James Brown

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

James Brown


  | Comentários:

James Brown foi um dos grandes responsáveis pela valorização do ritmo sobre a melodia na música pop (valorização de baixo e bateria que culminariam com a música dance e techno atuais). Sua música hormonal, baseada em vocalizações de gospel, e seus shows cheios de energia foram influência direta ou indireta de praticamente todos os estilos que se seguiram. Participou decisivamente da criação do soul e mais tarde do funk. Sua influência no rock moderno é inegável.

Nascido de uma família miserável do sul dos Estados Unidos, ainda na adolescência foi preso por assalto. Sua fiança foi paga pelo cantor Bobby Byrd, com quem montou a banda de blues The Flames no início dos anos 50. O destaque de Brown sobre os outros membros logo faria a mudar de nome para James Brown and the Famous Flames. Em meio à explosão do rock and roll no início dos anos 50 a banda gravou alguns singles sem grandes destaques. Pouco antes de ser despedido pela gravadora, em 1958 James Brown conseguiu emplacar um hit em primeiro lugar nas paradas, Try Me. O primeiro álbum de sucesso seria Live At The Apollo de 1963 (bancado pelo próprio Brown, pois álbuns ao vivo eram raros na época e ninguém achava que algo assim valesse os custos).

Com uma nova gravadora que não o prendia artisticamente (depois de um ano sem poder lançar nada em virtude de um contrato anterior com sua primeira gravadora) Brown pode, a partir de meados da década de 60, investir em seu próprio estilo musical. Finalmente saiu das paradas de r&b para se consolidar na preferência de brancos e negros (e se tornar um representante e militante pelos direitos dos negros, liderando o movimento Black Pride, orgulho negro, e criando músicas como Say It Loud, I'm Black And I'm Proud). Além de músico excelente Brown foi um grande empresário, conseguindo sempre se manter em evidência.

Com o surgimento da dance music (ironicamente influenciada por ele mesmo) James Brown começou a perder espaço. Ao mesmo tempo passava por problemas sérios com a justiça americana por não declarar corretamente sua renda. Seguiu-se assim um longo período de ausência de Brown nos estúdios ou apresentações ao vivo.

Os samples de suas músicas usados no rap dos anos 80 porém trouxe de novo à luz o seu nome, o que permitiu sua volta triunfal em 1986 (no single Unity, gravado com o DJ Afrika Bambaataa).

Em 1989 novamente Brown teve problemas com a justiça. Acusado pela ex-mulher de agressão e com a prisão decretada Brown se envolveu em uma perseguição de carros com a polícia (James estava armado com um revólver e ameaçou pessoas). Foi condenado a seis anos de prisão e libertado em condicional após cumprir dois anos. Desde então não tem gravado ou se apresentado.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "James Brown"

James Brown: Jagger produzirá filme sobre ídolo do funk
Nasce James Brown
Jagger e Little Richard lamentam morte de Brown
Quiet Riot: lamentos pela morte de James Brown
Falece James Brown. o pai da Soul Music
James Brown
James Brown recebe alta após cirurgia
James Brown operará câncer de próstata
James Brown nega acusação de agressão e é solto
James Brown é preso nos EUA sob acusação de agressão
James Brown é nomeado Secretário do Soul por Colin Powell

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas