Metal: Ascensão/Significações na República Islâmica do Irã

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Metal: Ascensão/Significações na República Islâmica do Irã


  | Comentários:

Meu nome é Gabriel Oliveira, sou estudante de Relações Internacionais e apaixonado por heavy metal e rock n' roll desde 1994, quando dos meus 7 anos de idade, momento em que conheci Iron Maiden e nunca mais larguei.

No ano de 2010, iniciei um estudo um pouco mais aprofundado acerca da cultura e história do heavy metal, despertando interesses analíticos variados e expandindo minha percepção da comunidade headbanger local e global.

Isto, culminou na formatação da minha monografia, apresentada ao curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), intitulada "Killing Yourself to Live: Ascensão e Significações do Heavy Metal na República Islâmica do Irã".

Acima de tudo, tal fato trouxe até mim uma renovação da grande paixão que já sentia pela música e sua cultura.

Creio que muitos que passam por aqui possam se interessar pelo tema, então compartilho com vocês o artigo. Qualquer comentário é bem vindo e espero que tirem proveito, inspiração e conhecimento deste agregado acadêmico heavy metal.

Dúvidas e críticas podem ser enviadas para [email protected]

Keep rocking!

Resumo:
A proposta deste artigo é explorar as origens do sub-gênero do rock n’ roll conhecido como heavy metal, suas principais expressões e ideais como um movimento cultural e nesta ótica, compreender como se dá sua entrada no Irã pós-revolução de 1979, que proíbe expressões musicais ocidentalizadas no país. Com isto, objetiva-se entender o caráter que as composições adquirem pela lente dos artistas iranianos e as significações do estilo para os membros da comunidade formada em torno da música, em uma dinâmica dual entre esta parte da sociedade civil e o governo islâmico, embasada pelo arcabouço teórico pós-colonialista, que serve como base de análise compreensiva das motivações para a interferência e repressão estatal na matéria em estudo.

Palavras-chave: Heavy Metal. República Islâmica do Irã. Pós-Colonialismo. Música. História. Cultura. Identidade. Artes.

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira tem 24 anos e possui grande paixão por heavy metal e rock n´ roll desde os 7, reside em Belo Horizonte e é vocalista, produtor de eventos graduado, além de acadêmico em relações internacionais. Busca linhas de pesquisa acadêmicas que abarquem os aspectos culturalistas nas relações exteriores e fenômenos globais, em especial ligados ao heavy metal.

Mais matérias de Gabriel Oliveira no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas