Em 16/05/2010 | Ronnie James Dio: a história do ícone do Heavy Metal

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Ronnie James Dio: a história do ícone do Heavy Metal


  | Comentários:

Publicado originalmente no Blog do Bahiana

O domingo, dia 16 de maio, amanheceu triste para as pessoas que curtem Rock e, principalmente, para os aficionados em Heavy Metal. Faleceu naquela manhã Ronnie James DIO, ex-vocalista dos grupos ELF, RAINBOW e “Black Sabbath; ”e que também tinha uma sólida carreira solo com o grupo que carregava o seu nome, “Dio”. Apesar de estar diagnosticado com câncer desde o final do mês de novembro de 2009, a notícia da morte de DIO pegou a todos os fãs de surpresa, já que todos esperavam que ele vencesse esta batalha.

Imagem
Ronald James Padavona nasceu em 1942, na cidade de Portsmouth, no estado de New Hampshire, nos EUA. Ele começou a carreira musical no final da década de 50, tocando em bandas de rockabilly, mas nenhuma chegou a obter sucesso. Em 1967 formou o THE ELETRIC ELVES, que mais tarde passou a ser chamado apenas de THE ELVES e, por último, apenas ELF. Foi com este grupo de Hard Rock que DIO começou a ganhar certa notoriedade no início da década de 70, abrindo shows para o DEEP PURPLE, o que mudou completamente a carreira do cantor.

Através destes shows, a qualidade vocal de DIO desperta a atenção de alguns integrantes do Purple. Em 74, o baixista Roger Glover o convida para cantar em seu álbum solo e, no mesmo ano, o guitarrista Ritchie Blackmore deixa o DEEP PURPLE e recruta alguns músicos do ELF, entre eles Ronnie James Dio, para formar o RITCHIE BLACKMORE'S RAINBOW, que após o lançamento do primeiro disco viria a se chamar apenas RAINBOW.

Imagem
O segundo disco, "Rising" (1976), é considerado um dos maiores clássicos da música pesada e influenciou a sonoridade de grande parte dos grupos de Heavy Metal das décadas seguintes, como IRON MAIDEN e HELLOWEEN. Este disco é considerado como o auge da parceria Blackmore/Dio, tendo como destaques os grandes riffs de guitarra, o som fortemente influenciado pela música clássica, as letras medievais e o poderoso e versátil vocal de DIO.

O RAINBOW ainda lançaria mais dois grandes discos, o ao vivo "On Stage", de 77 e "Long Live Rock`n`Roll", de 78, antes de DIO sair do grupo por divergir das novas direções comerciais que Ritchie Blackmore pretendia seguir.

O ano de 1979 reservaria a Ronnie James DIO um dos maiores desafios de sua carreia, substituir Ozzy Osbourne no BLACK SABBATH. Com o Sabbath, DIO colocou de vez o seu nome entre os maiores vocalistas de Heavy Metal, tornando-se um ícone e um dos personagens mais influentes e representativos do estilo. Também foi durante este período com o Sabbath que DIO tornou popular o tradicional gesto dos roqueiros e dos headbangers, a mão em forma de chifrinhos.

Ele não apenas substituiu um vocalista adorado e respeitado como Ozzy, como também renovou e modificou a sonoridade do grupo, como afirma o guitarrista Tony Iommi, no livro "The Story of Black Sabbath: Wheels of Confusion" (1996), escrito por Steven Rose: “Não foi só a forma de cantar, mas também a atitude. Ozzy era um grande showman, mas quando o DIO veio para o Black Sabbath, houve uma diferença de atitude, com uma voz diferente e uma diferente abordagem musical. DIO pode cantar sobre o riff, enquanto Ozzy segue o riff, como em 'Iron Man'. Dio veio e nos proporcionou outra forma de escrever as músicas”.

Imagem
Com o BLACK SABBATH, DIO gravou o clássico "Heaven and Hell", de 1980. Um álbum que chega próximo ao nível dos grandes discos gravados com Ozzy Osbourne e que é essencial em qualquer coleção. Foi um sucesso de vendas, alcançando a 9º posição na lista dos mais vendidos na Inglaterra e a 28º, nos EUA. Estas foram as melhores posições alcançadas por um disco do BLACK SABBATH desde "Sabotage", lançado em 75.

Ronnie James DIO chegou a lançar mais dois discos com o BLACK SABBATH: "Mob Rules" (1981) e "Live Evil" (1982). O primeiro foi bem recebido pelos fãs, mas foi duramente criticado pelos jornalistas da época, como pela revista Rolling Stone, que deu apenas uma estrela para o álbum. "Live Evil" é considerado o primeiro disco ao vivo lançado oficialmente pela banda e foi gravado durante a turnê do "Mob Rules".

O processo de mixagem deste disco ao vivo foi o principal motivo da saída de DIO do BLACK SABBATH. Houve várias divergências de DIO com Iommi e o baixista Geezer Butler com relação às fotos que ilustrariam o "Live Evil" e a própria mixagem do disco.

Imagem
Com isso, Ronnie James DIO deixa o BLACK SABBATH em novembro de 1982, junto com o baterista Vinny Appice, para formar sua própria banda, conhecida simplesmente como DIO. O grupo lançou grandes discos, como o clássico "Holy Diver" (1983), um dos principais álbuns da história do Heavy Metal. Depois deste, lançaram mais nove discos, sendo o último, "Master of the Moon", de 2004.

DIO ainda voltaria a se reunir com os companheiros de BLACK SABBATH mais duas vezes. A primeira em 1992, quando lançaram o disco "Dehumanizer", que não chega a ser um grande álbum, mas foi o que, comercialmente, proporcionou o maior número de vendagens da banda desde 1983, quando o BLACK SABBATH lançou o disco "Born Again", com Ian Gillan, ex-vocalista do DEEP PURPLE.

No final do ano de 92, DIO entrou em divergência novamente com Tony Iommi. Este queria fazer a abertura dos shows de Ozzy Osbourne em Costa Mesa, Califórnia, o que desagradou Dio, que abandonou o grupo por achar que o BLACK SABBATH não deveria realizar shows de abertura para nenhuma banda, muito menos para o ex-vocalista.

Como curiosidade, o BLACK SABBATH realizou os dois shows, substituindo DIO por Rob Halford, vocalista do JUDAS PRIEST. Na segunda apresentação, eles contaram com a participação de Ozzy Osbourne em quatro músicas, o que se tornou a primeira reunião do grupo desde 1985, no "Live Aid", quando tocaram um pequeno set list de músicas do BLACK SABBATH.

Imagem
Em 2006, a Rhino Records lança a coletânea "Black Sabbath: The Dio Years" e Ronnie James DIO, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice se reúnem para escrever e gravar três músicas inéditas para o disco. Felizes com os resultados obtidos com as vendagens do álbum e com o sucesso do single "The Devil Cried", Iommi e DIO decidem reunir o grupo para uma turnê mundial. Como a formação clássica do BLACK SABBATH estava na ativa, realizando alguns shows no Ozzfest e sendo incluída no "Rock`n`Roll Hall of Fame", os músicos decidem chamar o novo projeto de HEAVEN AND HELL.

Com este novo nome, o grupo lançou o disco "The Devil You Know" em abril de 2009. Em maio o HEAVEN AND HELL iniciou, em Bogotá, na Colômbia, a segunda turnê mundial, intitulada de "Bible Black Tour", que passou por quatro cidades do Brasil. Infelizmente, este disco acabou sendo o último registro de estúdio de DIO e a turnê um dos últimos momentos para se ver ao vivo um dos melhores vocalistas do mundo.

Imagem
Ronnie James DIO não era só um excelente e influente vocalista. Ele também era querido por todos no mundo da música. Basta visitar alguns sites especializados para ver declarações de diversos artistas, como: Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Bill Ward, Geezer Butler, Iron Maiden, Metallica, Ian Gillan, Slash, Rob Halford, Kiss, entre tantos outros.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Morte de Ronnie James Dio

Todas as matérias sobre "Morte de Ronnie James Dio"

Dio: diagnosticado com início de câncer no estômago
Dio: vocalista está comprometido a "matar o dragão"
Tony Iommi para Dio: "Melhore logo, meu velho amigo!"
Dio: frontman do Satyricon deseja melhoras a vocalista
Halford: "Mal posso esperar que Dio fique bem e volte!"
Dio: "espantado com tantas preces e desejos de melhora"
Ronnie James Dio: vocalista iniciou quimioterapia
Ronnie James Dio: vocalista agradece pelo apoio recebido
Dio: informações sobre atual estado de saúde de vocalista
Ozzy Osbourne: "Sinto ouvir que o Ronnie está com câncer!"
Ronnie James Dio: rotina pesada e tumores diminuindo
Dio: "O tumor principal diminuiu consideravelmente!"
Ronnie James Dio: "câncer, eu vou te cobrir de porrada!"
Ronnie James Dio: breve entrevista em vídeo com o vocalista
Heaven & Hell: "Ronnie não está bem o suficiente!"
Dio: "Ronnie não está bem, mas ele não morreu!"
Ronnie James Dio: vocalista morre aos 67 anos
Dio: carta aberta de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Dio: astros da música lamentam perda do vocalista
Blog "Coluna do Batalha": crônica sobre Ronnie James Dio
Ronnie James Dio: quando os heróis são imortais
Iron Maiden sobre Dio: "perdemos um talento insubstituível"
Ripper: "Um grande ser humano e o melhor cantor de rock!"
Queensryche: "Sem dúvida um dos maiores artistas do metal!"
Udo: "O mundo perdeu o maior vocalista do Rock 'n' Roll!"
Iommi: "Simplesmente não posso acreditar que ele se foi!"
Ozzy Osbourne no Twitter: "Descanse em paz, Ronnie!"
Download Festival: palco se chamará "Ronnie James Dio"
Dio: partida um ano após shows em SP, Rio e BH
Angra: "O dia mais triste da história do Rock e Metal!"
Paulo Baron: "Nos sentimos pequenos perto dos grandes!"
Shadowside: vocalista comenta perda de Ronnie James Dio
Joe Lynn Turner: "Perdemos muito mais que uma lenda!"
Sepultura: Andreas Kisser lamenta a morte do Dio
Dio: "Seu nome e seu trabalho incrível viverão para sempre"
Henry Rollins sobre Dio: "O mundo do metal está chocado"
Belladonna sobre Dio: "Realmente vou sentir falta dele!"
King Diamond sobre Dio: "com pesar no coração"
Dio: artistas brasileiros se despedem do vocalista
Lizzy Borden sobre Dio: "Nunca haverá outro como ele"
Brian May: "Dio representava a espada da bondade!"
Bywar: músicos lamentam morte de Ronnie James Dio
Dio: Governador do DF gostaria de decretar Luto Oficial
Dio: Dr.Sin presta homenagem em site oficial
Van Halen: homenagem a Dio com cover do Rainbow
Girlschool: "Descanse em paz Ronnie James Dio!"
Kiss: homenagem a Dio durante show disponível em vídeo
Dio: baixista do Deep Purple lamenta morte do amigo
Gafe: imagens de Ozzy para cobrir morte de Ronnie James Dio
Ronnie James Dio: morte do cantor movimenta o eBay
Dio: Mikael Akerfeldt, do Opeth, comenta sua morte
Delfos: mudança de logotipo em homenagem a Dio
Bloodforge: homenagem a Dio em sua página principal
Danko Jones sobre Dio: "Estou em choque, ele era o melhor"
Bruno Maia: "Não sei mensurar o quanto Dio foi importante!"
Dio: Tropa de Shock e Shaman falam sobre o cantor
Motorhead: Lemmy comenta a morte de Ronnie James Dio
Dio: Geezer Buttler relata seus últimos momentos
Dio: texto polêmico no blog do jornalista André Forastieri
Blaze: "obrigado, Ronnie, por seu maravilhoso trabalho"
Bob Daisley sobre Dio: "o mundo perdeu um grande homem"
Dio: Portal Rock Press publica homenagem de músicos
Blog Imprensa Rocker: "Semana Ronnie James Dio"
Metallica: tributo a Dio durante show em Lisboa
Ozzy Osbourne: "enviei mensagem de encorajamento a Dio"
Rob Halford: "A voz de Dio viverá para sempre"
Ronnie James Dio: A Voz Eterna do Rock n' Roll
Seventh Seal: em luto pela perda de Ronnie James Dio!
Tobias Sammet: "Ronnie James Dio, descanse em paz"
Hellish War: morte de Dio foi dolorosa como a de um parente
Dio: Manu Joker, do Uganga, lamenta morte de cantor
Circle II Circle: Bill Hudson fala sobre Ronnie James Dio
Slash: "todo rockstar deveria querer ser como Dio"
Chuck Billy: "Era humilde e a pessoa mais doce do mundo!"
Ian Gillan: "Dio era o homem mais gentil que já conhecemos"
Craig Goldy: homenagem a Ronnie James Dio em carta
Bill Ward: declaração sobre a passagem de Ronnie James Dio
Dio: homenagem nos EUA, doação para instituição
Jorn: "Dio sempre viverá em meu coração e minha música!"
Andre Matos: Dio, simples e humano, um monstro sagrado
Dio: igreja local quer impedir manifestação em sua memória
Scorpions: homenageando Ronnie James Dio em site e em show
Dio: missa em homenagem ao cantor em Porto Alegre
Herman Rarebell: "Ronnie James Dio nunca será esquecido"
Alex Skolnick: comentários sobre a morte de Dio
Bruce Dickinson: homenagem a Ronnie James Dio em programa
Yngwie Malmsteen: "Long Live Ronnie James Dio"
Jorn Lande: homenagem a Ronnie com o álbum "Dio"
One Of Them: grupo gaúcho fala sobre Ronnie James Dio
Dio: "Ronnie era um cara muito legal", diz Steve Vai
Primal Fear: dedicando canção a Ronnie James Dio em show
Steve Morse: "Ronnie James Dio foi um músico de verdade"
Jack Black: "Dio era meu vocalista de Heavy Metal favorito"
Ronnie James Dio: charge em jornal de Belo Horizonte
Kerry King: "Dio era um dos caras mais legais no ramo".
Shawn Drover: "perda absoluta ao saber que Ronnie se foi"
Dio: ouça última música gravada pelo vocalista
Rudy Sarzo sobre Dio: "sentirei falta do som de sua voz"
Arch Enemy: "A voz de Dio ecoará na eternidade!"
Metal Church: ex-vocalista fala sobre Ronnie James Dio
Doug Aldrich sobre Dio: "nós perdemos um Gigante"
Royal Hunt: Dio, grande artista, verdadeiro cavalheiro
Al Atkins: "o mundo perdeu um de seus melhores vocalistas"
Dio: fotógrafa Thais Azevedo agradece sua carreira a Ronnie
Billy Corgan: "Ronnie James Dio, que triste perda!"
Vinny Appice: "Ronnie James Dio era meu melhor amigo"
Goldy: "Dio me trouxe a um mundo onde sonhos se realizam!"
Doogie White: "Um grande homem perdeu sua vida"
Jon Oliva: "fizemos muita besteira, mas Dio cuidou de nós"
Impellitteri: "Ronnie James Dio, o maior cantor de metal!"
McKagan sobre Dio: devemos reverência a este grande homem
Rachel Bolan: Dio foi a voz da minha juventude
Obituary: "não há no Metal alguém que não deva algo a Dio"
Jon Schaffer: "Dio, uma pessoa sábia, gentil e especial"
Dio: "perda gigantesca, chifres a meio pau", diz Scott Ian
Ronnie James Dio: depoimento emocionante de Alex Skolnick
Redemption: "o mundo do Heavy Metal perdeu sua voz"
Korn: "Ronnie James Dio era um cara muito humilde e doce"
Simon Wright: "Dio era como um pai para mim", diz baterista
Uriah Heep: "Dio, um cavalheiro da mais elevada ordem"
Virgin Steele: "Dio, voz marcante e um grande talento"
Corey Taylor: "nunca haverá outro Ronnie James Dio"
Annihilator: "Ronnie James Dio possuía um talento único"
Triumph: "é uma tragédia ver Dio morrer tão cedo"
Gus G.: Ronnie James Dio foi um verdadeiro gigante do Rock
Byford, do Saxon: "a voz de Dio foi sempre poderosa e alta"
Krist Novoselic: "Dio era um gigante no mundo do Metal"
Dio: grupo anti-satânico explica manifestação em funeral
Exodus: o impacto de Dio sobre o guitarrista da banda
Rowan: privilegiado por ter feito parte da vida de Dio
Machine Head: "obrigado Dio, pelo que você fez pela música"
Dio: Graham Bonnet faz declaração em relação à morte de Dio
Blind Guardian: Marcus presta condolências à família de Dio
Rodrigo Cruz: "Dio, a humildade por trás do ídolo"
Trivium: vocalista recebeu dicas de Ronnie James Dio
Michael Anthony: "Dio, uma força propulsora no hard rock"
Dio: a influência do vocalista sobre o Onslaught
Over The Rainbow: membros prestam homenagem a Dio
Dio: banda catarinense Sabre presta sua homenagem
Alan Tecchio: O mundo fica mais sombrio com a morte de Dio
Jon Lord: "A voz de Dio era instrumento de beleza e poder!"
Doro Pesch: "Ronnie era uma incrível inspiração para mim"
Into Eternity: "Descanse em paz, Ronnie James Dio"
Dio: "não era ligado em Deus, mas era espiritualista"
Megadeth: Dave Mustaine relembra Ronnie James Dio
Ronnie James Dio: videos e fotos de cerimonial ao vocalista
Ronnie James Dio: homenagem no Metal Revolution
Manowar: banda lançará tributo a Ronnie James Dio
Dark Tranquillity sobre Dio: "você sempre foi um herói"
Doogie White: homenagem a Dio em show com Rata Blanca
Dio: fotos em alta qualidade do memorial público
Mike Inez: "Dio, um líder e um maravilhoso ser humano"
30 de Maio: dia de Ronnie James Dio em Los Angeles
Ronnie James Dio: Jorn Lande fala sobre tributo a Dio
Glenn Hughes: vídeo com mensagem para Ronnie James Dio
Régis Tadeu: Dio foi o "Frank Sinatra" do heavy metal
Andreas Kisser: "a morte de Dio chocou o mundo da música"
Ronnie James Dio: compre camiseta e faça doação
Ross The Boss: foi Dio quem o apresentou a Joey DeMaio
Ronnie James Dio: filmagem de último show do vocalista
Eddie Trunk: radialista fala sobre Ronnie James Dio
TNT: Tony Harnell presta homenagem a Ronnie James Dio
Tyketto: Dio, uma das pessoas mais queridas na música
Crimson Glory: Dio, fonte de um talento incomensurável
Darrel Roberts: "para mim, Dio iria durar para sempre"
Bob Mitchell: façamos uma despedida respeitosa para Dio
Neil Turbin: "Dio, general da realeza do rock!"
Y&T: a bondade de Dio para com os fãs era excepcional
W.O.A. 2010: noite de filmes em memória a Ronnie James Dio
Heaven & Hell: show tributo a Dio - Hughes e Lande no vocal
Anvil: vídeo homenagem a Ronnie James Dio em show
Dio: esposa critica projetos em "tributo" ao vocalista
Dio: vídeo promocional de tributo com Manowar é lançado
Dio: capa de "Magic - A tribute to Ronnie James Dio"
Dio: "Ronnie conhecia Joey DeMaio, eles não eram amigos"
Manowar: vocal diz que Dio foi "o primeiro deus do metal"
Fozzy: vídeo de homenagem a Ronnie James Dio em show
Manowar: vídeo de tributo ao Dio no festival Sonisphere
Loudness: em choque pela morte de Ronnie James Dio
Big Four: integrantes falam sobre Dio (vídeo em inglês)
Iron Maiden: Bruce Dickinson dedica música a Dio em show
Dio: músicos noruegueses fazem tributo ao vocalista
Ronnie James Dio: músicos farão homenagem em cruzeiro
Vinnie Paul: relembrando Dio, Pete Steele e Paul Gray
Watain: "Dio está agora realmente em um lugar melhor"
Jorn Lande: "Não estou me aproveitando da morte de Dio"
Glenn Hughes: cantor fala sobre show com Heaven and Hell
Dio: tributo por Doro, Rudi Pell, Doogie White e Kai Hansen
Tributo do Heaven & Hell: "vai ser uma sensação estranha"
Ronnie James Dio: tributo feito pelo Tenacious D
Dio: Geezer Butler fala sobre o show tributo ao vocalista
Heaven & Hell: até Phil Anselmo cantou em tributo a Dio
Dio: álbum e show em tributo ao vocalista, diz Glenn Hughes
Dio: conteúdo do Kit "Stand Up and Shout Cancer Fund"
Sebastian Bach: vídeo de tributo a Ronnie James Dio
Iron Maiden: homenagem a Dio no festival Sziget
Geezer: grande parte da minha vida se foi com Ronnie
Tim "Ripper" Owens: cover do Sabbath em homenagem a Dio
Ronnie James Dio: local onde estão os seus restos mortais
Jorn Lande: eternamente honrado e grato por tributo ao Dio
Vinny Appice: "Ronnie não sabia que estava doente"
Geezer Butler: morte de Dio poderia ter sido evitada
Vivian Campbell: "Morte de Dio apenas me cutucou!"
Dio: relato de um fã que o conheceu pessoalmente
Ronnie James Dio: um ano atrás, morria um pequeno gigante
Em 16/05/2010: Ronnie James Dio morre, vítima de câncer
Dio: antigos membros do Black Sabbath lembram sua morte
Dio: esposa responde acusações de faturar com sua morte
Tony Iommi: relembrando Ronnie James Dio no facebook
Blaze Bayley: vocalista cita Dio como sua maior influência
Dio: relembrado quando completam dois anos de sua morte
Ronnie James Dio: Glenn Hughes visita túmulo
Dio: mensagem de Wendy sobre três anos do falecimento da lenda


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Morte de Ronnie James Dio"
Todas as matérias sobre "Dio"

Corey Taylor: "o legado de Ronnie James Dio nunca terá fim"
Dio - Quem fez mágica ou pisou na bola no novo tributo
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Dio: álbum tributo chega ao Top 20 dos EUA
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Corey Taylor: Dio tinha um misto de virtuosidade e alma
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Dio: estimativa de vendas para o tributo "This Is Your Life"
Dio: qual foi sua melhor banda? Os rockstars respondem
Dio: veja ilustração da faixa do Metallica em tributo
Dio: Corey Taylor comenta sua versão de "Rainbow In The Dark"
Vinny Appice: Sabbath de Dio e Ozzy tem a mesma força musical
Dio: "Ele foi o Pavarotti do Metal", afirma Jack Black
Ronnie James Dio: Ouça "Rainbow In The Dark" com Corey Taylor
Dio: Wendy fala sobre álbum e fundação beneficente

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Flavio Bahiana

Flavio Bahiana é jornalista. Também é colaborador do site valepunk.com e é editor do blog: flaviobahiana.blogspot.com. Nasceu no ano de 1982, no Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Começou a ouvir rock por causa dos Raimundos e cresceu ouvindo punk rock. Considera os Ramones como os melhores de todos os tempos. Hoje ouve quase todas as vertentes do rock, além de gostar de outros estilos também, como blues e reggae.

Mais matérias de Flavio Bahiana no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas