Da morte ao Mito: Dá pra sobreviver de rock?

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Da morte ao Mito: Dá pra sobreviver de rock?

Postado por Cínthia Demaria | Fonte: Da morte ao Mito

  | Comentários:

Dá pra sobreviver de rock? Sim! Contrariando o que muitos pais e professores sempre nos dizem, o rock pode ser sim, uma fonte de negócios. Ouvir e entender bem do assunto pode ser rentável para muitas pessoas. Obviamente o apreço pelo estilo precisa antes de tudo, ter um caráter profissional como qualquer outra ocupação. Entretanto, é possível ganhar um salário com um trabalho justo, se você for fera no assunto! Veja alguns cargos que podem ser bem cotados no mercado do som pesado:

Escritores e criadores de websites sobre o estilo: grandes portais beneficiam-se com a publicidade de banners de empresas de tatuagem, bandas ou eventos. É claro que o site precisa ter um conteúdo bom, com bons escritores e ser no mínimo, atualizado. Esse é um mercado bastante difundido e que está em constante crescimento, uma vez que as pessoas ouvem música cada vez mais pela internet e gostam de ler e compartilhar informações sobre bandas ou álbuns favoritos.

Formação necessária: Comunicação Social, Letras, Música ou ser ativo em produção de conteúdo para a internet.

Autores de livros ou periódicos como fanzines, revistas ou jornais: No Da Morte ao Mito sempre recomendamos alguma obra prima produzida com a pauta (principalmente) "mortos do rock". Se você entende muito de heavy metal, por exemplo, pode produzir algo específico para um público afim de consumir publicações que podem ser arquivadas em uma biblioteca.

Formação necessária: Conhecimento aprofundado em rock n’ roll. Bons pesquisadores e consolidadores de informação se dão bem nessa área!

Imagens e desenhos de ídolos: Quem não quer ter em suas mãos, uma obra de arte do ídolo? Tem gente que faz (e lucra) bastante com esse tipo de arte. São eles chargistas, que criam tirinhas para jornais, os ilustradores de Histórias em Quadrinhos ou até mesmo aqueles que vendem retratos e relíquias de bandas famosas feitas a mão.

Formação necessária: Design gráfico, Belas Artes e muito conhecimento de rock n’ roll, é claro.

Críticos de shows e eventos: Tanto a TV quanto o rádio precisam sempre, de especialistas para julgar ou avaliar um espetáculo. Alguns anos de experiência e estar sempre atualizado nas tendências do mundo da música faz desse profissional, referência no assunto.

Formação necessária: Comunicação Social ou simplesmente ter bastante embasamento teórico e prático no mundo rock.

Produção de eventos: Obviamente não há show se não houver pessoas visionárias que tragam os artistas em determinadas cidades, nas épocas corretas. Por mais que parece ser fantasioso e inimaginável trazer ao seu país a sua banda favorita, o trabalho precisa ser de primeira, com uma produção impecável para dar tudo certo.

Formação necessária: Produção de eventos.

Assessoria de Imprensa: Falar das bandas e divulgar os shows é tarefa para quem gosta de falar de música e convencer a imprensa de que aquele evento é imperdível. Esse profissional é quem muitas vezes divulga as datas dos shows e detalhes sobre as bandas.

Formação necessária: Jornalismo ou Relações Públicas.

Não consideramos os músicos, que obviamente já se beneficiam diretamente desse mercado, pois afinal, são eles quem mantém o estilo vivo.

Gostou? Compartilhe!
Se conhecer mais outras profissões derivadas do rock n’ roll, comente aqui!

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Cínthia Demaria

Jornalista, especialista em imagens e culturas midiáticas e aspirante a psicóloga. Estuda a influência dos ídolos do rock que se tornam mitos depois que morrem, no blog damorteaomito.blogspot.com.

Mais matérias de Cínthia Demaria no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas