A este "mundo maravilhoso"

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

A este "mundo maravilhoso"


  | Comentários:

Hoje, 08 de Dezembro de 2004, o dia acabou no momento em que os olhos se abriram. Visitar as revistas de rock pelo mundo tornou-se um duro pesadelo. Não, ninguém estava a chorar os vinte e quatro anos da morte de John Lennon. Ao contrário, a fossa do passado reavivou-se na cena do fã que executa seu ídolo.

Imagem
Imagem
Imagem
A notícia da morte de Darrell Abbott, o “Dimebag”, guitarrista do Damageplan, e ex-PanterA, atingiu em cheio milhões de pessoas ao redor do mundo. Os disparos precisos contra a cabeça do músico e também em direção ao público e a outros membros de sua banda ricochetearam milhas de distância e levaram a nocaute meros leitores, espectadores espantados digitando milhares de endereços WEB em busca de maiores informações sobre o inaceitável.

Mark Chapman, o monstro de cerca de duas décadas e meia atrás, ganhava nova forma e disposição na pessoa de Nathan Gale, jovem de vinte e cinco anos, ex-integrante da marinha norte-americana, que decidiu tentar outro papel na vida que não o de figurante. Ele subiu ao palco logo nos primeiros segundos da apresentação do Damageplan e derrubou um dos guitarristas mais influentes e saudados dos anos noventa com quatro ou cinco tiros a queima-roupa.

Detentor de um estilo distinto, de timbres fortíssimos, e harmônicos inimagináveis, Dimebag contribuiu para diferentes concepções acerca da música pesada, a maneira de tocá-la, e as suas possibilidades. Influenciou toda uma geração levando seus objetivos à extremidade da prática e constituindo, após uma fase hard rock inicial, um dos mais convincentes e brutais conjuntos de metal da história, o PanterA, ao lado de Rex Brown (baixo), Phil Anselmo (vocais), e de seu irmão Vinnie Paul (Vince Abbott - bateria).

Há cerca de um ano abandonou sua bem-sucedida investida devido a excessivo desgaste na relação do conjunto e, especialmente, sérios conflitos com o vocalista. Imediatamente, e em família, o esqueleto de um novo projeto surgia. Os Abbott criavam o New Found Power, posteriormente mudando de nome para Damageplan, e concretizando a formação com Bob Zilla (baixo) e Patrick Lachman (Diesel Machine – Halford).

Apesar de certo sucesso, o álbum de estréia, que levou o antigo nome proposto para o grupo, não rendeu o desejado. Vendeu pouco perto dos lançamentos anteriores em que se envolveram os irmãos e mostrou que havia muito o que melhorar e, o principal, que a sombra do PanterA não os deixaria.

Segundo alguns relatos de testemunhas, os motivos que levaram Gale ao crime tinham estreita conexão à separação e às subseqüentes brigas com o polêmico Phil Anselmo.

O assassinato de Dimebag Darrell, quaisquer sejam as razões, marca a ferro quente o corpo do rock. Destrói um grupo, despedaça sentimentos e faz-me perguntar durante horas: “o que esperar da raça humana? Algo mais?”

Quando um indivíduo sobe num palco para assassinar o artista que idolatra, perdemos a referência, o ponto de apoio. A coisa só piora e devemos seriamente nos questionar quem é o verdadeiro doente nisso tudo quando a dor da morte é praticamente ignorada pela maior rede de televisão de um país.

Além de reportagem evasiva, a Globo levou ao seu jornal de fim-de-noite um discurso calcado no famoso e dominante “falso moralismo”. A vítima virou responsável pela própria morte, pelo simples fato de existir e dedicar seu tempo a tocar um instrumento. A monstruosidade torna-se justificável no dizer popular de “violência gera violência”. Como se a agressividade da música dissesse da relação fãs-ídolos. Ora, Arnaldo Jabor & cia, há vinte e quatro anos atrás John Lennon sofria ataque similar “tocando a suave ‘Imagine’”, desejando um mundo melhor. Onde Mark Chapman, o assassino do eterno Beatle, haveria sido afetado por aquilo que você chama de “barulho”? Na pancadaria de dedos contra um teclado? Assim sendo, que tal imaginar os surtos que fãs de Wagner e Beethoven deveriam ter vendo então violinos debulhados por execuções maestrais de suas composições?

Tudo o que eu precisava neste momento era não saber. E é talvez este um dos grandes problemas deste “maravilhoso mundo”. Estamos cansados de saber. Informação, conhecimento, todos essas glórias de seres racionais que se comportam de maneira consideravelmente mais animal que a maioria das espécies que já exterminou ou ainda pretende findar.

Ser humano... este maldito “humano” que nos diferencia e faz com que imaginemos alguma superioridade em relação aos outros seres pela racionalidade, pelo simples pensar. De que vale isto frente a uma arma, dois aviões colidindo com prédios? Para que? Por quê?

Quanto mais tentamos explicar, mais criamos seres que primam por tentar alcançar a genialidade de outros em tempos passados, ou seja, batalham arduamente para se tornarem inexplicáveis. Esta é a maior semelhança entre Chapman, Gale, e esta quantidade de “maníacos” - como acostumamo-nos a chamar – por aí na atualidade. Neste sentido, aproximam-se, em seus próprios tempos, e por vias trágicas, das características de grandes gênios, incompreendidos e odiados por seus contemporâneos.

O que posso chamar de factualmente genial é, longe de toda essa racionalidade, a obra do alienado. Afinal, a coisa mais incompreensível é como alguém pode dissertar sobre um “mundo maravilhoso”. Louis Armstrong sim é um gênio delirante, absoluto. Que este mestre divida conosco, pobres hiperconscientizados pós-modernistas, a habilidade de se alienar, criando uma auto-proteção capaz de afastar-nos das terríveis realidades diárias, ou do simples fato de existirmos, ou como bem alerta a ambígua expressão, de “corrermos risco de vida” por estarmos simplesmente vivos.

Amanhã é outro dia, a ruína de sentimentos, o despedaçado ser (supostamente humano) deve responder à sua sociedade (supostamente racional), trabalhando, estudando, se relacionando, como se nada houvesse acontecido.

Não é com resigno, porém, que passo por esse dia. Além deste escrito, construí um pequeno memorial a Dimebag Darrell, com vários músicos amigos, convidados neste e em outros artigos que escrevi, expressando seus sentimentos sobre a tragédia de Columbus – http://www.imhotepzine.com/readers/no3.html. Vou embora ouvindo aquele que considero o melhor ao vivo de todos os tempos: “Official Live – 101 Proof” do PanterA. E tentando alcançar Louis Armstrong e esquecer, por instantes, as duras palavras de Ernest Becker em “A Negação da Morte”:

“O que devemos pensar de uma criação na qual a atividade rotineira consiste em organismos despedaçarem os outros com dentes de todos os tipos – mordendo, triturando a carne, e talos de plantas, e ossos entre os molares, empurrando avidamente a pasta goela abaixo, incorporando sua essência à própria organização e depois evacuando o resíduo com mau cheiro e gases? Cada um tentando incorporar outros que lhe sirvam de alimento. Os mosquitos inchando-se de sangue, os gusanos, as abelhas assassinas atacando com fúria e demonismo, tubarões continuando a estraçalhar e engolir enquanto suas próprias entranhas estão sendo arrancadas – para não falar na mutilação e no massacre diário em acidentes ‘naturais’ de todos os tipos: um terremoto enterra vivos setenta mil corpos no Peru, forma-se uma pirâmide de mais de cinqüenta mil carros velhos por ano só nos Estados Unidos, um maremoto leva mais de duzentas e cinqüenta mil pessoas no Oceano Índico. A criação é um aterrorizante e grandioso espetáculo que se passa num planeta que vem sendo ensopado, durante centenas de milhões de anos, no sangue de todas as suas criaturas. A conclusão mais equilibrada a que poderíamos chegar sobre o que realmente vem acontecendo no planeta há cerca de três bilhões de anos é que ele está sendo transformado numa imensa vala de adubo.”

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Morte de Dimebag Darrell

Todas as matérias sobre "Morte de Dimebag Darrell"

Metal: estilo musical ou semeador da violência?
Metal mortal ou ignorância descomunal?
O Heavy Metal e a panela de pressão
Dimebag Darrel é assassinado a tiros durante show
Informações sobre o assassino de Dimebag
Damageplan: Globo explora negativamente morte de Darrell
Aquiles Priester comenta morte de Dimebag
Ozzy 'chocado' com assassinato de Darrell
Assassino de Dimebag seria paranóico
Leia alguns dos depoimentos sobre Darrell
Lars Ulrich comenta a morte de Darrel
Funeral de Darrell será cerimônia privada
Depoimento sobre morte de Darrell em áudio
Sebatian Bach homenageia Dimebag Darrel
Darrell será enterrado em um caixão do KISS
Phil Anselmo comenta morte de Dimebag
Anselmo não foi ao enterro de Dimebag
Jornal americano desclassifica Dimebag
Phil Anselmo: 'Não tive chance de dizer adeus do modo certo'
Tecladista do Deep Purple lembra Darrell
Don Dokken comenta a morte de Dimebag
Anthrax: Scott Ian comenta sobre armas e Dimebag Darrell
Buckethead: Ouça homenagem do guitarrista a Dimebag
Tony Iommi comenta morte de Dimebag
Capdown ironiza morte de Dimebag
Roadies comentam assassinato de Dimebag
Roupas em tributo a Dimebag Darrell
Mãe do assassino de Dimebag fala na TV
Rock e Violência: Músicos discutem a ligação entre os dois temas
Black Label Society grava videoclipe tributo a Dimebag
Clipe do Black Label Society presta homenagem a Dimebag
Canção nova do Nickelback tem solo inédito de Dimebag
Vinnie Paul comenta videoclipe em homenagem a Dimebag
Ouça tributo de bandas italianas para Dimebag Darrell
Banda de Country grava tributo a Dimebag Darrell Abbott
Tributo a Dimebag reúne grandes nomes do Metal nacional
Phil Anselmo fala sobre Dimebag Darrell
Família de Dimebag processará casa de shows
Bandas evitam local onde Dimebag morreu
Fã de Dimebag Darrell se encrenca na escola
Megatributo a Dimebag será realizado nos EUA
Projeto inacabado de Dimebag sai em abril
Oficial que matou assassino de Dimebag louvado
Álbum póstumo de Dimebag Darrell chega em maio
Assista trailer de tributo a Dimebag Darrel
Blaze presta homenagem a Dimebag e Cobain
Vinnie Paul - Pelo legado de Dimebag Darrell
Chuck, Dimebag: homenagem em muro no Canadá
Morte de Dimebag não será tema de reencenação
Zakk Wylde: sempre nos lembraremos de Dimebag
Vinnie Paul: orgulho de Dimebag Darrel
Dimebag: mensagem do além em anúncio de série britânica
Vinnie: "Dimebag gostaria do Rebel Meets Rebel"
Machine Head falará sobre Dimebag Darrell
Black Label Society: a falta que faz Dimebag.
Dimebag: Vítimas de tiroteio são relembradas
Fãs processam clube pela morte de Dimebag
Ozzy e Frehley no "Dimebag Art Tribute"
Livro detalha a morte de Dimebag Darrell
Dimebag: rompimento do Pantera não foi a causa
Tim "Ripper" Owens fala sobre Dimebag Darrell
Dimebag: fotos do show-tributo no NAMM
Explicações do autor de livro sobre Dimebag
Single do Nickelback em homenagem a Dimebag
"Livro não é uma biografia sobre Dimebag"
Dimebag Darrell na Calçada da Fama do Rock
Machine Head: "Dimebag não era humano"
Kiss: Ace leiloa guitarra em tributo a Dimebag
Meldrum presta homenagem ao vivo a Dimebag
Philip Anselmo: "Houve apenas um Dimebag"
Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico
Vinnie Paul: "Dimebag estaria orgulhoso de nós"
Vinnie Paul sobre Dimebag: "a melhor química"
"Anselmo, o rei da mentira", diz namorada de Dime
Em 08/12/2004: Dimebag Darrel é assassinado durante show
Vinnie Paul diz que Dimebag está com ele no HellYeah
"Phil Anselmo é um canalha", diz ex de Dimebag
Livro sobre assassinato de Dimebag está online
Pantera: namorada de Dimebag fala mais sobre Anselmo
Tim Ripper Owens participa de tributo a Dimebag
Ouça tributo a Dimebag com "Ripper" Owens e Ellefson
God Forbid: título de CD veio da morte de Dimebag
Músicos se juntam em tributo a Dimebag Darrell
Phil Anselmo: drogas, Dimebag e relação de Pantera e Slayer
Vinnie Paul: lucrando indevidamente com legado de Dimebag?
Quando shows dão errado: 25 apresentações desastrosas
Charges: Maurício Ricardo fala sobre Jabor, Dimebag, emos
Pantera: mãe do assassino de Dimebag em programa de TV
Kisser: "Dimebag, um gigante que não vai ser esquecido"
Dimebag: Rodrigo Y Gabriela dedicam música ao guitarrista
Down: "por que não culpar o cara que matou Dimebag?"
Simmons: "Mandei o último caixão do Kiss para Dimebag!"
Dimebag Darrell: pintura retratando morte será leiloada
Zakk Wylde: cover do Pantera para tributo a Dimebag
Dimebag Darrell: confira faixas de tributo ao guitarrista
Dimebag Darrell: revista lança CD em tributo ao guitarrista
Machine Head: homenagem para Dimebag Darrell
Dimebag Darrell: ouça prévia de todos os covers do tributo
Unearth: música do pantera em tributo a Dimebag Darrell
Pantera: Anselmo fala sobre Dimebag Darrell
Anselmo sobre Dimebag: "A cada ano fica mais difícil"
Phil Anselmo: "Nunca mais conhecerei alguém como Dimebag"
Mustaine: comparando "stagedivers" com assassino de Dimebag
Dimebag Darrell: guitarra de Van Halen num caixão do Kiss
Philip Anselmo: "nunca houve um guitarrista como Dimebag"
Dave Grohl: "Dimebag era o cara mais legal do mundo!"
Vinnie Paul: inspiração do espirito e energia de Dimebag
Dimebag Darrell: vídeo do tributo com convidados no Kansas
Robb Flynn: a morte de Dimebag e o comportamento da Internet


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Associação Livre
Todas as matérias sobre "Morte de Dimebag Darrell"
Todas as matérias sobre "Damageplan"
Todas as matérias sobre "Pantera"

Pantera: Anselmo fala do foco na gravação do "Far Beyond Driven"
Cobain: músicos do Korn, Judas, Pantera e AIC falam sobre legado
Dimebag Darrel: uma década do seu último registro de estúdio
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Pantera: remaster de Far Beyond Driven tem boas vendas iniciais
Phil Anselmo: comentando cover que o Pantera fez do Black Sabbath
Vinnie Paul: é hora de esquecer reunião e seguir em frente
Phil Anselmo: um animal enjaulado na turnê do Far Beyond Driven
Pantera: a edição de aniversário de "Far Beyond Driven"
Phil Anselmo: vídeo inusitado em homenagem a Dave Brockie do GWAR
HellYeah: banda lança duas faixas do novo álbum
Pantera: edição especial e curiosidades do "Far Beyond Driven"
Phil Anselmo: como um animal acuado em "Far Beyond Driven"
Vinnie Paul: "imitação é a maior forma de elogio"
Alice In Chains: banda comove Phil Anselmo com serenata

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas