Elton John

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Elton John


  | Comentários:

Por Daniel Alexandre Sarti

Aclamado pelo publico por mais de 30 anos, Elton John é uma das figuras mais populares da musica mundial. Seu repertorio consiste em rocks básicos e baladas, porém ao longo dos anos de carreira, Elton sempre mistourou o pop/rock em essência com R&B, folk, musica progressiva, fazendo uma salada musical. Muitos criticos consideram o rock que Elton John faz como um "rock extravagante" porque Elton ao longo de sua carreira não seguiu a mesma linha que seguem artistas como David Bowie e Mick Jagger por exemplo.

Nascido no subúrbio de Londres em 1947, seu nome verdadeiro é Reginald Dwight, filho de um trompetista e de uma enfermeira. Os pais logo perceberam o interesse de Reginald pelo piano que eles tinham em casa, e logo o colocaram em aulas do instrumento. Tendo uma formação clássica Reginald passou a cultivar interesse por musica clássica até que sua mãe trouxe para casa discos de Elvis Presley e Little Richard, o que foi o estopim para que Reginald se interessase por rock and roll.

Em 1960, Reginald cria sua primeira banda, chamada "The Corvettes", na qual era o tecladista. Mais tarde, em 1962 forma sua primeira banda séria, a banda de R&B "Bluesology". Essa banda se profissionalizou em 1965 depois de lançar um compacto com uma musica chamada "Come Back Baby" e com a entrada do cantor Long John Baldry.

Reginald não aprova os rumos que a banda estava tomando então passa a procurar por novas bandas chegando até mesmo a ser recusado pelo King Crimson.

Em 1967 porém uma nota de jornal da gravadora Liberty Records procurando por novos compositores chama sua atenção. Chega a fazer o teste mas não consegue passar pelo fato de conseguir apenas criar a musica e não a letra. O dono do selo mostra a Reginald letras de um jovem letrista conhecido como Bernie Taupin. Ele então passa a trabalhar nessas letras e, decidido a mudar tudo, assume o nome de Elton John. Ele chegou a esse nome artístico pegando o nome de dois integrantes do Bluesology: o saxofonista Elton Dean e o cantor Long John Baldry.

Elton e Bernie se conhecem e se tornam amigos dando inicio a uma das mais famosas parcerias musicais da história ao lado de Lennon/McCartney e Jagger/Richards. Elton John lança seu primeiro single "Lady Samantha" que fracassa nas vendagens até que a cantora Lulu regrava essa canção tornando a dupla Elton John/Bernie Taupin conhecida. Mas ainda mão era o pontapé inicial de que precisavam.

Em 1969, Elton lança seu primeiro album, "Empty Sky", apenas na Inglaterra (seria lançado nos EUA apenas em 1975) vendendo muito pouco.

Elton não desiste e em 1970 parte para os EUA para tentar o sucesso. Nesse mesmo ano lança seu segundo album "Elton John". Nesse album está a primeira música de sucesso do cantor, "Your Song" que vai para o Top 10 nos EUA. Elton John faz seu primeiro concerto no clube Troubadour nos EUA com apoio dos músicos Nigel Olsson (Bateria) e Dee Murray (baixo). O segundo álbum também emplaca, indo para o Top 10 da Billboard e chegando a ocupar a posição no qual estava o album "All Things Must Pass" de George Harrison. Este envia uma carta dando os parabéns a Elton pelo sucesso. John Lennon também elogia o trabalho de Elton quando diz que ele era a primeira novidade musical desde que os Beatles tinham surgido.

Em 1970 lançou um album gravado numa rádio em Nova Iorque chamado "17-11-70".

Em 1971 parte para a Inglaterra para fazer shows por lá, lança o album country-rock "Tumbleweed Connection", compõe músicas para a trilha sonora do filme "Friends" e se torna cada vez mais conhecido no cenário musical.

Em 1972 lança o album "Madman Across the Water" com os sucessos "Levon" e "Tiny Dancer" e o album "Honky Chateau" com sucessos como o R&B de Nova Orleans "Honk Cat" e o pop-psicodélico "Rocket Man" (que se tornou uma das músicas mais famosas sobre o espaço ao lado de Space Oddity de David Bowie). Ainda em 1972 lançou o hit "Crocodile Rock" (uma homengem de Elton ao rock dos anos 50). A partir de "Honky Chateau", Elton John alcançou um feito que apenas artistas como Elvis Presley e os Beatles tinham conseguido: lançar 7 albums consecutivos em 1º lugar nas paradas americanas.

No inicio de 1973 lança o album "Don't Shoot Me, I'm Only the Piano Player" no qual lançou outro sucesso, a música "Daniel" que fala sobre um combatente da Guerra do Vietnã que se exila na Espanha.

Mas o grande disco de Elton John que até hoje é considerado um dos discos mais famosos do rock britanico seria o "Goodbye Yellow Brick Road", lançado no fim de 73, o qual ficou em primeiro lugar nas paradas por 2 meses consecutivos. Nesse disco estão clássicos como a faixa título, "Bennie and the Jets" (seu famoso Glam-Rock), "Candle in The Wind" (considerada talvez sua melhor balada), "Funeral for a Friend / Love Lies Bliending" (um rock progessivo fantástico digno de Pink Floyd), "Saturday Night Alright For Fighting" (Um bom Hard-Rock) e "Jamaica Jerk-Off" (a unico experimento de Elton com reggae na sua carreira).

A partir daí Elton começa a mudar seu visual passando a usar em seus shows roupas extravagantes, ocúlos enormes, chapéus ridículos. Seus shows passam a ter lotação esgotada chegando a um ponto em que um de seus shows ter todos os seus ingressos vendidos em 40 minutos. Elton atinge o auge da fama se tornando a figura mais importante do rock dos anos 70.

1974 foi seu ano consagrador. Lança o album "Caribou" (menos criativo que o "Goodbye Yellow Brick Road" mas com boa vendagem) e "Greatest Hits", que também chegou ao 1º lugar. Ainda naquele ano, John Lennon convida Elton para tocar teclado e fazer vocais na música "Wheatever Gets You Trought the Night" e fazem uma aposta: se a música atingisse o 1º lugar, Lennon iria fazer uma canja no show que Elton ia fazer no Madison Square Garden em Nova Iorque naquele ano. A música vai ao topo e Lennon toca com Elton no show no dia de Ação de Graças. Os dois tocam a música da aposta, o classico dos Beatles "Lucy in the Sky with Diamonds" (que Elton havia regravado junto com John Lennon) e outra dos Beatles, a música "I Saw Her Standing There". Depois do show Lennon e Yoko que estavam separados voltam e Elton se torna padrinho do filho deles, Sean Lennon.

Em 1975, Elton lança o disco-biográfico, "Captain Fantastic and the Brown Dirty Cowboy" com o sucesso "Someone Saved My Life Tonight", o single "Philadelphia Freedom", participa da opera-rock "Tommy" e ainda o album "Rock of the Westies", culminando num histórico show no Dodger Stadium em Los Angeles no mesmo ano.

Nesta época Elton começa a consumir drogas e álcool em excesso chegando ao ponto de tentar se suicidar. Além disso Elton sempre escondera do público e da imprensa sua preferência sexual. Em 1976 após lançar o album gravado ao vivo "Here and There" Elton revela na revista Rolling Stone sua homossexualidade, um choque para o público. Ainda no mesmo ano lançou o album "Blue Moves".

Elton se torna presidente de um time de futebol ao mesmo tempo em que, exausto, diminui o rítmo de shows. Em 1977 lança apenas uma coletânea com alguns sucessos seus e em 1978 o album "A Single Man", que apesar de vender bem não consegue o mesmo êxito de seus antecessores.

Em 1979 lança um trabalho voltado à disco music, "Victim of Love", que se torna seu maior fiasco comerical.

Ainda no final da década toma uma decisão bombástica: decide interromper a parceria com Bernie Taupin, retomando com algumas músicas em 1980 quando lança o album "21 and 33" que recupera o carisma de Elton John quando naquele ano toca para 400.000 pessoas no Central Park em Nova Iorque no show de maior público de sua carreira. No mesmo ano perde o amigo John Lennon (morto em frente a seu apartamento em Nova Iorque).

Em 1981 lança um bom album , o "The Fox", e em 1982 "Jum Up!", com a balada "Blue Eyes" e "Empty Garden" (uma homenagem feita por Elton ao amigo John Lennon).

É em 1983 que Elton volta à forma com o album "Too Low for Zero", com sucessos como os pop/rock "I'm Still Standing", "Kiss the Bridge" e a balada "I Guess That I They Call if the Blues".

Em 1984 lota o Wembley Stadium e lança o album "Breaking Hearts" com ótimas músicas como o rock "Restless", "Sad Songs" e "Passengers". Ainda no mesmo ano gera surpresa quando declara que vai se casar com uma mulher que trabalhava como engenheira de som. O casamento foi um fracasso e durou apenas dois meses.

Em 1985 particia do Live Aid junto com artistas como Paul McCartney e Sting. Ainda nesse ano lança o album"Ice on Fire" com o hit "Nikita" (uma música que retrata a condição da população da Europa Oriental na epoca da URSS, que aliás foi o país no qual Elton se tornou o primeiro ocidental a tocar em 1979).

Em 1986 lança um album pouco prestigiado chamado "Leather Jackets".

Em 1987 toca com sua banda de apoio e ainda a orquestra de Melbourne num dos seus melhores shows qua foi para o album "Live with the Melbourne Symphony Orchestra".

Em 1988 é alvo de noticias quando é acusado de abusar de menores. Depois é descoberto que tudo não passava de noticia sensacionalista do tablóide "The Sun". No mesmo ano lança o album "Reg Strikes Back", no qual abandona de vez as roupas extravagantes e lança o boogie-rock de sucesso "I Don't Wanna Go on you Like That".

Em 1989, debilitado pelas drogas, quase morre. Só não morre graças a um jovem de 18 anos, vítima de AIDS, que pede para ver o cantor. Elton visita o garoto, que no final morre vitima da doença. Elton toca no funeral do jovem com seu piano, ao mesmo tempo que toma uma decisão: decide ir para uma clínica para se livrar das drogas.

Ainda em 1990 lança a balada "You Gotta Love Someone", toca junto com Eric Clapton e o Dire Straits em um concerto beneficiente e ainda tem seu hit "Sacrifice" rodando pelo mundo com sucesso. Recuperado das drogas volta com força total com o album "The One", que contém a participação de Eric Clapton na música "Simple Life", e inicia uma turnê mundial que dura um ano.

Em 1994, entra para o Rock and Roll Hall of Fame e lança a trilha sonora do filme da Disney "O Rei Leão", que garantiu a Elton um Grammy e um Oscar em 1995. Ainda em 95 lança um album, "Made In England", uma espécie de nova homenagem de Elton ao amigo John Lennon com hits como o pop/rock "Made In England" e "Please".

Ainda na década de 90 Elton fundou a Elton John AIDS Fundation com o objtivo de conseguir fundos para o combate à doença.

Em 1997 lança o album "The Big Picture" com músicas boas como "Something about the Way you Look Tonight" que atinge o topo das paradas.

Em 1997 Elton sofre duas perdas fortes: a morte do amigo Gianni Versace e da Pricesa Diana, para quem Elton junto com Bernie Taupin fizeram uma nova versão da música "Candle in the Wind" produzida por George Martin e que se tornou o single mais vendido da história.

Em 2000 lança um novo album ao vivo com participações especiais e em 2001 volta às suas origens com o album "Songs from the West Coast" no qual mostra sua fase dos anos 70 hoje.

No ano de 2003 Elton mostra o rock "Are You Read for Love", uma versão eletronica.

Em mais de 35 anos de carreira Elton John viveu alegrias, tristezas, mas mesmo assim continua em pé, como diz a sua música "I'm Still Standing".

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Elton John"

Elton John: Fortaleza recebeu o maior e melhor show da turnê
Elton e McCartney: como seria diálogo sobre show em Fortaleza
Elton John: A primeira apresentação do artista em Goiânia
Elton John: show no Rio com pequenas variações no setlist
Guns N' Roses e Elton John: Multishow negocia exibir shows
Elton John: confira o provável setlist dos shows no Brasil
Elton John: confira o serviço do show em Fortaleza
Elton John: informações sobre os shows no Brasil
Elton John: crítica a política russa anti-gay em Moscow
Astros do rock: os pedidos de desculpas mais "notórios"
Elton John: shows em Fortaleza, Goiânia, Rio e Salvador em 2014

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas