Matérias Mais Lidas


Jesus And Mary Chain

Postado em 06 de abril de 2006

Biografia originalmente publicada no site Dying Days

Por Alexandre Luzardo

Logo que o Jesus And Mary Chain lançou seus primeiros singles na Inglaterra em 1985 parecia que a banda iria tomar o mundo de assalto, tamanho foi o impacto e a repercussão de sua sonoridade revolucionária. Muitos jornalistas diziam na época que o JAMC seria o "novo Sex Pistols", o que acabou não se confirmando (em termos de popularidade). Com o passar dos anos, a banda ficava cada vez mais restrita ao circuito da música alternativa, onde eram cultuados e considerados geniais por uma geração inteira de bandas novas mas a verdade é que o JAMC jamais se tornou um conhecido do grande público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A espinha dorsal do grupo sempre foi os irmãos William e Jim Reid (na verdade, os únicos remanescentes durante toda a trajetória do grupo), que nasceram em Glasgow na Escócia e passaram a juventude ouvindo Velvet Underground, Ronettes, Beach Boys e Sex Pistols.

Depois de alguns anos tocando juntos e escrevendo músicas sem nenhuma pretensão, o projeto se torna sério quase que por acidente. Tocavam com eles Douglas Hart no baixo e o baterista Murray Dalglish, logo em seguida substituido por Bobby Gillespie (que mais tarde formaria o Primal Scream). E foi Bobby Gillespie quem passou uma fita demo do grupo para o empresário Alan McGee, que na época estava começando uma nova gravadora, a Creation Records (que mais tarde se tornou uma das mais influentes do Reino Unido). O entusiasmo de Alan McGee pela fita demo foi tão grande que o Jesus And Mary Chain se tornou uma das primeiras apostas do recém criado selo Creation. Ainda em 1984 foi lançado o single de "Upside Down". Foi uma estréia sensacional, que começava a mostrar os segredos do grupo, o resgate e a mistura de excelentes e irresistíveis melodias ao estilo Beach Boys, o ar soturno do Velvet Undergound e uma "parede" de guitarras distorcidas e barulhentas, além da atitude punk rock. Hoje em dia, isso pode até não ser nada novo, mas para a época foi de fato revolucionário, e uma enormidade de bandas surgidas a partir do final dos anos 80 foram refletiam a influência do JAMC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O fato é que o single de "Upside Down" foi recebido com rasgados elogios da crítica e vendeu muito mais do que qualquer um poderia esperar. Depois do single também começaram os primeiros shows por cidades importantes do Reino Unido, inclusive uma série de shows incendiários em Londres. As primeiras apresentações do Mary Chain na capital britânica eram recheados de incidentes, depois de horas de atraso, ao subir ao palco (normalmente mostrando um indisfarçável consumo de álcool), a banda dava às costas ao público, virando-se para os amplificadores. Depois de 15 minutos de barulheira poderiam ser reconhecidos alguns acordes da música que eles estavam tocando (normalmente "Jesus Fuck", uma das favoritas da época). Muitas vezes acontecia a maior pancadaria no público e ao invés de acabar com um "bis", as primeiras apresentações do Mary Chain acabavam com a chegada da polícia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A recém fundada Creation logo se tornou pequena demais para a banda, que acabou assinando com uma subsidiária da Warner na Inglaterra, chamada Blanco Y Negro, onde foram lançados os singles "Never Understand", "You Trip Me Up" e "Just Like Honey". Todos fizeram um moderado sucesso, embora nenhum deles tenha vendido tanto quando "Upside Down", os novos lançamentos apenas aumentaram o prestígio do grupo. Misturando elementos tradicionais do pop com as guitarras do rock de garagem dos anos 70, não foram poucos a dizer que o Jesus and Mary Chain tinha "reinventado o punk rock". No fim de 1985 foi lançado o LP Psychocandy", que continha todos os singles, e mais algumas músicas da mesma qualidade. Definitivamente um clássico!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas não foi um disco de grande sucesso comercial, infelizmente. "Psychocandy" acabou não entrando nem entre os 30 mais vendidos na Inglaterra e foi praticamente ignorado nos Estados Unidos. Algum tempo depois, Gillespie deixa a banda, que fica um tempo parada. O Mary Chain só reaparece em 1987 com o lançamento de "Darklands". O novo disco dispensava um pouco o barulho, enfatizando mais as melodias em arranjos mais limpos e uso de bateria eletrônica. A repercussão do disco foi bastante curiosa. Enquanto que os críticos consideraram "Darklands" um trabalho bem inferior a "Psychocandy" (a verdade é que o Mary Chain jamais iria igualar a aclamação recebida pelo seu primeiro álbum), o disco foi o de maior de sua carreira, atingindo o 5º lugar da parada britânica, principalmente graças ao single "April Skies", igualmente o maior hit da carreira do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Mesmo com tão pouco tempo de carreira, o JAMC já possuía, em 1988, sobras de estúdio, lados B, raridades suficientes para uma coletânea. E foi assim que surgiu "Barbed Wire Kisses", disco obrigatório para quem acompanha a carreira do Mary Chain. Entre as músicas deste álbum, destaca-se um cover/paródia de "Surfin' USA" do Beach Boys, influência decisiva no som dos irmãos Reid.

No ano seguinte foi lançado "Automatic", terceiro álbum do grupo. John Moore, o baterista que havia substituido Bob Gillespie nos shows ao vivo da banda, praticamente não participou das gravações do álbum, com a banda optando mais uma vez pela bateria eletrônica. Dessa vez, até algumas linhas de baixo eram provenientes de sintetizadores, o que foi considerado uma estratégia da banda para ter mais receptividade nos Estados Unidos (o que não aconteceu). A produção de "Automatic" ficou a cargo do então iniciante Alan Moulder (que mais tarde trabalharia com grandes nomes como U2, Smashing Pumpkins). Mas mesmo tendo boas músicas, como "Head On" (música que o Pixies gravou cover em 1992, no disco "Trompe Le Monde") e "Sidewalking", e o bom trabalho de Moulder, "Automatic" traz as limitações inerentes ao uso das baterias eletrônicas e sintetizadores. O disco foi recebido com frieza pela crítica e público ingleses e mais uma vez passou completamente despercibido pelos Estados Unidos. Enquanto o Primal Scream, do ex-baterista Bobby Gillespie se tornava ídolo da noite para o dia, o Jesus And Mary Chain passava a ser considerado uma banda ultrapassada pela exigente imprensa britânica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas as coisas melhoram em 1992, com o álbum "Honey's Dead", um disco comparativamente mais equilibrado do que que "Automatic". "Honey's Dead", também produzido por Alan Moulder, trazia o Mary Chain com uma formação revigorada, contando com um novo baterista, Steve Monti (que tocava também na banda Curve), embora o baixista Douglas Hart já não pertencesse mais ao grupo. O baixista passa a ser Ben Lurie que já havia tocado no Mary Chain como segundo guitarrista em algumas turnês.

"Reverence", o primeiro single tirado de "Honey's Dead", é a segunda música da carreira do JAMC a alcançar o Top 10 britânico (embora isso em deva em parte a polêmica letra: "I wanna die like Jesus Christ, I wanna die like JFK"). Nessa época a banda participa de grandes turnês, ao lado de My Bloody Valentine, Dinosaur Jr. e Blur na Inglaterra e como uma das atrações da primeira edição do festival Lollapalooza nos Estados Unidos. A turnê nos EUA finalmente resulta em algum interesse do público americano pelo Jesus and Mary Chain. Naquela época o rock alternativo tinha grande destaque na mídia e cruzava definitivamente às fronteiras do underground. Eram incontáveis as bandas e artistas que citavam o JAMC como uma banda importante e influente. Mesmo no Brasil, onde a MTV estava apenas começando e ainda dava grande destaque ao rock alternativo, o Jesus and Mary Chain era bastante citado e o videoclip de "Reverence" tinha rotação garantida. Foi a primeira vez que o Jesus and Mary Chain conquistava algum espaço de destaque fora do Reino Unido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No ano seguinte, surge "The Sound of Speed", a segunda coletânea de raridades e sobras de estúdio, esta cobre o período entre 1989 e 1992 (entre os álbuns "Automatic" e "Honey's Dead").

O próximo álbum inédito é o surpreendente "Stoned and Dethroned", de 1994. Bem mais suave que os anteriores, quase acústico, "Stoned and Dethroned" tinha como destaque a participação da vocalista Hope Sandoval (da banda Mazzy Star) na bela balada "Sometimes Always". Essa música faz um grande sucesso nos EUA, levando o Mary Chain às posições intermediárias da parada da Billboard (feito inédito na carreira do grupo). Mas na Inglaterra, "Stoned and Dethroned" acabou passando meio despercebido e a banda acabou sendo dispensada da gravadora Blanco y Negro (que garantia a distribuição da Warner nos EUA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

O single de despedida pela Blanco y Negro foi da barulhenta e amarga "I Hate Rock 'N' Roll", que, nos Estados Unidos acabou lançado como a terceira coletânea de raridades do Mary Chain, também chamado "I Hate Rock 'N' Roll". Entenda a confusão: a coletânea "The Sound of Speed" foi lançada somente na Inglaterra e, três anos depois é lançado, somente nos Estados Unidos, "I Hate Rock 'N' Roll", que contém material da coletânea inglesa com mais algumas faixas inéditas. A culpada do disparate é a gravadora American Recordings (antiga Def American) que obteve o contrato da banda que estava pendente junto ao Warner americana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O imbróglio das gravadoras continuou para o próximo álbum inédito. No Reino Unido, a banda volta as origens assinando com a Creation. Nos Estados Unidos, o próximo álbum seria lançado pela SubPop e no restante do mundo (inclusive no Brasil) o disco seria distribuído pela Sony Music, que mantém contrato de distribuição com a Creation (exceto nos EUA).

O próximo disco, que viria a ser a despedida do grupo, surge em 1998, "Munki". É talvez o álbum mais eclético do Mary Chain, com músicas que relembram vários momentos da sua carreira. Até um novo dueto com Hope Sandoval está presente, mas desta vez, o disco não faz muito sucesso nas paradas (em parte devido a fragilidade da divulgação da SubPop nos EUA). "Munki" ironicamente começa com a música com "I Love Rock 'N' Roll" e fecha com "I Hate Rock 'N' Roll". De certa forma, essa ironia resume a relação do Jesus and Mary Chain com a mídia, eles que foram idolatrados/ignorados ao longo de sua carreira, jamais atingindo o tamanho que todos previam que pudesse atingir quando do lançamento de "Psychocandy".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No dia 12 de Setembro de 1998, durante um show lotado no House of Blues em Los Angeles, os irmãos Reid têm uma briga séria e pode-se dizer que naquele momento acontece o fim da banda. O JAMC ainda continuou a cumprir os shows agendados daquela turnê sem a presença de William Reid nos Estados Unidos e Japão. Depois da turnê o Jesus and Mary Chain encerrou as atividades, embora o anúncio oficial do fim da banda só tenha surgido em Outubro de 1999.

Hoje em dia William Reid ainda atua na música, usando os nomes Lazycame, William, Ravenscraeg and CNYK. Jim Reid e Ben Lurie formaram uma nova banda, chamada Freeheat.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS