Delain

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Delain


  | Comentários:

Martijn Westerholt era ex-tecladista e irmão de um dos fundadores do WITHIN TEMPTATION, Robert Westerholt. Martijn deixou o WITHIN TEMPTATION em 2001, quando descobriu que sofria de doença de Pfeiffer.

Imagem

Assim que melhorou razoavelmente, em 2002, começou a compor como hobbie, para passar o tempo. Quando reuniu material suficiente, o músico decidiu transformar suas letras em um projeto musical. Nesta época, Charlotte Wessels era uma cantora desconhecida que morava perto de Westerholt.

Westerholt e Wessels se conheceram por acaso, e a caminho do estúdio, Westerholt a ouviu cantando e logo a pediu para escrever a letra de uma canção e vocal à parte. Percebendo que tinha encontrado uma boa compositora e uma voz típica do metal gótico, Westerholt convidou Wessels para se juntar ao projeto.

Iniciando o projeto, Westerholt teve a ajuda de seus amigos do cenário musical e, em julho de 2005, começaram as gravações do primeiro álbum oficial, após assinarem contrato com a Roadrunner Records.

O primeiro álbum, “Lucidity”, conta com participações de peso: Jan Yrlund (Lacrimosa) e Ad Sluijter (ex-Epica) nas guitarras e Ariën van Weesenbeek (ex-God Dethroned, Epica) na bateria. Foram convidados para os vocais Sharon den Adel (Within Temptation), Liv Kristine Espenæs (Leaves' Eyes) e Marco Hietala (Nightwish e Tarot), que além dos vocais também se ocupa do baixo. George Oosthoek e Guus Eikens (Orphanage) fazem os vocais guturais.

O álbum teve seu lançamento agendado para abril de 2006, mas foi adiado algumas vezes e só foi lançado oficialmente em 4 de setembro de 2006. Amostras das músicas foram disponibilizadas no site oficial, além das músicas completas “Sleepwalker's Dream”, “The Gathering” e o videoclipe da música “Frozen”. A partir do álbum também foram lançados os singles "Frozen", "See Me In Shadow" e "The Gathering", sendo o último lançado apenas para download na internet.

Originalmente concebido como um projeto musical que apresenta uma série de músicos convidados, devido à alta demanda para performances ao vivo, uma verdadeira banda foi formada. Dos que estavam presentes no primeiro album, apenas Westerholt e Wessels estariam nas apresentações ao vivo. Inicialmente, convidaram Ronald Landa para guitarra, Rob Van Der Loo para o baixo e Sander Zoer para a bateria. Esses três músicos também estariam presentes no segundo album.

No final de 2007, a banda começa a tocar duas músicas novas ao vivo, “Stay Forever” e “Start Swimming”, e eles revelam a intenção de lançar um novo álbum. Em novembro de 2008, foi anunciado no site oficial o lançamento do novo álbum, "April Rain", previsto para fevereiro de 2009. O segundo álbum não teve as mesmas participações de peso do album anterior, mas contou com alguns dos músicos presentes anteriormente. Marco Hietala (Nightwish e Tarot) e Guus Eikens (Orphanage) marcaram presença novamente. A partir desse álbum, saíram os singles "April Rain" e "Stay Forever".

Em pouco menos de um minuto a faixa-título de April Rain nos mostra algumas das muitas faces diferentes do DELAIN. E nesse ponto nós nem sequer ouvimos a cantora Charlotte Wessels ainda. "A faixa título do álbum é uma das canções do novo álbum que mais me orgulho ", afirma Martijn Westerholt, tecladista e também principal compositor do DELAIN. "Para mim, é o melhor exemplo para mostrar onde o DELAIN atual é versátil, e como nós nos tornamos uma banda."

Para Wessels, "O trabalho em 'Lucidity’ foi fantástico, mas era um pouco mais que um exercício de preenchimento, pois a maioria das músicas que já estavam prontas, e em ‘April Rain’ meu envolvimento era muito maior, o que soou para mim como se o álbum fosse o de estréia”.

Entre o final de 2009 e início de 2010, a formação da banda sofre algumas alterações. Primeiramente, Ronald Landa sai da banda e dá espaço para Ewout Pieters ocupar o lugar na guitarra. Logo após é anunciada a saída de Rob van der Loo, tendo o lugar ocupado por Otto Schimmelpenninck van der Oije (Detonation). Nessa mesma época, o DELAIN informa em seu site oficial que eles começaram a trabalhar no terceiro álbum.

Em 4 de outubro de 2010, também no site oficial, a banda anuncia a separação do guitarrista Ewout Pieters da banda e que está atualmente na procura de um novo guitarrista. O novo álbum terá um novo produtor musical, uma orquestra real, além de outras novidades. A previsão de lançamento do album é para janeiro/fevereiro do ano de 2011.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Delain"

Delain: confira o clipe de "Stardust"
Delain: lyric video da nova faixa "Your Body Is A Battleground"
Delain: participação de Marco Hietala em novo álbum
Delain: Alissa White-Gluz é convidada em novo álbum
Delain: divulgados capa e tracklist de "The Human Contradiction"
Delain: confira detalhes do novo álbum, "The Human Contradiction"
Delain: lançado o clipe de "Are You Done With Me"
Delain e Within Temptation: parceria confirmada em turnê de 2014
Delain: confira vídeos do show em São Paulo
Delain: show para um público fiel e apaixonado em São Paulo
Delain: vídeo convidando para tour na América do Sul
Delain: substituindo guitarrista Timo Somers
Delain: metal gótico com muitas orquestrações
Delain: assista o clipe de "We Are The Others"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre José Antonio Alves

Nascido em 02/07/1989, sou estudante de Informática e me aventuro nos caminhos do rock desde os treze anos. Comecei ouvindo os clássicos, Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead. Hoje ouço um leque variado de bandas dentro do Metal, sem radicalizações de estilo. Posso ser encontrado no twitter no @jose665.

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas