nada para seu ninguém.

Como tudo o que ouvi dele por todos esses anos, mais uma vez está confirmada a minha tese: envelhecer não significa nada para alguns dos seres que habitam nesse planeta. Claro que você não vai ouvir ali o guitarrista que gravou “Use Your Illusion”- a questão é essa: SLASH atualiza o som, sabe que está em 2012, mas não perde a mão - sua guitarra ainda chora e soluça como uma recém nascida.

Discípulo de MARC BOLAN e JOE PERRY, o inglês cabeludo é uma esponja no que diz respeito a filtrar o que de melhor o ambiente lhe tem a oferecer: se em 1986 tinha uma aorta punk escancarada, no ano seguinte mostrou o quanto podia ser único, gravando um clássico fora do apelo comercial descartável e vagabundo que permeava o hard daquela época.

Enquanto a maioria de seus contemporâneos insistia em solos estrambólicos, subindo e descendo escalas a quatrocentos por hora, o “mão dura” – alguém lhe chamou assim – criou, junto com IZZY STRADLIN, os riffs definitivos daqueles tempos – “Mr. Browsntone” , “You´re Crazy” e por aí vai – enxertando som quente e malandro da “antiquada” Les Paul plugado a um Marshall – simples e eficiente.

Com o passar dos anos e a introdução de novos elementos à música, SLASH não deixou por menos e tornou os solos requintados de “Estranged” e “November Rain” dignos de reverência eterna. Seja no SNAKEPIT, no VELVET, com MICHAEL JACKSON, CHIC ou com o cacete a quatro, o som está lá- é tão gravado a ferro e fogo como BB KING ou SANTANA.

Bom, como diria MARCELO NOVA- “Eu vi o futuro baby, ele é passado”. Voltarei à minha vitrola agora.

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Slash"
Todas as matérias sobre "Guns N' Roses"

Guns N' Roses: Revólveres carregados no melhor show da turnê
Guns N' Roses: Axl Rose mostra que ainda é um "cabra da peste"
Myles Kennedy: como conciliar o Alter Bridge com a banda de Slash
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do show em Recife
Guns: matéria na TV Boliviana, vídeos e entrevista com Bumblefoot
Slash: sempre bêbado nos clipes do GUNS
Steven Tyler: Ele alertou o Guns N' Roses sobre as drogas
Guns N' Roses: Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl Rose
Slash: assista ao oitavo episódio da série "Real To Reel"
Guns N' Roses: sete membros foram vítimas da lexicografia em PE
Guns N' Roses: videoclipe de "Chinese Democracy" não oficial
Slash: Sweet Child O' Mine é a música mais lucrativa e a mais gay
Guns N' Roses: Namorada de guitarrista é assaltada em Recife
Guns N' Roses: Show quase só de clássicos em Porto Alegre
Guns N' Roses: os shows em Pernambuco e no Ceará

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas