Matérias Mais Lidas


Rodrigo Simas: A coleção do webmaster da Dave Matthews Band

Por Ricardo Seelig
Postado em 23 de outubro de 2005

Nesta edição a sessão Collector´s Room vai falar sobre Rodrigo Simas, webmaster do site oficial da Dave Matthews Band no Brasil. Além de grande fã da DMB, Rodrigo já colaborou, e ainda colabora, com diversos sites e publicações sobre música em todo o Brasil, inclusive o Whiplash. A entrevista ficou bem interessante, e mostra que, na hora de curtir música, manter a cabeça aberta é essencial.

Whiplash.Net - Antes de começar, gostaria que você falasse um pouco de você.

Tenho 26 anos, moro no Rio, sou designer, e música é um "hobby profissional na minha vida. Trabalhei cinco anos em uma loja de rock e heavy metal, já escrevi para algumas revistas, faço produção de eventos e shows e há quase cinco anos mantenho o site brasileiro oficial da Dave Matthews Band.

Dave Matthews Band - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash.Net - Bem, a Dave Matthews Band não é exatamente popular no Brasil. Conte pra gente como você conheceu a banda e quando surgiu essa paixão pelo grupo?

Conheci a DMB no Free Jazz em 1998, quando fui assistir o Ben Harper e logo depois era a Dave Matthews Band. Resolvi prestar atenção no show e virei fã.

Whiplash.Net - E, como todo fã, quanto mais você conhecia a banda, mais material procurava. Quando você começou a levar realmente a sério essa coisa de colecionador?

Em 2000 eu comecei a me aprofundar no mundo da DMB. Eu já tinha todos os CDs lançados e gostava demais das músicas, mas existe uma comunidade gigantesca que trabalha em prol da banda na internet, e entrando nesse meio eu descobri um novo universo, e várias idéias limitadas que eu tinha em relação à música foram mudando de acordo com o que eu ia descobrindo. Como a DMB "funcionava" era algo totalmente inovador para mim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash.Net - Quantos álbuns no geral você tem, e quantos da Dave Matthews Band?

Tenho 1.700 CDs, uns 200 DVDs e poucos vinis (uns 50, guardei só raridades). Especificamente da DMB tenho 102 CDs e 14 DVDs, isso falando apenas dos itens originais, sem contar CD-Rs.

Whiplash.Net - Além dos CDs, vinis e DVDs, quais outros materiais relativos ao grupo você possui em sua coleção ?

Material de merchandise em geral. Camisas (principalmente as das turnês), pôsteres, bonés, coisas de fã como palhetas, baquetas, autógrafos, fotos com a banda. Além disso coleciono os shows, já que a DMB nunca faz o mesmo set list, e em cada show o repertório pode mudar até 100% de uma noite para a outra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash.Net - Qual foi o primeiro álbum que você comprou?

Foram dois: "Seventh Son Of A Seventh Son" do Iron Maiden e "Rust In Peace" do Megadeth. Da DMB foi o "Before These Crowded Streets", meu preferido até hoje.

Whiplash.Net - Qual o item mais valioso da sua coleção?

Tenho vinis pictures raros do Helloween (desdo o EP "Helloween" até os "Keepers" – inclusive vinis dos singles). A DMB não tem o costume de lançar edições raras/limitadas ou coisas do tipo, então no caso tenho alguns CDs autografados por todos os membros, o que é uma coisa dificílima, visto que é uma banda bastante inacessível. Mas, acho que se tivesse que botar preços, o mais valioso item da DMB seria o set list do show do Rock In Rio 3, escrito à mão pelo próprio Dave Matthews.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash.Net - Quantos álbuns em média você compra por mês?

Eu compro de dez a quinze. Mas ganho alguma coisa (muitos eu repasso) para resenhas e coisas do tipo.

Whiplash.Net - Como você guarda e conserva a sua coleção?

Mandei fazer uma estante especial para guardar os CDs e DVDs (com som e tudo mais). Os CDs ficam em nove gavetas, todos plastificados e em ordem alfabética e de lançamento.

Whiplash.Net - Como você comentou, a Dave Matthews possui uma característica de mudar quase que totalmente o repertório de um show para o outro, fazendo que praticamente nenhuma apresentação seja igual a outra. Aliado a isso, o grupo libera as gravações para os fãs quase que no dia seguinte aos shows. Como funciona isso?

Existem pessoas que gravam os shows (os tapers – fãs que compram o equipamento necessário para gravar e tem autorização da banda para isso), e eles mesmos mixam e distribuem os shows pela comunidade por todos os programas de download conhecidos. Como a banda libera a gravação, a qualidade delas é muitas vezes perfeita, parecendo um CD oficial. Além disso, pela política de gravação autorizada, nenhum fã pode vender essas gravações, então você encontra praticamente todos os shows, de todas as turnês da DMB, na internet, de graça, e com gravações beirando a perfeição. Isso tudo às vezes no dia seguinte ao show. Quer coisa melhor ?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Whiplash.Net - Realmente fantástico. Imagino que você deve possuir um acervo impressionante destes bootlegs, não?

Gravados eu tenho mais de 500 CD-Rs. Em arquivo, ainda (eles são geralmente distribuídos em SHN ou FLAC, para não perderem a qualidade, coisa que em MP3 aconteceria) não gravados, devo ter mais uns cinquenta shows (sendo a maioria deles CDs triplos – os shows da DMB duram quase três horas sempre).

Whiplash.Net - Mesmo a banda sendo gigante nos Estados Unidos, com os seus últimos quatro CDs de estúdio tendo alcançado o primeiro lugar na parada da Billboard, aqui no Brasil o grupo, apesar de ter uma legião fiel de fãs, nunca estourou. Além disso ouvi um papo de que os álbuns da DMB não sairão mais em versões nacionais, dificultando ainda mais o acesso ao trabalho da banda. Porque você acha que o grupo nunca aconteceu por aqui?

A DMB fez o seu sucesso nos EUA porque excursiona compulsivamente por lá (esse ano, por exemplo, eles foram campeões de bilheteria, na frente de gigantes como Bruce Springsteen e U2), e eles são uma banda ao vivo basicamente. As duas vezes em que conseguiram tocar aqui (no Free Jazz em 98 e no Rock In Rio em 2003), seu público duplicou. Faltam shows deles por aqui. Eles não fazem uma música rotulável e não se enquadram na maioria das definições impostas pelo mercado, então dificilmente a MTV ou alguma rádio toca DMB, o que dificulta muito a divulgação. Quanto aos CDs, realmente a banda acabou com o contrato internacional que tinha com a RCA (continuam sendo deles na América do Norte) e até o momento ainda não fecharam com nenhuma outra gravadora no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash.Net - Rodrigo, diz aí o que você tem ouvido ultimamente e quais bandas você destacaria.

Nevermore e System Of A Down, em termos de heavy metal, são as duas bandas que estou mais ouvindo hoje em dia. Outras mais "diferentes" que merecem destaque são o Muse e o The Mars Volta. Ben Harper, Peter Gabriel e Sting são constantes também. Os últimos CDs do Moska, do Lenine, do Pedro Luís com o Ney Matogrosso, o último do Milton Nascimento e da Maria Bethânia são referências de lançamentos mais recentes.

Whiplash.Net - Pra você, quais são os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Pergunta muito difícil. Vou responder, mas com certeza depois de dez minutos já vou querer mudar. Sem ordem específica: "Before These Crowded Streets" da Dave Matthews Band, "Seventh Son Of A Seventh Son" do Iron Maiden, "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band" dos Beatles, "Metropolis Part 2 – Scenes From A Memory" do Dream Theater, "Selling England By The Pound" do Genesis, "Heavy Horses" do Jethro Tull, "Jazz" do Queen, "Houses Of The Holy" do Led Zeppelin, "Permanent Waves" do Rush e "Construção" do Chico Buarque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash.Net - Qual o item mais estranho da sua coleção?

Não sei se é estranho, mas eu tenho todos os set lists de todos os shows da DMB em que estive presente. Os set lists impressos, usados no palco mesmo. Todos plastificados. É legal porque, como rola essa história de eles não repetirem os sets, fica guardado como lembrança de cada show específico que eu fui, que foi diferente dos outros. Também tenho as credenciais guardadas.

Whiplash.Net - Que CD as pessoas ficariam surpresas em saber que você possui?

Outra difícil. Eu ouço de tudo, de MPB a black metal. Não tenho nada de sertanejo, nem funk, nem axé, então provavelmente se você encontrasse um CD do Zezé de Camargo aqui ia ser estranho. Mas, de resto, não lembro de nada que realmente interessante. É engraçado porque às vezes chega um amigo meu que gosta de metal e vê meus CDs e pergunta "porra, tu tem isso aqui ?", olhando para algum CD do Caetano. Já com meus amigos que gostam de MPB ou outros estilos "não-metal" acontece o inverso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Whiplash.Net - Qual o item que você tem mais ciúmes, aquele CD que você tem um carinho especial e não venderia de jeito nenhum?

Da DMB, todos.

Whiplash.Net - Tem algum item que você procura, procura, mas mesmo assim ainda falta na sua coleção?

No caso da DMB, nenhum. Pode ter algum show especial que eu queira, mas seria só pesquisar que facilmente acharia na internet. Estou agora bastante interessado nos DVDs "não-oficiais" da DMB que estão sendo espalhados na internet da mesma maneira que os shows. É só baixar e queimar, já com menu e tudo mais. Já tenho uns vinte DVDs desse tipo, mas não é muito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash.Net - Qual item deu mais trabalho para conseguir?

Os itens mais raros da Dave Matthews Band são uns CDs chamados "Warehouse 5", que são os CDs distribuídos pelo fã clube oficial americano. Nesses CDs eles botam cinco músicas ao vivo de shows variados. Desde 2000 eles distribuem esses CDs, e para tê-los originais você tem que ser cadastrado. Eu sou, mas entrei só em 2002, então ter todos os CDs não é muito fácil, já que não são vendidos e cada fã cadastrado ganha apenas um.

Whiplash.Net - Conta aí alguma história estranha ou interessante que esta sua paixão pela DMB já fez você passar.

Vou há três anos seguidos para alguns shows da banda nos EUA. Como acabei ficando amigo dos integrantes, sempre fico no backstage antes e depois dos shows, então histórias sobre o grupo não faltam. Mas uma me orgulha MUITO. No primeiro show da série que eu fui em 2004, em Atlanta, antes de "When The World Ends", Dave Matthews dedicou uma música para "mim". Ele disse "this song goes to DMB Brasil, that´s on the house... " ou alguma coisa parecida (ele fala meio confuso às vezes !!!). Tenho gravado inclusive.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash.Net - Como surgiu a idéia de criar o DMBrasil, com certeza o mais completo site sobre o grupo na língua portuguesa e um dos mais completos do mundo, e como ele funciona?

Surgiu com a própria banda e com a equipe, no Rock In Rio 3. Eles apoiaram a idéia e no meio de 2001 surgiu a DMBrasil. Eu já tinha vontade de fazer, mas depois que conheci pessoalmente os caras e tive total apoio na idéia, foi só arregaçar as mangas.

Como aconteceu o seu contato com a banda durante o Rock in Rio de 2001?

Eu me cadastrei para fazer testes pra ser tradutor deles, mas na época das entrevistas eu estava viajando em Floripa, e perdi. Eles também já tinham uma tradutora "oficial", que trabalhou com eles no Free Jazz, em 98, e eles gostavam muito dela. Como eu já tinha um contato com o pessoal da produção e também era muito amigo de uma brasileira (que mora nos EUA), que veio com a equipe da banda para os shows no Brasil, foi fácil encontrar com todos os membros da DMB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash.Net - Bem Rodrigo, obrigado pela entrevista, e este espaço fica livre para você.

Para quem não conhece, e principalmente quem já é fã da Dave Matthews Band, vale acessar a DMBrasil (www.dmbrasil.net), site brasileiro oficial. Lá, nós disponibilizamos um show completo a cada quinze dias (inclusive com capa para impressão), e temos várias sessões onde é possível encontrar todo tipo de informação sobre a DMB. Também temos um fórum de discussão e a sessão "Agenda", onde divulgamos os eventos e shows de bandas covers espalhadas por todo o Brasil. Dia 27 de outubro, na Lapa (no Estrela da Lapa – RJ), estaremos comemorando cinco anos da DMBrasil com a banda cover carioca Three Steps. Acessem a sessão "Agenda" e saibam todos os detalhes. Obrigado pelo espaço, e pelo convite !

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Collectors Room

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Airton Diniz: A coleção do editor chefe da Roadie Crew


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS