John Entwistle - Perdi meu pai musical

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

John Entwistle - Perdi meu pai musical


  | Comentários:

A gente ouve o nome e o trabalho de tantos músicos durante nossa vida que, muitas vezes, esquece de um ou outro. Quando vem à baila seu nome, só aí nos lembramos dele e do que ele fez. Há uma seleta lista, entretanto, que nunca nos esquecemos. São aqueles que nos marcam e que nos motivam. São nossos ídolos e nossas influências. São nossos, digamos assim, “Pais Musicais”.

Imagem
Eu perdi meu Pai Musical ao saber hoje de manhã, ouvindo o noticiário, que o baixista do The Who morreu num quarto de hotel, aos 57 anos. O passamento de John Alec Entwistle me bateu tão forte quanto o de John Lennon – curioso ambos terem o mesmo nome... – e bem mais dolorido que o de qualquer outro grande nome do rock. Se a morte de Lennon me arrasou pela maneira que aconteceu, brutalmente assassinado a tiros por um fã, na entrada de seu prédio, num momento em que retomava sua carreira, a de John Entwistle me abateu pelo simples fato de ter sido ele, e não Pete Townshend ou Roger Daltrey. Tudo indica que infartado, às vésperas de uma nova turnê. Modo estranho de um músico morrer; é como se Garrincha morresse no vestiário, no aquecimento antes de um jogo, ou Laurence Olivier no último ensaio de “Rei Lear”. Às vezes nós pensamos que nossos ídolos vão viver para sempre, para que possamos tê-los sempre como âncora e referência. A realidade, porém, nunca dá margens à ilusão. Eles se vão, como todos nós, e só temos o direito a nos lastimar.

John figurava, ao lado de Jack Bruce e Chris Squire, na minha santíssima trindade do rock. Muito embora eu tivesse alguns tantos ídolos e influências, no rock ninguém me falava mais ao coração que esse trio. Sua figura impassível no canto do palco com um Fender Precision era tão forte no meu imaginário que, ao receber um baixo desse modelo, encomendado a um luthier, imediatamente batizei-o de Johnny, para homenagear o músico que me fez ver a importância que aquelas quatro cordas tinham na massa sonora de uma banda.

Está por aí, para quem quiser constatar, os registros de sua participação nos três maiores festivais de rock da virada dos 60 para os 70: Monterrey, Wight e Woodstock. O grupo no auge e, lá do lado esquerdo, sólido e quieto como um boi, o baixista que conseguia segurar a barra de acompanhar os egos de Pete, Keith e Roger.

John era The Face; era Doctor Jimmy e Mr. Jim. Ele era Boris The Spider e era The Ox. Um colecionador de baixos elétricos com profunda paixão por seu instrumento. Foi ele quem mostrou ao mundo que existia o violão baixo, no caso um modelo Ernie Ball gigantesco e meio desengonçado. Foi John Entwistle quem gravou o primeiro solo de baixo em um disco de rock, “My Generation”. Foi ele, também, que apresentou ao mundo um novo conceito em tocar baixo, com uma técnica e agilidade impensadas até então. O baixo elétrico só sofrera uma revolução assim com James Jameson (Motown) e só haveria outra igual com Jaco Pastorius.

Agora eu sou um órfão musical. Vou rever mais uma vez o The Who na Ilha de Wight e ouvir um de seus discos solo, “Too Late The Hero”. Não faz a dor passar, mas sempre vale a pena.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Who"

Alice Cooper: O álbum que retrata a fase dos excessos alcoólicos
John Entwistle: Disco solo é obscuro e claustrofóbico
Wilko Johnson e Roger Daltrey: veja capa de álbum da dupla
Roger Daltrey: cantor anuncia line up de festival beneficente
The Who: banda deve gravar novo álbum em 2014
The Who: Daltrey lançará disco com guitarrista do Dr. Feelgood
The Who: Um trabalho exótico, diferente e inteligente
Astros do rock: os pedidos de desculpas mais "notórios"
Drogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros
Rock Stars: como se pareceriam alguns se não tivessem morrido
The Who: Townshend diz que banda vai tocar no Brasil
The Who: está chegando mais uma turnê de despedida?
Andre Matos: confira ópera-rock Tommy (The Who) na íntegra
Sunflower Jam: Dickinson cantando Who, Deep Purple e Thin Lizzy
Andre Matos: revivendo Tommy em Ópera Rock em SP

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Raul Branco

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Raul Branco no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas