Por Allan Jones
O Damn Yankees surgiu em 1989, um projeto idealizado por dois astros do rock n’roll setentista, Tommy Shawn, que foi guitarrista do lendário Styx e o não menos famoso Ted Nugent. Os dois começaram a compor juntos, visando aproveitar o bom momento que vivia o rock americano e lançar alguns hits, faturar um pouquinho. Para melhorar ainda mais a coisa, convidaram para tocar baixo, Jack Blades, o mesmo que liderava a máquina de fazer dinheiro chamada Night Ranger, Ele não só tocou o baixo, como deu uma ajudinha com os vocais também. As baquetas ficaram a cargo de um novato: Michael Cartelonne. Não foi muito difícil arranjar um contrato, pois as gravadoras disputaram o quarteto. A banda assinou com A Warner music que apostou todas suas fichas no projeto.
O álbum “Damn Yankees” saiu em 1990, e de cara, conseguiu uma boa posição na Billboard. A União dos astros estava dando o que falar. O primeiro single foi “Coming of Age”, uma excelente canção hard rock, mas o destaque do álbum ficou para a balada “High Enough” que conseguiu colocar a banda em terceiro nos charts. Os shows quase sempre tinham sua lotação esgotada, e a performance da banda era arrasadora. O Damn Yankees era bem mais pesado que o Styx, Night Ranger e a carreira de Ted Nugent solo.
Após um bem sucedido disco de estréia, a banda entrou em estúdio para mais um lançamento. “Don’t Tread” saiu em agosto de 92, e mesmo não conseguindo um grande impacto como seu antecessor, foi direto para a 22ª posição nos charts. Era uma época de transição. O grunge estava invadindo as rádios e as gravadoras estavam mudando seu direcionamento. Isso desanimou os integrantes e fez com que em 1993 encerrassem precocemente sua carreira.
O quarteto se dividiu. Cada um foi para um lado, talvez pensando em retornar com suas bandas de origem. O até então desconhecido Michael Cartellone recebeu um convite para integrar o reformulado Lynird Skynird. A Warner ainda lançou uma coletânea batizada de “The Essencials”. Para quem não teve a oportunidade de conhecer a banda, é uma boa pedida.
Todas as matérias da seção Biografias
Todas as matérias sobre Damn Yankees
Esta seção traz biografias e informações sobre bandas e artistas de Rock e Metal. Contribuições para esta seção são muito bem-vindas. Para envio de novas biografias (mesmo caso já exista uma outra biografia da banda ou artista em questão) clique no link COLABORAR na barra superior do site.
Todas as matérias da seção BiografiasClique aqui para mais notícias e matérias sobre 'Damn Yankees'.
Hall Of Shame
As melhores músicas ruins da história do Metal
Os mais feios
Gene Simmons, Lemmy Kilmister, Alex Van Halen...
Curiosidades
Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos
Doors
Perguntas e respostas e curiosidades diversas
Led Zeppelin
“Stairway To Heaven” vale cerca de 572 milhões de dólares?
Thrash Metal
Dez novas promessas, incluindo uma brasileira
Eric Clapton
Dando a si próprio menos créditos do que merece
No alto do castelo
Entenda as diferenças entre os diferentes estilos de rock e metal